Orlando Calheiros @AnarcoFino 24 de julho
Quer entender o que eu digo sobre necessidade de
profissionalização e criação de uma estratégia de comunicação ampla das
esquerdas? Olhe para essa foto e pense que cada um desses parlamentares tem
verba (e cargo) para investir nisso.
Ah, mas tô falando deles converterem isso em publicidade,
mas em estratégias de comunicação ampla. Isso inclui, inclusive, numa agenda de
participação dos parlamentares (e divulgação) de programas independentes. Qual
foi a eficácia desse ato, por exemplo?
Pega os perfis do @Haddad_Fernando ou
da @ManuelaDavila
, que tiveram uma votação expressiva na última eleição. Qual
foi a colaboração destes para a criação e consolidação de veículos
independentes (podcasts, canais de youtube, etc...)?
A lógica das esquerdas segue sendo a clássica: vou
participar do Roda Viva pois lá tem mais visibilidade (para me autopromover).
Quando o outro lado opera criando sua própria rede de difusão de informações.
Criou uma militância paga com o dinheiro da Google.
O Haddad faria mais pela "esquerda" participando
de canais de youtube e podcasts do que indo participar do Roda Viva.
Então, assim, não me venham com a velha ideia de que
"ah, não temos dinheiro, precisamos de voluntários" pois temos sim,
só estamos aplicando ele de forma totalmente equivocada e jogando nos
militantes a responsabilidade pela comunicação.
Os partidos não investem nem a sua influência na
comunicação, quanto mais o seu dinheiro. É desonesto, covarde, exigir que o
militante invistam o seu. Trabalhe 14 horas por dia na nossa comunicação,
enquanto isso vamos fazer outra coisa.
Quer uma mudança na comunicação? Comece exigindo dos
partidos, dos políticos que eles mudem a sua postura, o seu trabalho. Não
venham exigir isso do elo mais fraco dessa corrente, justamente o militante.
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Rosana Pinheiro-Machado
21 de Julho de 2020, 1h03
The Intercept Brasil
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