terça-feira, 24 de setembro de 2024

SE NÃO AGORA, QUANDO? O FASCISMO SE ESPALHANDO E EU PENSANDO EM GANHAR UMA ELEIÇÃO OU EM SER UM CANTOR E TER UM GRANDE AMOR...

ROMERO VENÂNCIO (UFS)

 Parece que estamos vivendo uma situação de difícil aprendizado. O crescimento vertiginoso de uma extrema direita (para alguns, pode-se nomear de fascista) desde 2013 e temos pouco recurso contra ela... Será que é apenas isto? estamos diante de uma esquerda completamente sem ação efetiva contra esse extremismo que só cresce, se organiza nas redes digitais e vai chegando aos poucos no tecido social brasileiro. As eleições ajudam ainda mais na visibilidade dessa extrema direita. As mídias da casa grande aliaram-se cada vez mais às loucuras da  audiência para cada vez mais projetar as figuras extremistas. O caso de Pablo Marçal em São Paulo é um exemplo. As eleições que ocorrerão em outubro/2024 está sendo pródiga numa coisa: a nossa percepção de uma mudança grande na intenção do eleitor. Vemos cada vez mais crescer nas camadas populares a crença de que as ideias da extrema direita representa alguma saída para as demandas populares. Se algum exemplo histórico pode nos servir para algum aprendizado, será o seguinte: quando as ideias extremistas de direita chega as camadas populares e ganha mente e coração do povo, o que vem em seguida é o que tem de pior. Paciência.

Zezito de Oliveira

Uma canção que descobri na época da pandemia,  e que se tornou inesquecível para mim, porque mistura questões objetivas e subjetivas , e duas  delas são cruciais , o individualismo exarcebado combinado com o falta de comprometimento com as causas coletivas. Na verdade, o desafio lançado pela letra da canção é viver o amor próprio e na relação a dois , combinado ao amor pelo justo,  pelo bom  e pelo melhor do mundo, como resumiu Olga Benário sobre a  principal razão do seu viver e da sua entrega.

[Relacionado ao texto escrito por Romero Venâncio enviado a pouco....https://www.youtube.com/watch?v=f-uVvZA7E-8




Preocupante demais entende a virar moda, se espalhar, a verdadeira teologia do domínio, sorrateira e destrutiva...

https://www.intercept.com.br/2024/09/20/manaus-camara-de-vereadores-100-evangelica/


Nenhum comentário: