quarta-feira, 18 de setembro de 2024

E como foi que chegamos a um nível tão baixo de candidatos e de escolhas por parte de uma parcela significativa de eleitores?

 Se formos observar direito, é tão grande a despolitização ou alienação  causada  pela indústria cultural e pelo processo educativo e de socialização nas escolas e nas igrejas  que chegamos estupefatos a este ponto  de decadência e degeneração política, mas muitas vezes sem saber como isso se deu e se dá.

E isso tem raízes lá atrás, como afirma a banda Titãs com o verso da canção Televisão "A televisão me deixou muito burro, muito burro demais". E para entender este verso , basta ver os programas de auditórios de domingo, com destaque para Silvio Santos, o qual com a sua saída da Globo teve o seu programa nesta emissora substituído por outro,   que a bem da verdade, até teve   alguma preocupação "educativa". O 8 ou 800?, 1976-1977, um  programa com quadro de perguntas e respostas com base em um  livro  escolhido por candidatos com memória de elefante, os quais  poderiam ganhar o prêmio de oitocentos mil cruzeiros no decorrer de algumas semanas , caso acertassem respostas a todas as perguntas detalhadas produzidas pela produção do programa com base no livro escolhido.

"Para fazer as mudanças da programação da Globo em 1976 quando Silvo Santos saiu da emissora, a Globo  teve que fazer novos programas entre eles o 8 ou 800?, que estreou no dia 1 de agosto de 1976.

Com apresentação de Paulo Gracindo e Silvia Bandeira, e  a narração em off, de Murilo Néri, Oito ou oitocentos? estava baseado num jogo de perguntas e respostas, transmitido ao vivo, aos domingos. O texto era escrito por Walter George Durst e Túlio de Lemos, a direção geral era de Carlos Alberto Loffler, com co-direção de Wilson Resende e produção de Cícero de Araújo e Waldir Paulino. 

Na disputa, o próprio candidato escolhia o assunto a partir do qual a produção elaboraria as questões. Em seguida, a cada domingo, deveriam ser respondidas três perguntas, divididas em seis itens. Acertando-as, o candidato podia conquistar o prêmio máximo: 800 mil cruzeiros. 

O zoólogo Mário Autuori que respondeu sobre as formigas, Clodovil Henandes que respondeu sobre Dona Beija e o estudante Ronaldo Alves dos Santos, que respondeu sobre a vida do jornalista e abolicionista José do Patrocínio, foram os que ganharam o Prêmio máximo de 800 mil cruzeiros." (fonte aqui).  Assista uma história mais completa do programa aqui, inclusive com um vídeo original.

Enquanto Silvio Santos em 1976, aguardando a concessão prometida pelo ditador militar de plantão,  continuava a  preencher o tempo da sua audiência na Tv Tupi, depois na TVS que ficou conhecida como SBT, prosseguia com seu  quadro de calouros, escolhidos dentre um grupo formado pelos piores e pelos melhores dos candidatos inscritos para se apresentar. Os piores fariam o papel ou papelão de palhaços involuntários para deleite do Silvio, das suas "colegas" de auditório e grande audiência dos milhões de telespectadores. (atualmente nestas eleições 2024 esse papel está sendo desempenhado por Lamaçal em SP, entre outros,  com o beneplácito da justiça  eleitoral e da grande mídia comercial) Além dos quadros de brincadeiras de todo o tipo, algumas das quais sem nenhum compromisso com a formação ética , como foi o caso das pegadinhas.

Dos outros programas, incluindo novelas, programas de humor e infantis, não traremos detalhes, deixamos com a memória de quem tem mais de quarenta anos e principalmente com os que tem acima de 50,60 anos, em diante. 

Estes devem lembrar no caso das novelas "educativas", sem deixar de serem divertidas,   o Bem Amado, Roque Santeiro, Casarão, Estúpido Cúpido , das diversas adaptações de obras literárias, em especial no horário das seis horas, das mini-series. Até que começou a decair, e nisso é preciso lembrar da contribuição dada pelo Silvio com suas novelas importadas do México a baixo custo, a salvar , o programa do Chaves, embora este também passível de críticas por parte de estudiosos da área das ciências humanas e sociais. Leia aquiaqui

 No caso dos programas infantis não podemos esquecer  Globinho, Vila Sésamo,  Sítio do Pica-pau Amarelo e  Castelo Ra Tim Bum. Até o dia em  que apareceu, Xuxa, Angélica, Eliana e por aí foi..

 Dos programas de humor, os do Chico Anísio, do  Jô Soares, do Agildo Ribeiro, Casseta  e Planeta e  outros.. Até quando chegou o CQC, o Pânico na TV e por aí foi...

Pronto,  tratando agora das escolas públicas, no que diz respeito a estas, tivemos a retirada, nos meados dos anos 1980,  das matérias Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira (OSPB), mas que poderiam ser ressignificadas, ou seja, mantidas, mas com um outro sentido , em outra direção. Como fez Frei Betto que lançou um livro para OSPB (1986), nos tempos da chamada  Redemocratização,  com uma abordagem libertadora e cidadã dos temas - democracia, cidadania, cultura e direitos humanos - o que significa dizer, uma abordagem sociológica e menos engessada na cronologia do tempo histórico que precisamos fazer nas aulas de História. Para saber mais clique aqui

 E aí, em tempos mais recentes, veio a interferência ideológica e financeira das fundações empresariais com seus padrões autoritários e burocratizados de gestão, embora disfarçados com palavras oriundas do repertório freireano e do movimento escola nova,  mas sem o mesmo significado semântico, o que quer dizer, sem vínculos com o sentido original do espírito libertador e critico de Paulo Freire, assim como democratizante e criativo como preconizado por Anísio Teixeira e seus pares do movimento escola nova.

 Sobre as emissoras de rádio,  é importante lembrar o ponto mais forte da despolitização  desde sempre  que estas   tiveram, agravado  a partir da ditadura militar, mais ainda  com a troca de concessões em favor de votos para o governo, expediente bastante usado por Sarney e FHC, o que favoreceu muitas igrejas, inclusive a católica e a diminuição do público para a música popular brasileira de raízes culturais e politizadas.

No caso de concessões entregues a politicos do centrão fisiológico , associados a empresas de shows e entretenimento, a ordem foi divulgar à exaustão os artistas de determinadas empresas com mais facilidade para gerar  dinheiro rapidamente,   e aí deu em Gustavo Lima e diversos outros artistas envolvidos com esquemas predatórios sob o ponto de vista cultural e político. 

Shows de Gusttavo Lima consomem até 50% de orçamento de cultura de pequenas cidades. Leia aqui 

Já as emissoras religiosas também ajudaram a criar públicos para as canções gospels evangélicas ou católicas de artistas exclusivos, muitas belas, mas na quase totalidade  afastadas de temas sociais e politicos transformadores, se detendo mais no aspecto apologético,  existencial, intimista ou  individualista.

E no que se refere às igrejas, de uma parte significativa da católica, que fez um intenso e qualificado  processo formativo no campo da educação cidadã e libertadora desde as décadas de 1960 a 1980, a partir das investidas do Papa JoãoPaulo II contra a teologia da libertação em associação com o governo norteamericano, chegamos ao polo oposto, antes  um grande contingente de católicos engajados dentro da sociedade com um modo de  participação critica e cidadã, agora com muitos católicos omissos em estado de letargia por conta da retomada do padrão cultural de comportamento religioso predominante antes da década de 1960,  anterior ao Concilio Vaticano II, ou em muitos casos mergulhados em um  tipo de ativismo político que pretende levar a sociedade brasileira aos tempos do Brasil colonial, equivalente ao modelo da igreja da idade média. Parafraseando uma canção do Cazuza, “babies,   vocês parecem uns caras tão atual, utilizando o aparato tecnológico de nossos tempos, mas carregados de ideias do tempo medieval.” Ouça a canção aqui

E agora? Decorridos  quase duas décadas de governos petistas no plano federal, interrompido por um virulento golpe midiático-judicial-parlamentar contra os presidentes Lula e Dilma.

E agora? Com outros mandatos de oito, doze, dezesseis e até vinte anos de prefeituras  de centro-esquerda, bem como de parlamentares, fora trés governos estaduais como Ceará, Bahia e Pernambuco com vinte anos de administrações de centro-esquerda, porque estes governos não conseguem se inspirar com profundidade em politicas de  mudanças como as realizadas pelos CIEPs de Darcy Ribeiro e Brizola e como os CEUs da Marta Suplicy por exemplo, ou como os mutirões de conjuntos habitacionais da prefeita Luiza Erundina e o MOVA - Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, além do avançado modelo de gestão cultural, avançado sob o ponto de vista democratizante e fomentador de ações ou produções culturais sustentáveis, sob o aspecto econômico e politico, a partir dos governos Lula 1 e Lula 2? 

Leia também: Lula reconhece. Brizola e Darcy Ribeiro tinham tinham/tem toda a razão quando o assunto é educação.

Fora outras politicas públicas estruturantes e transformadoras que podem ser lembradas nos comentários, em especial nos campos da educação , da cultura e da comunicação. Embora neste último caso, há pouco de positivo a ser lembrado, mesmo dos primeiros governos do presidente Lula.

E agora? E agora José? 

Zezito de Oliveira



💃🏽
São eles, sempre eles !
.

Parece que são más notícias o tempo todo

Temos enchentes, incêndios, guerras e crimes

Eles tentam me dizer a quem devo culpar

Mas eu sei quem é porque são sempre os mesmos :
.
Muito boa.
E é verdade !
😉
🌹✊🏽

P.S.:   - Na verdade só me interessa uma esquerda capaz de pensar com base no pensamento econômico marxista, como também na base do que formulou Gramsci. Marcuse, Guy Debord, Fannon.  Mariatégui, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Edgar Morin,   pensadores de formação marxista ou radical humanista que foram além, refletindo com propriedade sobre educação, cultura e comunicação, além das questões do campo da subjetividade e da  estética...

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