quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Nascimento de Carlos Drummond de Andrade e morte de Arthur Moreira LIma em 31 de Outubro

 

Carlos  Drummond de Andrade em Copacabana

Poeta no seu banco preferido no  calçadão de Copacabana.

Produzido nos anos da Segunda Guerra Mundial e lançado em 1945, A rosa do povo é um dos livros mais importantes de Carlos Drummond de Andrade, e certamente o mais político. Foi a época em que o poeta se aproximou do comunismo. Os 70 anos de sua publicação fizeram com que girasse em torno desse livro a programação de 2015 do Dia D, o evento anual liderado pelo IMS para homenagear Drummond na data de seu aniversário, 31 de outubro.


A Rádio Batuta convidou o poeta e filósofo Antonio Cicero para ler poemas de A rosa do povo. Neste programa estão 15, como A flor e a náusea e Retrato de família.


Ouça AQUI


Rarrapaz conversa com Carlos Drummond de Andrade

Estatua de Carlos Drummond de Andrade. Foto por @BiaCisne18  03:30 - 18 de jan de 2014


Morreu hoje Arthur Moreira Lima... Um pianista de tradição comunista... Luto!



Arthur Moreira Lima | Show "De Repente" (1988)




João Lopes
  · 
Morreu agora a noite o grande pianista Arthur Moreira Lima. Uma enorme perda pra a música e também para o campo progressista, uma vez que o premiado pianista nunca se furtou em se posicionar sempre do lado certo da história.
O também pianista Júlio Draghi, professor da Escola de Música da UFRJ, tomou a brilhante iniciativa junto à reitoria e ao departamento de música da universidade, em premia-lo com o título de Doutor Honoris Causa poucos dias atrás.
Tudo foi providenciado a tempo para que o músico recebesse a honraria em vida.
O engajado pianista ganhou prêmios importantíssimos no início da carreira e recebeu no fim da vida o mais que merecido reconhecimento da academia.
Nas últimas décadas ele dedicou-se em levar sua arte pelos mais diversos pontos do país, como se vê no mapa acima.
Ele percorreu com seu "Caminhão Palco" por mais de cento e trinta mil quilômetros em centenas de cidades em todas as regiões do país levando, não só música clássica, mas principalmente o choro, a mais genuina da nossa música em praças públicas e teatros populares.




Alma brasileira

Homenagem a Arthur Moreira Lima

Alma Brasileira traz o pianista brasileiro interpretando Chopin e Nazareth



Nenhum comentário: