terça-feira, 28 de julho de 2020

Necessidade de profissionalização e criação de uma estratégia de comunicação ampla das esquerdas.


Orlando Calheiros @AnarcoFino 24  de julho
Quer entender o que eu digo sobre necessidade de profissionalização e criação de uma estratégia de comunicação ampla das esquerdas? Olhe para essa foto e pense que cada um desses parlamentares tem verba (e cargo) para investir nisso.

Ah, mas tô falando deles converterem isso em publicidade, mas em estratégias de comunicação ampla. Isso inclui, inclusive, numa agenda de participação dos parlamentares (e divulgação) de programas independentes. Qual foi a eficácia desse ato, por exemplo?
Pega os perfis do @Haddad_Fernando  ou da  @ManuelaDavila
, que tiveram uma votação expressiva na última eleição. Qual foi a colaboração destes para a criação e consolidação de veículos independentes (podcasts, canais de youtube, etc...)?
A lógica das esquerdas segue sendo a clássica: vou participar do Roda Viva pois lá tem mais visibilidade (para me autopromover). Quando o outro lado opera criando sua própria rede de difusão de informações. Criou uma militância paga com o dinheiro da Google.
O Haddad faria mais pela "esquerda" participando de canais de youtube e podcasts do que indo participar do Roda Viva.
Então, assim, não me venham com a velha ideia de que "ah, não temos dinheiro, precisamos de voluntários" pois temos sim, só estamos aplicando ele de forma totalmente equivocada e jogando nos militantes a responsabilidade pela comunicação.
Os partidos não investem nem a sua influência na comunicação, quanto mais o seu dinheiro. É desonesto, covarde, exigir que o militante invistam o seu. Trabalhe 14 horas por dia na nossa comunicação, enquanto isso vamos fazer outra coisa.
Quer uma mudança na comunicação? Comece exigindo dos partidos, dos políticos que eles mudem a sua postura, o seu trabalho. Não venham exigir isso do elo mais fraco dessa corrente, justamente o militante.

LEIA TAMBÉM

Na batalha das redes, a extrema direita ganha por W.O.

Rosana Pinheiro-Machado
21 de Julho de 2020, 1h03
The Intercept Brasil

ASSISTA


Nenhum comentário: