sexta-feira, 3 de julho de 2020

De volta pro aconchego. Duas forma diferentes de dizer. Dominguinhos e Zé Vicente



A história do processo criativo da canção... AQUI






Além de cantar e compor, Zé Vicente desenvolve o projeto Sertão Vivo, na zona rural de Orós (CE), unindo arte e educação em prol de uma nova consciência ambiental (Foto:Thomas Bauer)


Zé Vicente é cantor, compositor, lavrador, poeta e ecologista. Considerado um dos nomes mais representativos da música católica, Zé Vicente já levou suas músicas de paz, amor e comunhão para Nicarágua, África do Sul e Itália. Sempre ligado aos movimentos sociais, ele gosta de dizer que é um cantor da porta da igreja. "Eu posso cantar pra dentro, mas posso cantar para fora, pra história, pra praça, pro social", enfatiza Zé Vicente.
ALI ADIANTE
Zé Vicente
Tantos caminhos andados
tantos shows realizados
tantos olhares brilhantes
tantos abraços trocados
tantos carinhos queridos
tanto passado guardado

Chegamos.
É um outro tempo,
que seja novo!
Um descanso rápido,
um momento prá deitar na varanda
e escutar o bem-te-vi,
cochilar sonhando
com o que há de vir
de belo
de bênçãos
de canções...

Desço
ao meu riacho velho,
existe aí um fio d’água na areia
e avencas singelas na s barreiras!
Acalmo a sede,
contemplo a babugem verdinha
no rastro das chuvas de janeiro.

Silencio,
para sentir o cheiro da terra,
a fala da terra
o espírito da terra!

Reconheço-me
cada vez mais nativo
e todas as vibrações
das árvores, das flores, dos pássaros...
encontram eco em meu corpo.

Quando mais ando
mais retorno para as raízes
deste chão que me gerou.

Pela janela
desta hora
antevejo as bandeiras vivas,
erguidas há séculos,
nos braços teimosos do meu povo!

Vamos lá,
subamos juntos
sigamos juntos
marcando na agenda do futuro
o nosso compromisso
fiel e firme
com a felicidade
que já provamos e sabemos,
que pode estar ali... Adiante!

Nenhum comentário: