Francisca Pinheiro veio de São Mateus, a vinte quilômetros do centro de São Paulo, para ver Lula na avenida Paulista.
Quem não conhece a capital paulista não imagina o esforço que pode ser sair de lá e chegar ao centro financeiro da cidade, depois de usar várias conduções.
Francisca não apenas veio, mas vestiu-se com uma roupa que ela mesma confeccionou para a ocasião: um vestido de apoio a Boulos e Marta.
Ela já havia feito uma roupa especialmente para a posse de Lula.
Ao lado de Marta, a ideia era conectar com os eleitores lulistas.
Domingo, no Jardim Damasceno, Zona Norte de São Paulo, deu certo: é lá a sede da primeira cozinha solidária organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), projeto que Boulos comandou.
LEIA MAIS :
COM MEUS BOTÕES ANTES DA ELEIÇÕES. NOTINHA
Romero Venâncio (UFS)
Sendo bem sincero por estas bandas e torcendo para está errado totalmente. Nunca vivi o que vivo hoje às vésperas destas eleições municipais. Sinto no ar e por onde passo ardor muito grande pelas candidaturas de direita. As pesquisas indicam e podem errar. Podem... Mas a coisa parece séria e o terrível avança. Candidaturas fracas, tolas, de direita e sem projeto algum. Apenas poder e grana. Os herdeiros das oligarquias crescendo a cada pleito. A manipulação dos pobres começou bem antes das eleições. Arrancaram o povo pobre das periferias através de "diárias" baixas e humilhantes. Sol escaldante e desorientação até no olhar das pessoas. Gente que não tem a menor ideia de onde mora ou quem é o candidato que segura a bandeira. Nenhum país ou suposta democracia vai pra frente com essa armação cruel e deliberada.
Espero está errado, mas tudo indica que a tragédia que cairá sobre os ombros do que restou de esquerda nesse pais será mais funda desde os anos 80... As redes digitais, o orçamento secreto, a massificação cultural do tipo Gustavo Lima, Frei Gilson ou Silas Malafaia disparou na frente e atrás e deixou uma esquerda atordoada e sem resposta. Pablo Marçal pode ser apenas um começo de um caminho que teremos que trilhar. E o governo Lula e seu ministério não ajudou na luta contra uma extrema direita que avança nas periferias. Sem estratégia e tática alguma, fica difícil. Só debate parlamentar e a mistificação econômica não combatem fascismo. Nem aqui e nem na China... O aprofundamento da pobreza mesmo com PIB alto só faz avançar extremismos de direita entre os mais pobres. E os ricos sempre ganhando cada vez mais. Dois dias antes das eleições uma ministra do governo vai para a capa da revista Veja com pose de policial, algo de grave deve tá acontecendo e não sabemos. E ninguém falou nada sobre o assunto. 2026 cobrará a fatura. Mas o pior já pode ser neste domingo. Paciência.
Porém, sei que política não é reta euclidiana, ainda. Em frente.
"Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come?"...
Lailton Araújo no facebook
Concordo totalmente com a análise política do texto, mas, não posso ficar "No Jogo do Tempo” (minha composição) esperando que me coloquem uma "camisa de força", ou ainda, lavem o meu cérebro de esquerda, mesmo utópica, ou por último: invadam: o meu espaço intelectual e digam o que devo lecionar na escola, ler, escrever, pensar, falar, compor musicalmente, vestir e o que pedir aos "deuses". Essa mídia e cultura e idiotas tem este propósito...
O Congresso (que aprisionou o próprio Lula – em uma citada camisa de força) não tem limites ou currais - quando pensam ser éticos - dentro da direita ou extrema direita... A esquerda recebeu a unção dos enfermos (extrema-unção)?
A Internet criou e deu voz a um monte de idiotas de um rebanho, plugado ao celular, desmotivado de projeto de país (claro que reconheço o esforço do governo federal em vender um país destruído por Bolsonaro). Quantos se espelharam no Projeto Doutor da CAPES? Hoje, andam com um pires na mão, desempregados ou no subemprego. O Brasil ardeu (queimando de Norte a Sul) na incompetência do Ministério do Meio Ambiente... A culpa sobrou para “O Jogo do Tempo” e o Aquecimento Global... Ainda bem que sou Biólogo e não acredito em Papai Noel! Continuo crítico e consciente como professor, estudante, pesquisador e artista.
Não é fácil! São Paulo/SP – pelo menos – tenta reagir com a “cara e coragem”. Boulos 50 pode ser o início desta reação na Região Sudeste... Eu acredito na passagem para o 2º Turno e possível vitória para prefeito. Sinto que boa parte das pessoas ressentidas (ainda com o PT –claro que de forma injusta) não quer um “Marçal” (a pior figura que já vi vestido de político) ocupando uma administração pública...
E o “Prefeito Nunes”? Talvez seja um pouco melhor entre os piores dos piores da direita... “É O Jogo do Tempo” em um jogo de xadrez com cartas marcadas por mídias sem escrúpulos. Calma: ainda pensamos, agimos, somos éticos e donos do próprio destino... O voto – apenas o meu voto – pode ser a gota d’água da vitória em minha consciência política. Com certeza: BOULOS 50!
Esqueci algo: “Tabata Amaral”. Quem é Tabata a estudante de segundo grau no “Jogo da Política”, movida pelo desejo de ensinar, o que pouco aprendeu nas vazias mídias sociais? “Tadinha”... Tornou-se o “Ciro Gomes” no “Circo dos Gladiadores da Extrema Direita” ou boba da corte. Talvez: “Sem Lenço e Sem Documento”! Tem tempo para estudar e rever o que não esqueceu quando morou nas comunidades da periferia em Sampa! A sociedade periférica cobra, conforme, um dia relatou o grupo Racionais MC's.
Voltando à realidade: estou saindo para votar dentro de alguns minutos... Minha cola no bolso: Boulos - 50 (prefeito); Bancada Feminista - 50900 (Vereador)... Pesquise este último número. É a tendência das próximas eleições!
Chá de ânimo e boa sorte!
Abraços.
NÃO ME VENHAM CHORAR AS PITANGAS OU COM CHORUMELA
Pensando melhor essa eleição pode não ser, nem o pior e muitos menos, o melhor dos mundos para a esquerda.. Mas independente dos resultados, daquilo que eu sei com maior convicção. Precisaremos estar mais engajados em atividades culturais, pedagógicas, politicas - junto e misturado - e não apenas voltado para o momento das disputas eleitorais.
Em acontecendo isso, o sofrimento para a esquerda vencer as eleições será menor, em algumas situações, bem menor. Assim como a sofrimento quando conquistar uma prefeitura com poucos candidatos a vereador eleitos da sua federação.
LEIAM O BLOG DA CULTURA PARA SABER MAIS SOBRE
informações voltadas ao fortalecimento das ações culturais de base comunitária, contracultura, educação pública, educação popular, comunicação alternativa, teologia da libertação, memória histórica e economia solidária, assim como noticias e estudos referentes a análise de politica e gestão cultural, conjuntura, indústria cultural, direitos humanos, ecologia integral e etc., visando ao aumento de atividades que produzam geração de riqueza simbólica, afetiva e material = felicidade"
Lembrando Jesus nos evangelhos “ Procurai o reino de Deus e sua justiça e tudo o mais vos será acrescentado.” Mateus 6:33
Zezito de Oliveira
https://www.youtube.com/watch?v=0xYFiwXXO74
Nenhum comentário:
Postar um comentário