sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

É tempo de ir mais ao povo para enfrentar o fascismo redivivo.

 Ontem, 19 de janeiro de 2022,  no curso sobre pedagogia e socialismo, o Professor Romero utilizou o verso icônico  da canção Bailes da Vida " Ir aonde o povo está." O que pode ser complementado "com a roupa encharcada e a alma repleta de chão"


 Essa pode ser uma boa forma de se referir ao  conceito "trabalho de base". Sem excluir esse, que é um termo  político-pedagogico recorrente. Para o caso da igreja, o Papa Francisco utiliza "Igreja em saída", ou junto  com " Igreja fora da sacristia". 

"Ir aonde o povo está"  e "igreja em saída",   precisa  considerar de forma concomitante o velho e necessário corpo-a-corpo e os modernos meios proporcionados pela tecnologia digital. 

Como fazem o Professor Romero e o Canal Não é Heresia. Mas tudo isso tem  custo,  Carlos Nunes, do Canal Não é Heresia sempre lembra os patrocinadores do canal, assim como a necessidade de mais  contribuições voluntárias,  mas "ir aonde o povo está", participando da vida concreta das pessoas, do seu dia a dia, exige mais do que recursos financeiros, exige pensar estratégias de curto, médio e longo prazo, abarcando ações que exigem isso, mas também valores e virtudes que estão mais afeitas ao campo das subjetividades. 

No ano passado inspirado pelo Conversão ou conversa grande sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2022 sobre Educação, publiquei um texto no blog da Ação Cultural acerca dos valores e virtudes necessários, para, juntamente com a dimensão material, dar conta dos resultados alcançados pelo trabalho de base realizado pela Igreja Católica nos anos de 1970 e 1980 e que chegou a custar a morte de vários dos envolvidos como o Padre Josimo Tavares. 

terça-feira, 5 de abril de 2022

Agora em 2023, pretendemos publicar uma série de textos intitulados  de modo geral  "Força aos Pequenos" , onde trataremos de como fazer trabalho de base em tempos de fascismo redivivo. Mais na frente, esses textos serão reunidos em um pequeno livro..

"A esquerda brasileira errou, permaneceu estagnada no tempo e presa na literatura de uma época em um mundo que mudou. Esquerda é empatia, é solidariedade e é preocupação com a desigualdade." Pepe Mujica   

Para assistir o curso citado e outros conteúdos no Canal Não é Heresia, clique abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=nUXboZD4RnY&t=113s


https://www.youtube.com/@NaoeHeresia




Nenhum comentário: