sábado, 12 de outubro de 2024

Salve Maria! Salve todas as Marias!! Play list abrindo com a linda letra e melodia de Raul Seixas Ave Maria da Rua.

 @abelluiz9555

Já toquei em igreja renovação carismática e nunca ouvi uma música que exalta Maria como essa música. Os católicos não estão preparados pra discutir isso.



@ isaacbarros6315  a música é linda, cantar apenas coisas úteis ligadas a igreja é uma coisa nova, até a década de 90, era comum serem tocadas nas celebrações e missas, qualquer música que fizesse referência ao dogma católico, por exemplo Romaria da Elis Regina durante muito tempo foi tocada no começo das missões, Ave Maria da Rua pode ser sim utilizada tranquilamente nas celebrações basta a autorização do padre...

@edgarcorreia2377
Li uma reportagem do grande Raul falando sobre essa música. Ele disse que estava em casa com a esposa Glória e Paulo Coelho e a esposa Cecília. Raul e Paulo, começaram a falar sobre a importância da mulher na história humana. Aí foi saindo a música ave maria da rua. Tava chovendo,eles olhando a chuva escorrendo nas vidraças...obra prima!! Obrigado Raul!!!!!



Música retirada da caixa de Zé Ramalho "A caixa de Pandora" , Disco 04 Raridades.



DIZER TEU NOME, MARIA (D. Pedro Casaldáliga / Cirineu Kuhn)


Ave Maria Sertaneja





Romaria  - Renato Teixeira

Romaria [1978] - Renato Teixeira


Choro das 3 - Ave Maria no Morro


Maria Maria (Acústico) (Fernando Brant / Milton Nascimento)


Marisa Monte - Maria De Verdade





Chico Alencar 

VALEI-NOS, NEGRA APARECIDA!

"Sou caipira Pirapora, Nossa Senhora de Aparecida/ ilumina a mina escura e funda, o trem da minha vida"

Foi num longínquo 12 de outubro de 1717, no Brasil Colônia, sob os horrores da escravidão: Domingos, Felipe e João eram pescadores pobres do rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP).

A comitiva do Conde de Assumar, governador da provincia de São Paulo e Minas do Ouro, estava passando por lá, rumo à Vila Rica de Ouro Preto. Com fome de ouro e comida.

Os pescadores viam naquela presença "nobre" uma oportunidade de ganhar alguma coisa para sua dura sobrevivência. 

Mas a pesca estava fraca. Até que um peso nas redes os animou. Não, não era peixe bom: era uma pequena  imagem de Nossa Senhora da Conceição, de 40 centímetros, enegrecida pelas águas, sem a cabeça - "pescada" logo depois.  

João, Domingos e Felipe acomodaram a santinha com carinho, num canto da canoa. A partir dali, a pesca foi abundante!

Velada na casa humilde de Domingos, logo os vizinhos acorreram. Fez-se um pequeno oratório; os devotos, gente simples, foram aumentando. Naqueles tempos sombrios de exploração, a Mãe Aparecida dos marginalizados recebia muitos pedidos de proteção e conforto.  

A localidade, chamada de Capela da Aparecida, ganhou autonomia. Em 1834 virou Basílica, para acolher os romeiros que vinham de toda parte. 

A princesa Isabel, já na crise do regime imperial e da abominável escravidão, dotou a imagem de coroa e manto azul marinho. O papa Pio XI, em 1909, instituiu a Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.  

Hoje, a Nossa Senhora Negra Aparecida está incorporada à tradição da religiosidade popular. É reverenciada pelos fiéis como mediadora e auxiliadora na superação das enfermidades do corpo e da alma. 

E na infusão de ânimo, para as lutas da vida contra toda espécie de discriminação, crueldade e opressão. 

"Me disseram porém, que eu viesse e aqui/ pra pedir em romaria e prece paz nos desaventos/ Como eu não sei rezar, só podia mostrar meu olhar, meu olhar, meu olhar..."

("Romaria" é a canção mais tocada de Renato Teixeira, e uma das 10 mais executadas no Brasil, em todos os tempos)

Nossa Senhora - Erasmo Carlos / Roberto Carlos


Nenhum comentário: