Silvio Almeida, o ministro dos direitos humanos, lida com acusações de assédio. A reportagem que abriu o escândalo cita 14 fontes. Anielle Franco, outra ministra, também teria sido vítima, mas não apareceu para confirmar ou negar a história.
Direitos Humanos diz que Me Too tentou interferir em licitação Em nota, o ministério comandado por Silvio Almeida diz que instituição tem modus operandi de acusações falsas de assédio...
Leia mais no texto original: https://www.poder360.com.br/poder-governo/direitos-humanos-diz-que-me-too-tentou-interferir-em-licitacao/
NOTA À IMPRENSA - Denúncias de assédio no governo federal
O Ministério das Mulheres reafirma que a prática de qualquer tipo de violência e assédio contra a mulher é inadmissível e não condiz com os princípios da Administração Pública Federal e da democracia. É preciso que toda denúncia seja investigada de forma célere, com rigor e perspectiva de gênero, dando o devido crédito à palavra das vítimas, e que os agressores sejam responsabilizados de forma exemplar.
As denúncias de assédio envolvendo o ministro Silvio Almeida que vieram à tona nesta semana são graves e serão apuradas pela Comissão de Ética da Presidência da República, conforme informou o Palácio do Planalto.
Ressaltamos que o Estado brasileiro é signatário de acordos internacionais que asseguram de forma direta ou indireta os direitos humanos das mulheres bem como a eliminação de todas as formas de discriminação e violência baseadas no gênero.
Cabe ainda reiterar que proteção às pessoas denunciantes e mecanismos de acolhimento, escuta ativa, orientação e acompanhamento estão entre as ações previstas no Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Lançado em julho deste ano pelo governo federal, o programa se aplica tanto às servidoras e servidores quanto às empregadas públicas e empregados, incluindo também ações para trabalhadoras e trabalhadores terceirizados.
O Ministério das Mulheres manifesta solidariedade a todas as mulheres que diariamente quebram silêncios e denunciam situações de assédio e violência. A palavra de vocês terá sempre o nosso crédito e respeito e nossos canais do Ligue 180 e da Ouvidoria estarão sempre à disposição.
Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada.
MINISTÉRIO DAS MULHERES
6 de setembro de 2024
Caso Silvio Almeida: Anielle confirma ter sido vítima de assédio; relatório sobre Voepass | UOL Notícias
PROFESSORA PAULISTA ALEGA TER SOFRIDO O ASSÉDIO DURANTE ALMOÇO EM 2019 | Cortes 247
SARA YORK: "O MESMO TRIBUNAL QUE JULGA NÃO VAI PEDIR DESCULPAS SE ESTIVER ERRADO" | Cortes 247
Neste momento, duas pessoas negras, militantes de esquerda, do movimento social estão envolvidas em um caso como esse, o resultado sempre é de derrota para quem se dedica à defesa dos direitos das mulheres, dos direitos humanos. Os únicos vencedores são os racistas, fascistas, neonazistas. Não é preciso aguardar o que Anielle Franco tem a dizer, seu silêncio diz muito. Ele grita. Ela e outras mulheres denunciaram o ministro Silvio Almeida de assédio sexual, houve também denúncias de assédio moral. O ministro se defende, afirma que foi armação. O presidente Lula afirma que em seu governo não fica quem pratica assédio e que haja investigação. É necessário aguardar a investigação e conhecer os efeitos negativos, independente do resultado. Confira a análise de @renatorovai, editor do Fórum:
Foto do perfil de midianinja
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi exonerado por Lula após a divulgação de que ONG Me Too Brasil recebeu denúncias de assédio sexual contra ele.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com Silvio Almeida, no Palácio do Planalto, e comunicou a sua saída do Governo.
"O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual", afirmou nota da Presidência.
A Comissão de Ética da Presidência da República abriu um procedimento de apuração sobre o caso, informou o Palácio do Planalto. A Polícia Federal também vai abrir inquérito ainda nesta sexta.
---------------------------------------------------
Me lembrei dessa canção do Projota. E faz um tempo que não a ouço... É uma das que fiquei conhecendo através de alunos (as). Ela se aplica a esse caso do Silvio de Almeida e não, ao mesmo tempo... Me lembra aluno (as) de uma escola de uma cidade do interior nos anos 2014, 2015......
ZdO
Projota - O Homem Que Não Tinha Nada part. Negra li - Videoclipe Oficial
Nota oficial de Anielle Franco na íntegra:
“Hoje eu venho aqui como mulher negra, mãe de meninas, filha, irmã, além de Ministra de Estado da Igualdade Racial. Eu conheço na pele os desafios de acessar e permanecer em um espaço de poder para construir um país mais justo e menos desigual.
Desde 2018, dedico minha vida para que todas as mulheres e pessoas negras possam estar em qualquer lugar sem serem interrompidas. Não é aceitável relativizar ou diminuir episódios de violência. Reconhecer a gravidade dessa prática e agir imediatamente é o procedimento correto, por isso ressalto a ação contundente do presidente Lula e agradeço a todas as manifestações de apoio e solidariedade que recebi.
Tentativas de culpabilizar, desqualificar, constranger, ou pressionar vítimas a falar em momentos de dor e vulnerabilidade também não cabem, pois só alimentam o ciclo de violência. Peço que respeitem meu espaço e meu direito à privacidade. Contribuirei com as apurações, sempre que acionada.
Sabemos o quanto mulheres e meninas sofrem todos os dias com assédios em seus trabalhos, nos transportes, nas escolas, dentro de casa. E posso afirmar até aqui, que o enfrentamento a toda e qualquer prática de violência é um compromisso permanente deste governo.
Sigo firme nos passos que me trouxeram até aqui, confiante nos valores que me movem e na minha missão de trabalhar por um Brasil justo e seguro pra todas as pessoas.”
— Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial
Leia a matéria completa
LULA DEMITE SÍLVIO ALMEIDA | PLANTÃO
Será verdade?
Por MARÍLIA VERÍSSIMO VERONESE*
Será uma outra masculinidade possível, ou permaneceremos eternamente nesse looping de decepções, acusações, dúvidas e sofrimentos? As perdas são para todas e todos os envolvidos em casos de assédio sexual. Perdas de reputação, perdas profissionais, pessoais, familiares, de saúde, de paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário