sábado, 18 de julho de 2020

CIRCULO BÍBLICO - Em homenagem ao 110º do aniversário de nascimento de Dom Távora, o bispo dos operários.


13º Live da Ação Cultural traz memória de Dom Távora como resistência. o Bispo dos Operários. Em 19 de julho, às 16 horas no youtube


Eixo: Memória como Resistência
O tema: O necessário e atual Dom Távora. O Bispo dos  Operários.
Com  o  Padre Isaias Nascimento e com o Professor e  Historiador José Vieira.  

https://www.youtube.com/user/acaoculturalsergipe1

CIRCULO BÍBLICO – Entre nós  Estás e não o conhecemos – Mateus 25 – 31,46
Em homenagem ao 110º do aniversário de nascimento de Dom Távora, o bispo dos operários.

Proposta de Roteiro de Circulo Biblico para quem quiser realizar um momento orante e memorial em  homenagem a Dom Távora.  Pode ser realizado em um encontro  neste domingo, 19 de julho de 2020,  ou durante a semana. 

1.      Acolhida
Preparação do ambiente/ Boas vindas
Prova de Amor Maior Não Há
Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!
Eis que eu vos dou o meu novo Mandamento
Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado
Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!
Vós sereis os meus amigos se seguirdes meu preceito
Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado
Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!
Como o Pai sempre me ama, assim também Eu vos amei
Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado
Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!
Permanecei no meu amor e segui meu mandamento
Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado
Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!
E chegando a minha Páscoa, vos amei até o fim
Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado
Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!
Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos
Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado

Invocar a luz do Espírito Santo.

2.      Olhar para as experiências já vividas

Os que estão à sua direita são chamados “Benditos de meu Pai!”, isto é, recebem a bênção que Deus prometeu a Abraão e à sua descendência (Gênesis 12,3). Eles são convidados a tomar posse do Reino, preparado para eles desde a fundação do mundo. O motivo da sentença é este: “Tive fome e sede, era estrangeiro, nu, doente e preso, e vocês me ajudaram!”
 A parábola tem um suspense. Até agora não se disse quem são as ovelhas que ficam à direita do Juiz. Sabemos apenas que elas acolheram o Juiz quando este estava faminto, sedento, estrangeiro, nu, doente e preso. E, pelo jeito de falar, “meu Pai” e “Filho do Homem”, sabemos também que o Juiz é Jesus.
 3.      Leitura do texto de Mateus 25 – 31,46 para iluminar nossas experiências:
O texto que vamos ler nos diz que chegou a hora do julgamento. O Filho do Homem aparece e reúne ao seu redor todas as nações do mundo. Separa as pessoas como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. O pastor sabe discernir. Ele não erra: ovelhas à direita, cabritos à esquerda. Jesus não erra. Ele sabe discernir bons e maus. Jesus não julga, nem condena. Ele apenas separa. É a pessoa que se julga e se condena pelo seu relacionamento com os pequenos.
4.      Canto de aclamação:

Tua Palavra é

Zé Vicente

Luz do meu caminho!

Luz do meu caminho, meu Deus!

Tua Palavra é!

Tua palavra está, nas ondas do mar!

Tua palavra está, no sol a brilhar!

Tua palavra está, no pensamento, no sentimento

Tua palavra está!

Tua palavra está, no som do trovão!

Tua palavra está, no tom da canção!

Tua palavra está, na consciência e na ciência

Tua palavra está!

Tua palavra está, na beleza da flor!

Tua palavra está, na grandeza do amor!

Tua palavra está, na liberdade, na amizade

Tua palavra está!

a)      Leitura do texto   Mateus 25 – 31,46
b)      Momento de silêncio
c)      Para reflexão:
1.      O que mais chamou a sua atenção neste texto? Porquê?
2.      Quais as suas experiências de amor e cuidado com o próximo ao longo de sua vida?

5. Novos rumos sempre são apresentados como exemplo de vida para a vida

1. Quem foi Dom Távora? Para responder dentro do que cada participante souber.
2.O que sua vida dedicada aos pequenos nós inspira? 


"O SAME(*) surgiu há quase nove anos - fundado por Dom Fernando Gomes - como um testemunho do homem novo e, conseguindo levantar o adormecido amor coletivo da nossa comunidade,  cresceu em serviços procurando levar a fé onde havia descrença, o alimento onde havia fome, a saúde onde havia doença, a esperança onde havia amargura e desolação, mas no campo triste, onde germina a miséria, ainda há muito fazer."
Dom Távora se dedicou tanto a essa entidade que ficou na memória popular um fato que lhe ocorreu a respeito dos pobres e da sobrevivência da entidade. O jornal O Diário de Aracaju traz o testemunho de um desconhecido que ouviu o relato do próprio Bispo:

Dom Vicente Távora e o "Homem batido pelo vento"Relatando a Dom Vicente Távora que eu, pecador, fui curado no braço esquerdo (já diabético), duma ferida gangrenosa, por ação direta do Senhor Jesus Cristo, sempre presente em todos os dias na terra até a consumação das idades, do eminente e ilustre Arcebispo ouvi a seguinte narrativa, que me foi contada sem nenhuma reserva.Disse-me Dom Távora que certa noite - noite hibernal, de grandes ventos soltos pelo espaço-, feria-lhe o coração a situação angustiosa do SAME, obra social da Igreja, em Sergipe del Rey, para fazer menos grande a angústia dos infelizes, dos pobres, desvalidos, dos que sem pão e sem lume são mortos-vivos nos cenários da vida.Pensando em como resolveria a situação financeira da instituição cristianíssima abalada por grandes débitos, no Palacio Arquiepiscopal, rezava e meditava, pedindo a ajuda de Deus para que  o SAME não fechasse as portas às necessidades dos  pobres do Aracaju.Súbito, divisor, numa das portas laterais do palácio ( porta vai-e-vem), que se ergue acima do nível comum das portas,  dois pés nus e molhados pela chuva mais açoitada pela força da fúria do vento desesperado, na noite.Procurou ver quem ali estava, quem desejava um pouso e um pão, fugindo à tempestade. Abriu a porta e, ante os seus olhos, estava um homem maltrapilho, desgrenhado, d'olhos aflitos.Perguntou ao estranho visitante o que desejava, o que queria do seu Arcebispo, do seu Pastor nesta Diocese.  O homem disse-lhe que "Vinha batido pelo vento". Dom Távora surpreso  pela resposta, insistiu na pergunta: podia dizer o que queria, sem acanhamento, longe de qualquer vergonha. O homem deu-lhe a mesma resoo surpreso o que queria, sem acanhamento, longe de qualquer vergonha.O homem deu-lhe a mesma resposta. Dom Távora fê-lo entrar  e acomodou-o num dos quartos do Palácio Episcopal, cobrindo-lhe o corpo magro e trêmulo com um cobertor. O homem adormeceu, imediatamente, como criança ao calor do colo materno.Dom Távora fechou o quarto, guardando a chave do aposento. Não conseguiu dormir pensando no homem que simbolizava os pobres do SAME, nas grandes angústias e nas dores imensas que rondam dia e noite a vida dos infelizes.Pela manhã, muito cedo, ao abrir a porta do quarto onde acoIhera o homem "batido pelo vento", encontrou apenas, sobre o leito, o cobertor com que agasalhara o pobre infeliz, que se foi do Palácio, invisível, sem abrir a porta do quarto em que passara a noite, quarto fechado a chave pelo Arcebispo. Ninguém no palácio viu a chegada e a saída desse homem misterioso...Na manhã do outro dia, o Arcebispo recebeu das mãos um chofer de caminhão vindo da cidade do Recife, enviar por uma pessoa que se não identificou, num envelope lacrado, de quantia com a qual equilibrou as finanças do SAME , ameaçado pela falta de verba de cerrar as portas da Misericordia  e da Fraternidade, na Assistência aos pobres do Aracaju. Isto o que me contou sensibilizado, com os olhos rasos d'água, eminente e tão fraterno Arcebispo Dom José Vicente Távora.
 A conclusão que se segue, também do autor do testemunho acima, reflete o pensamento das pessoas entrevistadas:



O homem que o procurara "batido pelo vento", em noite tempestuosa, foi, a meu ver, o Senhor Jesus Cristo, experimentando como o Arcebispo recebia um pobre, como acolhia um infeliz uma hora de supremo infortúnio, na sua residência, na sua casa, no Palácio Arquiepiscopal.
Texto descrito nas páginas 173, 174 e 175 do livro Dom Távora, o bispo dos operários do Pe. Isaias Nascimento.
(*) SAME - Serviços de Assistência a Medicância. Fundado no dia 12 de agosto de 1949 pelo segundo bispo de Aracaju, Dom Fernando Gomes.

6 - Oração Final
Todos: Os que acolheram os excluídos são chamados “justos”. Isto significa que a justiça do Reino não se alcança observando normas e prescrições, mas sim acolhendo os necessitados. Mas os próprios justos não sabem quando foi que acolheram Jesus necessitado. Jesus responde: “Toda vez que o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes!”
Preces: Façamos nossas preces com base no que rezamos e refletimos
Terminar com um Pai nosso, Ave Maria e um canto         

    




Nenhum comentário: