sábado, 1 de julho de 2023

90 Anos do Nascimento de Dom José Cardoso Sobrinho - Homem de triste memória ou de memória triste?

HOJE NA HISTÓRIA - 30.06.23 - 90 Anos do Nascimento de Dom José Cardoso Sobrinho

Publicado em: https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2023/06/hoje-na-historia-300623-90-anos-do.html


✝️ ⛪🙏 🧓 🙏⛪ ✝️

🎂🎉 Num dia como hoje, 30 de junho, há 90 anos, nascia em Caruaru (agreste pernambucano), o professor, acadêmico, advogado, teólogo e arcebispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife, DOM JOSÉ CARDOSO SOBRINHO, religioso carmelita cujo arcebispado foi marcado por polêmicas e conflitos envolvendo os setores mais progressistas da Igreja Católica pernambucana ligados a obra pastoral desenvolvida pelo seu antecessor, Dom Hélder Câmara, que até hoje é chamado de Dom da Paz pela forma como conseguiu conduziu durante anos a Arquidiocese. Dom José Cardoso representava um lado mais conservador, alinhado com o papa da época, o polonês Karol Wojtyla, intitulado João Paulo II.

Filho de Antonina de Melo Cardoso e do artesão Antônio Cardoso da Silva, José Cardoso Sobrinho veio de uma família muito católica, seu irmão mais velho, Paulo Cardoso da Silva, também se tornou frade e bispo da Igreja Católica. Cardoso iniciou seus estudos em Caruaru e em Goiana. Cursou o ensino médio no seminário menor da Ordem do Carmo, também em Goiana, entre 1945 e 1950, e em 1951, ingressou no Seminário Maior da Província Carmelitana Fluminense, em São Paulo. 

Em Roma cursou Teologia também no Colégio Internacional de Santo Alberto (da Ordem Carmelita), ordenando-se presbítero em 28 de abril de 1957. Especializou-se em Direito Canônico, obtendo o doutorado "in utroque iure" ("em dois direitos", isto é, em direito civil e canônico) na Universidade Gregoriana em 1966, com a tese ‘The Seminarian's option for celibacy’. Também cursou Direito Civil na Universidade Lateranense de Roma entre 1965 e 1967.

Foi professor de Direito Canônico em Roma, no Colégio Internacional Santo Alberto da Ordem Carmelita (1960-1968); Conselheiro Geral da Ordem Carmelita (1971-1977); Procurador Geral da Ordem Carmelita (1971-1979).

Foi nomeado bispo de Paracatu, Minas Gerais, em 28 de abril de 1979, recebendo a ordenação em 07 de maio de 1979, em Roma, pelas mãos do papa João Paulo II, escolhendo como lema “In Obsequio Jesu Christi”. Foi nomeado arcebispo em 10 de abril de 1985, assumindo a Arquidiocese de Olinda e Recife, em substituição a Dom Hélder Câmara.

A chegada de Dom José Cardoso virou a Arquidiocese de cabeça para baixo, pois ele vinha mesmo com uma missão: desmantelar todo o trabalho pastoral de Dom Hélder Câmara, e isso, diga-se de passagem, com o aval do Vaticano. Em 1989 fechou o Seminário Nordeste II e o Instituto Teológico do Recife (Iter), entidades fundadas por dom Helder e consideradas referências para a formação teológica de leigos e religiosos. Na época, houve uma marcha de padres e seminaristas pelas ruas do Recife.

O arcebispo também foi acusado de afastar 16 padres e de perseguir outros tantos. Afastou, por exemplo, o padre João Carlos de Santana da Costa da Paróquia de Água Fria, em 2006, que entrou com uma ação contra o bispo. Antes, em 1989, havia afastado da Paróquia do Morro da Conceição o padre Reginaldo Veloso, seguidor da Teologia da Libertação. Quando o padre Reginaldo foi afastado, os  . Suspenso por Dom José, o padre ficou impossibilitado de fazer suas atividades e abandonou a batina.

Em 2004, também foi alvo de críticas, principalmente por parte de políticos, quando negou a hóstia para a então prefeita de Olinda, Luciana Santos (PCdoB), que acompanhava a procissão de São Salvador do Mundo. Dom José negou-lhe a comunhão por ela ser comunista.

Em 4 de março de 2016, Dom José excomungou o médico obstreta Olímpio Moraes (que já havia sido excomungado em 2006 por ter distribuído a pílula do dia seguinte durante o Carnaval) e todas as pessoas envolvidas em um aborto legal. O procedimento foi realizado em uma criança de 9 anos, grávida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto, que corria risco de morte. Entidades de defesa da mulher, da criança e do adolescente não concordam com a decisão do arcebispo. A polêmica ganhou manchetes de jornais no Brasil e no mundo.

O Código de Direito Canônico, ao tratar da excomunhão, afirma que quem pratica aborto incorre em excomunhão latae sententiae, ou seja, o fiel incorre em excomunhão ao praticar conscientemente o ato condenado pela Igreja. Segundo D. Cardoso, para incorrer na penalidade é preciso maioridade, portanto a pena não se aplica à menina. Recentemente, em 16 de agosto de 2020, grupos ligados ao catolicismo e aos evangélicos tentaram invadir o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) para impedir outro aborto legal, também de uma criança grávida após um estupro.

Apesar do arcebispado autoritário e conservador, Dom José Cardoso, que já colecionava uma dezena de desafetos conseguiu ser eleito presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o período de 1987 a 1991. Ao completar 75 anos de idade em 30 de junho de 2008, ele encaminhou ao papa Bento XVI sua carta de renúncia ao cargo de arcebispo (a idade-limite de 75 anos para a entrega da função é estabelecida pelo Código Canônico).

Atualmente Dom José Cardoso, agora bispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife, mora no Convento Santo Alberto na cidade de Goiana, mata norte de Pernambuco, sob os cuidados dos carmelitas, seus irmãos de Ordem. A idade avançada, somada às complicações provocadas pelo Mal de Alzheimer, fazem com que ele viva hoje mais recluso no convento. Uma missão de ação de graças presidida por Dom Fernando Saburido (sucessor de Cardoso na Arquidiocese de Olinda e Recife) foi celebrada hoje na Igreja do Convento da Ordem do Carmo em Goiana pela passagem dos seus noventa anos. A menos de quinze dias (14/06), um novo arcebispo foi nomeado para a Arquidiocese de Olinda e Recife, trata-se de Dom Paulo Jackson, que ocupava o cargo de bispo na cidade de Garanhuns. 🙏🕯 📖 🕯🙏

#90anosdonascimentodedomjosecardososobrinho

#historiadocatolicismopernambucano

#igrejacatolicaempernambuco

#domjosecardoso

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋 professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais G1 e NE10

⛪ Site oficial da Arquidiocese de Olinda e Recife

📰 Jornais Diario de Pernambuco e Jornal do Commércio

👉 Para saber mais sobre Dom Hélder Câmara e padre Reginaldo Veloso, acesse:

💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2022/02/hoje-na-historia-070222-113-anos-do.html

💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2022/05/hoje-na-historia-190522-morre-o-padre.html

⏳#muitahistoriapracontar⌛


Nenhum comentário: