domingo, 20 de outubro de 2024

Doc. Povo de Atalaia de Gabriela Caldas no Cineclube Realidade na Igreja São Pedro Pescador em Aracaju nessa sexta-feira, 25 de Outubro de 2024.

 O filme narra o cotidiano do bairro e da Praia de Atalaia, em Aracaju na capital sergipana.




Dir. Gabriela Caldas, doc, 56 min. Sergipe/Brasil, 2023, Livre

O documentário de natureza experimental Povo de Atalaia brinca com os mecanismos da memória coletiva da Atalaia ao contar um pouco da história do bairro e seu crescimento, um recorte a partir do ponto de vista de Gabriela Caldas, que realizou o filme através de dispositivos (regras auto impostas de realização) a exemplo da escolha dos personagens que de alguma forma cruzaram a vida da autora. Povo de Atalaia abusa de imagens de arquivos variados em sua construção, destaque as fotografias de José Caldas que fotografa a Aracaju desde do final dos anos 70 e as participações musicais de Pedrinho Mendonça, Joesia Ramos, Patrícia Polayne, Jimi, Snooze, Cataluzes, Tonho Baixinho, Grupo Sabuká Kariri Xocó além dos relatos de Caio Amado, Cabo Duda, Telma dos Santos filha de Manequito, Antonio Passos, Seu Dió, Mary Barreto, Andrea Hoo, Rafael Snooze, Cibele C., Wesley Pereira de Castro entre outros personagens. O documentário se vale de artifícios estéticos que emulam um labirinto temporal/afetivo/imagético/histórico/musical na representação das memórias da autora a partir das vozes de seus personagens.

Elenco de Povo de Atalaia

Caio Amado voz

Cícero Mago

Gabriela Caldas

Jamson Madureira

Odécio Antonio

Patrícia Polayne

Pedrinho Mendonça

Wesley Pereira de Castro voz

Localização da Igreja São Pedro Pescador -  Avenida João Rodrigues 425 Industrial,

 Pontos  de referência - Aracaju Parque Shopping e  Viaduto da Ponte Aracaju- Barra, fica mais próximo do segundo.

Entrada Franca

Na encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco defende que as cidades e países devem ser abertos às diferenças e valorizá-las, para que se construa um mundo melhor, mais justo e pacífico. O Pontífice propõe que os esforços para com as pessoas migrantes se concentrem em quatro ações: acolher, proteger, promover e integrar. 

A apresentação do doc. "Povo de Atalaia" faz parte da apresentação de filmes que dialogam e reforçam o conteúdo da Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco.

Fratelli Tutti

TemaFraternidade e amizade social

ObjetivoConstruir um mundo melhor, mais justo e pacífico

PrincípiosAcolher, proteger, promover e integrar as pessoas migrantes

MensagemO diálogo e a amizade social são caminhos para construir um mundo melhor

Compromisso Responsabilidade coletiva para levar à fraternidade e amizade social

O Papa Francisco também defende que as várias culturas devem ser salvaguardadas, mas que devem ser estimuladas para que surjam algo de novo no encontro com outras realidades. 

“Fratelli Tutti” para os jovens



A encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, publicada em 2020, foi estudada por jovens em um fórum internacional inter-religioso. A encíclica aborda temas como a amizade social e a fraternidade, e convida a uma reflexão sobre a importância do diálogo e do acolhimento das necessidades do outro. 
Fratelli Tutti
Título
"Todos irmãos"
Subtítulo
"Sobre a fraternidade e a amizade social"
Temas abordados
Amizade social, fraternidade, política, ecumenismo religioso, diálogo, acolhimento das necessidades do outro
Principais pontos
Consciência sobre o mundo, esperança, diálogo permanente, recomeçar a partir da verdade, religiões a serviço da fraternidade
O Papa Francisco convida à construção de uma fraternidade universal e de um pacto de amizade social. Ele afirma que a amizade social vai além de um sentimento de estima e se apresenta como uma forma autêntica de construção do tecido social. 


Nenhum comentário: