Foto: Comissão da Verdade de Sergipe
Blog Primeira Mão
Adeus a Milton Coelho – Ex-militante da luta contra a ditadura em Sergipe, morre em UTI hospitalar
17/04/2024 / Por Eugênio Nascimento
Milton Coelho era petroleiro aposentado, militou no PCB e atuou no PT, partido pelo qual disputou eleição
Depois de uma semana internado na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital Primavera, morreu na madrugada desta quarta-feira o ex-militante de esquerda, Milton Coelho. Ele foi internado com pneumonia. O seu velório acontecerá no Osaf, em Aracaju.
Milton Coelho esteve na luta contra a ditadura militar instalada no país em 1964 e era um árduo defensor da democracia. Foi militante do Partido Comunista Brasileira(PCB) e do Partido dos Trabalhadores (PT), na condição de quadro filiado.
A sua participação na luta pela redemocratização do Brasil lhe motivou a prisão em 1976, durante a Operação Cajueiro, adotada pelo governo federal militar em perseguição àqueles que pregavam a volta do estado de direito ao Brasil.
Nas dependências do 28º Batalhão de Caçadores (unidade militar do Exército Brasileiro no Estado de Sergipe), em Aracaju, foi torturado e, como consequência das torturas sofridas ficou cego.
Operação Cajueiro - Um Carnaval de Torturas
-----------------------------------Milton Coelho se constituiu como referência no campo politico e de integridade moral, como pessoa generosa e humanista que era. Gostava de interagir bastante com as pessoas, em especial através do rádio , este que foi uma das suas mais importantes companhias, inclusive nos momentos de insônia.
Considerava o trabalho educativo com arte e com a imprensa junto à juventude como fundamental para a construção da necessária consciência democrática e cidadã. Tinha especial predileção pelo teatro.
E mesmo cego, devido as torturas sofridas na operação cajueiro em 1976, procurava intervir nos acontecimentos politicos e sociais da cidade.
Tinha uma preocupação acentuada com a formação dos militantes e da população em geral, e para isso se dedicava no compartilhamento de material jornalistico e de livros em PDF, assim como indicação de vídeos, livros, jornais alternativos e etc. Era um eximio datilográfo e usava máquina e depois o teclado do computador com grande destreza. Era entusiasta do jornal "Mundo Jovem" produzido e distribuído sob os auspicios da PUC-RS.
Se destacava pela fé inabalável nas transformações progressistas da História pela ação dos homens e mulheres irmanados nos ideais socialistas e sem preconceito com visão religiosa, partidária e de outra natureza.
Como Jesus Cristo propugnou no Evangelho "O importante é vida em abundância para todos os homens e mulheres".
Gracias a La Vida por pessoas como Milton Coelho ter existido e que continuará a existir na memória de quem não desiste de sonhar e de lutar por um mundo de justiça, de beleza e de paz.
"Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será."
Caetano Veloso - Um Comunista
Soy Loco Por Ti América - Caetano, Gil e Capinam.
2 comentários:
Conheci em uma formação da pastoral da juventude em meados dos anos 2000! Sempre militante na luta por formação de novos agentes políticos e culturais, o presidente da ação cultural Zezito de Oliveira foi quem nos presenteou com essa lenda, Milton Presente! Sempre.
Descanso eterno daí-lhe Senhor. E a Luz perpétua o esplendor.
Postar um comentário