domingo, 20 de outubro de 2024

Magia, mistério e mística na celebração da páscoa de Ângela Melo, professora, dirigente sindical e vereadora em Aracaju.

 



  Magia, mistério e mística. Palavras que devem ter a mesma raiz semântica, não sei dizer ao certo, mas que  se aproximam muito em termos de significado, de sentido, isso eu sei.

 Então, foi isso que esteve presente na celebração do primeiro ano da páscoa da professora e vereadora Ângela Melo na Comunidade Bom Pastor, localizada no bairro Santos Dumont, realizada na noite deste sábado, 19/10/2024.

: E quando existe magia, mistério e mística em só lugar, existem símbolos e sinais que nos conectam, que nos ligam ao tempo passado, ao tempo presente e ao tempo futuro..

 Existem símbolos e sinais que fazem a conexão , a ligação , junto e misturado, do mundo visível com o mundo invisível.

 Existe magia, mistério, mística,  quando há unidade, quando há integração da natureza com a cultura, do corpo com o espírito,  da luta com a festa, do ocidente com o oriente, da tradição com a inovação, das crianças com os anciãos, do feminino com o masculino..

 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Quem tem olhos para ver, veja. Quem tem bons sentimentos e um bom coração, sinta e aja.

 Trago aqui também a celebração na Igreja São Pedro Pescador em 04 de Outubro (dia dedicado a São Francisco de Assis no calendário litúrgico) como um momento de magia, mistério e mística, sobretudo pelo celebrante ser o Padre Givanildo, negro, amigo de todos, em especial dos mais pobres e excluídos, consciente, crítico e afetuoso como o nosso amado Papa Francisco.

Lembrei da canção abaixo no decorrer da escrita do texto acima. Já Maria, Maria encerrou de forma magistral a celebração com a voz principal de Cristina e o acompanhamento de  Caducha no violão.

Zezito de Oliveira







segunda-feira, 9 de outubro de 2023

exta-feira, 18 de outubro de 2024

Nenhum comentário: