quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Neste 13 de dezembro salve Luiz! Salve Santa Luzia! Salve os amantes da arte e da cultura do sertão! Salve os amantes de todos os cantos e modos de amar! Salve as crianças!

 


Eita! Joaquim, o tempo da memória fica tão misturado que a gente até esquece desse acontecimento tão importante, em especial para nós nordestinos e amantes da arte e da cultura. Por outro lado, também foi o dia em que Irene e este que escreve nos casamos na Igreja Católica em uma cerimônia que não podia deixar de ser simples, mas com um toque diferente na celebração e na festa pós o ato litúrgico na igreja, realizada no salão paroquial com danças circulares e uma apresentação de Minho San Liver o qual cantou voz e violão, tendo cantado também na celebração, o que foi inédito para ele,  mas o que nos garantiu um clima mais simples, diminuindo o peso da  "formalidade" caracteristica. 

 
Também tivemos a ótima presença do celebrante, o Padre José Soares e padrinho do meu filho Raoni com Irene. O texto biblico principal para a celebração foi o cântico dos cânticos, preferido,  tanto por mim, como por Irene e por tantos casais ao longo da história. 

Também cantamos na celebração, eu e Irene, a bela canção "Companheira"  dos manos Zé Vicente e Babi Fonteles, ambos do Ceará e como você, infuenciado pelo saudoso mestre Luiz Gonzaga, o qual também teve uma de suas canções cantadas por Minho San Liver, embora este tenha destaque aqui em Sergipe no universo do rock romântico. 

E assim ficamos muito felizes, desse nosso casamento no "católico" ter acontecido no dia de Santa Luzia e no dia do nascimento do inesquecivel Rei do Baião, memória que deve sempre ser lembrada e reavivada em nós, como faz você.

Zezito de Oliveira

A autoria das fotos acima é de Marco Vieira



https://www.youtube.com/watch?v=QekrUbsOHYU


https://www.youtube.com/watch?v=lOjnWrdly54


https://www.youtube.com/watch?v=oNLYQgUOVOM


https://www.youtube.com/watch?v=Yb4Ku7q9rIE


Apelo a seu LUIZ GONZAGA. 
Chico Rodrigues

13 de dezembro!
Seria uma excelente data para celebrar!
Contudo, vamos festejar, mesmo diante de tanta desvalorização!
Cachês com valores reduzidos, enquanto outros ritmos são contratados por valores elevados!
A única coisa que me faz admirar esse ritmo tão subestimado é ter nascido aqui!
No nordeste de Gonzaga e tantos outros responsáveis por essa cultura forte!
Somos músicos que clamam e aguardam por um reconhecimento!
Poderíamos ter instrumentos superiores e uma forma distinta de cantar e tocar!
Não ser rotulados apenas como "forrozinho", quando esse termo é usado para depreciar!
Aquilo que fazemos com maestria e paixão não tem nenhum valor comercial!
Aí, seu Gonzaga, aí de cima o senhor está observando que seus discípulos não fogem da batalha?
Se o senhor, de alguma forma, tiver contato com alguém deste plano espiritual, peço que interceda por nós!
Viva Luiz Gonzaga!



Companheira
Música da autoria de  Babi Fonteles, interpretado originalmente por Zé Vicente e Babi . Um dos momentos mais fortes da celebração do meu casamento com Irene Caiapó Txucarramae no dia 13 de dezembro de 2013. Interpretada por mim e por ela como parte da liturgia. As vozes nesta versão são de companheiros (as) da Pastoral da Juventude de Guarulhos.
---------------------------------
As outras músicas que compuseram a liturgia  e a recepção, entre outras,  foram: Cântico dos Cânticos do Padre João Carlos, Oração da Familia do Padre Zezinho, Brinde ao Amor de Zé Vicente, Cheia de Charme de Guilherme Arantes, Léo e Bia de Osvaldo Montenegro, Hino ao Amor de Renato Russo , Eu quero Apenas de Roberto Carlos , João e Maria de Chico Buarque, canções de Luiz Gonzaga e etc...




Flor, singela flor, / a um mestre,Luiz,/ que nos fez feliz, / cantando o Ser-tão. / Luiz do Baião,  /do xote, xaxado;/Salve o seu legado,/Salve, Gonzagão!zv
tarde de 13 de dezembro de 2023

HOJE É DIA NACIONAL DO FORRÓ  - O Dia Nacional do Forró foi criado em 2005 para homenagear Luiz Gonzaga. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou o forró como patrimônio cultural do Brasil.
Na época, o conselho formado por representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil também elegeu o forró como um supergênero musical, por reunir diversos ritmos nordestinos, entre eles, o xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha, o arrasta-pé e o pé-de-serra.
A palavra forró pode abranger desde a música, até a dança, a cultura e as atividades ligadas a ela. 



Nino Karvan e Alberto Silveira reacendem a fogueira pros 111 anos de Luiz Gonzaga nesta quarta
A dupla Nino Karvan e Alberto Silveira reacende a fogueira pros 111 anos de Luiz Gonzaga nesta quarta, 13, e não deixa o aniversário do Rei do Baião passar em brancas nuvens. No Restaurante A Casa do Mangue, eles trazem de volta o show De Lua, Canções de Luiz Gonzaga. Ah, e pensam num segundo disco sobre a obra deste bom pernambucano. https://jlpolitica.com.br/colunas/jlcultura/posts/nino-karvan-e-alberto-silveira-reacendem-a-fogueira-pros-111-anos-de-luiz-gonzaga-nesta-quarta 







3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo aniversário de casamento, Zezito e Irene, e pela lembrança do significado do dia 13 de dezembro, data do nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e dia de Santa Luzia para os católicos romanos.

Luis Joacy disse...

O comentário acima é de minha autoria: esqueci de me identificar! Rsrs

AÇÃO CULTURAL disse...

Grato! Estamos juntos!!!