sexta-feira, 21 de julho de 2023

Barbie? De mulher, a historiadora Mary Del Priore, pra mulher...

 


'Hilário' e 'anti-homem': o que dizem críticas internacionais sobre filme da Barbie


BARBIE

Barbie, o álbum, traz uma boa canção de Ava Max candidata a hino feminista pop

“Choose Your Fighter” tem tudo para ser o destaque da trilha, meio na cola de “I Will Survive”, guardando as devidas proporções







'Sou a Barbie Girl', de Kelly Key, tem aumento de mais de 300% em plataforma de streaming


Kelly Key - Sou a Barbie Girl [Barbie Girl] (Videoclipe Oficial)






Estamos trazendo Barbie com uma abertura maior aqui no blog, mesmo partindo do olhar crítico e clínico de Mary Del Priore. Particularmente gosto da canção chiclete Barbie Girl, resquicio do DJ que poderia ter sido, quando solicitei, mas não  autorizado pelo meu pai, a colocar o som que ele tinha para o seu conjunto de baile, também para a formação de uma equipe de som, sob  minha responsabilidade. Logo depois estouraria a  febre das discotecas.

Me chamou  atenção a diferença de abordagem dos dois clipes de Barbie Girl, o realizado para a gravação original da canção e o que foi produzido para a versão brasileira. Recomendo que assistam e analisem o potencial pedagógico comparativo que estes tem.. 

A discussão, tanto com os clipes e com o filme  pode ser realizada na escola porque é um produto da indústria cultural, o que impacta na vida de muita gente, alunos e famílias. Devo assistir o filme quando passar este febre inicial, mas pensando como trazer por meio de Barbie discussão em sala aula, acerca de questões de gênero, papéis sexuais, indústria cultural e etc...
Zezito de Oliveira

O Globo 

COISA DE CINEMA | A expectativa pelo lançamento de "Barbie" se traduziu em números: o filme teve a segunda maior estreia dos cinemas brasileiros da série histórica, desde 2002. Somente nesta quinta-feira (20), a comédia protagonizada por Margot Robbie e Ryan Gosling arrecadou cerca de R$ 22,9 milhões e foi assistida por 1,18 milhão de pessoas, segundo dados inéditos da Comscore.
"Barbie" perde apenas para a abertura de "Vingadores: Ultimato", de 2019, que faturou R$ 29,9 milhões e registrou público de 1,64 milhão de pessoas no primeiro dia de exibição.
-------------------------------

A informação acima mostra muito bem o buraco cognitivo e estético em que nós brasileiros e brasileiras estamos metidos.

Daí a nossa insistência para uma maior aproximação da formação de repertório cultural de crianças, adolescentes e jovens  como política estratégica dos ministérios da cultura e da educação.
Da mesma maneira, valorizar e ampliar o espaço do cineclubismo em nossa agenda de discussão e prioridade orçamentária, tirando este do lugar secundário e até marginal dentro da cena do audiovisual.. 
--------------------------------
Isso foi tratado como iniciativa da Ação Cultural em duas lives nos tempos da pandemia do coronavirus..



Cinema na Escola 2
Nessa 19ª Live da Ação Cultural, do dia 10 de setembro de 2020, estamos novamente conversando sobre Cinema na Escola. Dessa vez com Raul Marx, Maíra Ramos, Willians Oliveira e Zezito de Oliveira.
Aprender a produzir filmes na escola, assistir e conversar sobre estes filmes e a produção de outros locais, inclusive do exterior, será o tema principal da conversa, às 20 horas, na página da Ação Cultural no Facebook.





CINEMA NAS ESCOLAS 1

14ª Live da Ação Cultural.
Essa live tem como eixo: Ação Cultural, Educação Popular e Juventudes.
Contaremos com a participação dos professores Wladimir Guimarães, Sérgio Borges e Zezito de Oliveira, e também com Levidário Pacheco, participante da oficina do projeto de iniciação ao audiovisual, Inventar com a Diferença, na Escola Estadual Júlia Teles.

Assista também: 








Bye, Bye Brazil é um bom filme para percebermos o impacto cultural deletério que a indústria cultural estadunidense causou e ainda  causa em nosso país, associada a Rede Globo , não a toa, financiada de forma ilegal com dinheiro de capitalistas norte americanos..




Participe do Edital Projetar Telecine!  O Projetar, uma iniciativa social do Telecine, está lançando seu primeiro Edital de Incentivo a cineclubes! Se você já possui um cineclube ou sonha em criar um, e atua em regiões de vulnerabilidade social, essa é a sua chance! Seis projetos serão selecionados para receber um kit de equipamentos, garantindo sessões inesquecíveis. Além disso, você fará parte de uma rede nacional de cineclubes com eventos exclusivos ao longo do ano!  Gostou da oportunidade? Então inscreva-se agora mesmo através do link abaixo! Não deixe essa chance passar e ajude a levar a magia o cinema para todos.  https://lp.telecine.com.br/edital-projetar

Abaixo, adicionado em 24/07/2023








https://www.youtube.com/watch?v=5WMvWXaQdDo





Nenhum comentário: