quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Quem conhece Alina Paim? Escritora sergipana prestigiada por Jorge Amado, Graciliano Ramos e Cândido Portinari, mas desconhecida em sua terra...

 

Alina Paim, escritora e militante sergipana, nasceu em Estância e morou em Simão Dias. Uma das suas primeiras obras, “Simão Dias”, foi prefaciada por Graciliano Ramos. Seu livro “A Hora Próxima” foi editado em vários países do leste europeu, na Rússia e na China. Ela foi premiada pela Academia Brasileira de Letras, em 1961, por seu romance “O Sol do Meio-Dia”.

Com uma obra que aborda a situação dos trabalhadores explorados, a opressão contra a mulher e as injustiças sociais, ela chegou a ir para Moscou para representar o Partido Comunista, com o apoio de Cândido Portinari. Jorge Amado relatou que Alina Paim escreveu muitos dos seus discursos na Câmara dos Deputados Federais.

Alina Paim tem dimensão nacional e internacional, mas é apagada em sua própria terra. Precisamos resgatá-la. Viva Alina Paim!

Por Professor Dudu @dudu.professor

Precisamos urgentemente criar um grupo para a formação técnico-política de elaboradores e gestores de projetos culturais do campo democrático popular, visando a captação de  recursos das leis de fomento cultural para possibilitar a produção de conteúdos culturais com essa temática. Temos dito! A produção cultural precisa ser encarada de forma estratégica, porque a luta de classes nestes anos que rugem, é  fortemente impactada pela comunicação e pela cultura.

Zezito de Oliveira

ALINA PAIM

uma romancista esquecida nos labirintos do tempo

Ana Maria Leal Cardoso*

Universidade Federal de Sergipe / CNPq

R E S U M O

Este trabalho é fruto de uma pesquisa de resgate, em andamento, sobre a escritora sergipana Alina Paim, iniciada há dois anos, que apresenta um panorama da vida e obra dessa escritora que, embora tenha produzido cerca de dez romances, encontra-se à margem dos estudos literários, sendo desconhecida quase que totalmente tanto pelo público acadêmico quanto pelo público em geral. Seus romances abordam temáticas diversas, e priorizam as personagens femininas à procura de uma utopia do respeito e da participação harmoniosa da mulher na produção cultural, em meio a uma sociedade falocêntrica.

AQUI



Parte importante dos romances escritos pela escritora Alina Paim, 6 títulos, foram republicados pela SEDUC/SE, na gestão do prof. Josué Modesto dos Passos Subrinho. Faltaram os romances infantis, apenas. 

Professor Mário  Resende

Nenhum comentário: