terça-feira, 3 de setembro de 2024

De Sergipe para o mundo a peça Billie Holiday, a canção, brilha no Teatro Guarany em Santos.

 
A apresentação, enfim, aconteceu na noite do último domingo, e a receptividade do público santista foi impressionante! As pessoas completamente rendidas ao espetáculo, depoimentos apaixonantes, emocionados... Muito lindo, Zezito! Encerramos o festival com chave de ouro, pra nossa felicidade e tranquilidade. 🫠

Tânia Maria  - cantriz intérprete de Billie

BILLIE HOLIDAY, A CANÇÃO SE APRESENTOU  EM SANTOS, SÃO PAULO, ONDE ENCERROU O FESTIVAL SANTISTA DE TEATRO - FESTA, EM 01 DE  SETEMBRO!!

No dia 24 de agosto, a Tampa Produções Artísticas embarcou  para Santos -SP, onde o simbólico monólogo dramático do memorável e único Hunald de Alencar, Billie Holiday, a Canção, encerrou  a programação do festival de teatro mais antigo do Brasil em atividade: o Festival Santista de Teatro – FESTA, já em sua 66ª edição. O icástico festival foi criado por Pagu, escritora vinculada ao movimento modernista, e primeira presa política do Brasil, e Paschoal Carlos Magno, ator, poeta, teatrólogo, considerado um dos renovadores do teatro brasileiro, sendo responsável pela criação no Brasil da função de diretor teatral, e revelado grandes nomes da atuação, como Sérgio Britto,  Othon Bastos e Sérgio Cardoso - duas célebres importantes figuras da nossa história e cultura brasileira. O FESTA é um marco na cultura teatral do país, em especial, do movimento teatral de São Paulo. A apresentação aconteceu no dia 01 de setembro, às 21h, no teatro Guarany, o quinto teatro mais antigo do Brasil. A apresentação correspondeu a expectativa inicial,  de que a montagem sergipana impactasse o público santista, assim como aconteceu com as plateias de outras paragens por onde passou. 

Billie Holiday, a Canção rumo a Santos - SP em mais uma aventura teatral! 

Inegavelmente, Billie Holiday, a Canção se tornou um grande fenômeno do teatro de Sergipe de todos os tempos! Em pouco mais de 04 anos, a partir de sua estreia, em maio de 2016, já se apresentou em temporadas por diversas vezes na capital Aracaju, em Recife, Salvador, em dois momentos, Brasília, Belo Horizonte, Crato-CE, na Mostra SESC Cariri de Culturas, além de ter sido destaque no Festival de Jazz da Macuca, em Correntes-PE, e ter percorrido dez valorosas cidades do interior sergipano, onde estreou o projeto de interiorização do espetáculo, através do Edital de Economia Criativa SEBRAE 2023, levando-o a um público inacessível a uma arte polida. Nesse percurso, já são mais de 200 apresentações realizadas. 

Desde o seu início, o espetáculo tem arrebatado o público e a crítica com a força de seu texto lancinante; somando ao bom êxito os convites que surgiram para viajar a Nova Iorque e Atlanta, nos EUA, Alemanha, França e Portugal, na Europa. Mais uma vez, Billie Holiday, a Canção se destaca no cenário nacional, sendo agora convidado de honra para encerrar um festival de tamanha envergadura.

Vale ressaltar que o teatro Guarany onde o espetáculo irá se apresentar recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, e é Patrimônio Imaterial Cultural da cidade de Santos. Quem abriu  o festival foi a atriz Vera Holtz, com o seu monólogo “Ficções”, que assim como Billie... também foi  convidada de honra deste evento. É um regalo para o nosso projeto dividir o palco com a ilustre atriz ao encerrar a edição de número 66 do tão prestigiado FESTA! A honradez de poder ter representado o nosso Sergipe foi imensa, e nos apraz, mais uma vez, poder ter  “cantado a nossa aldeia” muito além do rio Real! Ademais, nosso amor à arte é feita de luta e força de artista que não desiste nunca, apesar dos percalços no caminho. Evoé!  

Mais informações

https://www.instagram.com/billieholidayacancao/




Nenhum comentário: