sábado, 20 de abril de 2024

Requalificação de prédios públicos abandonados no centro de Aracaju para fins de moradia social e sede de pequenos empreendimentos sociais e culturais. A quem essa pauta comove, mobiliza?

 





Projeto Reviver Centro Cultural da prefeitura do Rio de Janeiro


O projeto tem o objetivo de ocupar imóveis no centro da cidade que estavam abandonados nos últimos anos.


A prefeitura dá o apoio com repasses financeiros para reforma das lojas, além de uma ajuda de custo mensal.


Os artistas colocam a mão na massa e tocam os projetos. Foram escolhidos espaçosos como galerias de arte, livrarias, estúdios de design, moda, música e dança, por exemplo.


Os idealizadores precisaram preencher alguns critérios, como já exercer uma atividade comercial ou cultural, ter horário de funcionamento noturno e ficar, no mínimo, 30 meses à frente do espaço.


O projeto Reviver Cultural abrange uma área entre a Orla Conde, e as avenidas Primeiro de Março, Presidente Vargas, Rio Branco e Rua da Assembleia - sempre em imóveis de frente para a rua.


A ideia é que, aos poucos, as ruas históricas do centro do Rio possam novamente reviver a cultura da cidade.

---------------------------------

Alô!! Candidatos e eleitores de cidades que pretendem ser mais inteligentes, inclusivas e criativas.

Aqui em Aracaju tem o prédio do antigo INSS que está sendo reformado. Há alguma chance de ser destinado como no exemplo acima do Rio de Janeiro?

 Então. é importante ver essa possibilidade. Tentamos  conversar meses atrás  com Ivo Adnil, presidente do SATED-SE  para tratar desse assunto , mas não obtivemos resposta.

Penso que uma campanha assim pode ser uma boa ideia para unir todos os segmentos artisticos, incluindo para requalificar os prédios da prefeitura, principalmente a sede, e os prédios do estado abandonados no centro e em outros bairros. 

Melhor lideranças de segmentos culturais se antecipar  para não ter que correr atrás, quando uma proposta assim for apropriada para outras finalidades, a exceção da moradia social que é uma politica do governo federal. No caso desse antigo prédio do INSS pode ser misto, as duas coisas.

Aguardando  manifestações positivas. Se a vista de muitos dos nossos pares alcançar a visão podemos chegar mais longe, do contrário, vamos continuar discutindo e fazendo politica e produção artistica/cultural no varejo mesmo. Quem estiver de acordo pode levar  a proposta para frente....

Joaquim Antônio da banda Casaca de Couro e pré candidato a vereador de Aracaju pelo PV, já se colocou favorável.

Quem for de Aracaju ou residir em  outras cidades e estiver pensando e/ou realizando algo neste sentido,  pode responder nos comentários.

Zezito de Oliveira



Produtores assinam primeiros contratos do Reviver Centro Cultural com a Prefeitura do Rio



REVIVER CULTURAL: CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INCENTIVO À CULTURA NO CENTRO



Reações:


Temos  vários  prédios, casas e lojas  abandonados no centro da cidade,  é  fundamental  colocar  pessoas, equipamentos  artísticos  e culturais  nesses  espaços.  Aí sim é  revitalização necessária e URGENTE!

Isaac Galvão - Ator e técnico/gestor cultural

Em princípio é excelente. A questão que fica é a manutenção depois de convertidos em espaços culturais.
Antônio da Cruz - Artista Plástico, empreendedor cultura e conselheiro estadual de cultura.
Resposta
O projeto do Rio de Janeiro está pensado em criar o que no jargão empresarial é chamado de ecossistema de negócios, aqui culturais com a abrangência maior que o termo pode ter, o que é definido como economia criativa.. Com isso você cria um fluxo virtuoso de empreendimentos e atividades que atraiam pessoas.. .Com muita gente circulando no local, esse perigo, muito bem lembrado por você, fica distante....
Zezito de Oliveira - Educador, escritor e empreendedor cultural

Um bom argumento para defender a continuidade do Cine Vitória no local em que está. (para saber mais leia AQUI).  Um projeto local à semelhança do Reviver no Rio de Janeiro. No caso, a permanência do Cine Vitória no centro de Aracaju  e a requalificação de imóveis ociosos no centro para mais  empreendimentos culturais e/ou ligados a chamada economia criativa. Assim,  saímos de uma ação defensiva como tem sido a tônica para uma ação mais propositiva e neste caso, as universidades podem contribuir mais, assim como parlamentares, imprensa, candidatos a cargos eletivos e etc. Como 2024 é ano de eleições municipais dê mais atenção a quem destaca propostas como o projeto Reviver em seus propósitos como executivo ou como parlamentar.. 
Zezito de Oliveira

Projeto do Reviver Cultural, Casa Tucum é inaugurada na Rua do Rosário

Espaço multidisciplinar conta com galeria de arte, empório gastronômico e empreendedorismo indígena

Leia AQUI


No dia 27, o Rio ganha o QueeRIOca, primeiro centro de referência de arte e cultura  LGBTQIAPN+ do Brasil

Centro cultural vai ocupar casarão colonial do século XIX, no Arco do Teles, no Centro Histórico, ao lado da Praça XV

Leia AQUI





Nenhum comentário: