terça-feira, 26 de março de 2013

FÓRUM DE CULTURA E EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO




“Em que deve se fundamentar um verdadeiro Projeto Cultural para as Pequenas e Médias Produções, no Município, no Estado e no País?”.

 Leia mais:

 http://forumculturaeducacao.wordpress.com/

 

 Seria interessante se houvesse muito mais projetos levando música e arte para feiras, praças e escolas...


Igor Mangueira
Seria interessante se houvesse muito mais projetos levando música e arte para feiras, praças e escolas... Isso ajudaria a população a se sensibilizar e conhecer a arte que está fora da grande mídia. O cachê, na minha opinião, poderia ser uma ajuda de custo, uma vez que a promoção e a divulgação do artista seria o foco principal. Outra coisa é que seriam explorados horários e circunstâncias diferentes para apresentações artísticas de uma forma em geral.


 Leia mais, AQUI

  O seu comentário em destaque:

Um comentário:


Danilo Fraga disse...
Por falar em cultura nas escolas gostaria de lhes apresentar O Teatro da Vila.
Localizado na Escola Estadual Carlos Maximiliano Pereira dos Santos é utilizado por alunos, professores e funcionários no período diurno e por artistas e público no período noturno, além de ser palco para eventos da comunidade.
Surgiu em agosto de 2007, como uma das primeiras ações do Desafio Max
ação criada por uma comissão de estudantes, professores, pais, parceiros e moradores do bairro para evitar o fechamento da escola.
O Teatro, desde então, vem sendo um
espaço de difusão cultural dentro da Escola Estadual Carlos Maximiliano,recebendo grupos de teatro e espetáculos musicais diversos, dentre os quais quatro coletivos artisticos que ali se estabeleceram. É gerido pelo Comitê Gestor do Teatro da Vila, composto por representantes de cole@vos artisticos, da escola e de organizações da sociedade civil : Movimento Elefantes (coletivo de bandas de sopro) Comboio de Cordas (coletivo de violonistas) Kolombolo Diá iraDninga (coletivo de samba tradicional Paulista) Ass. Raso da Catarina (valorização e preservação da cultura popular brasileira) TEDx (movimento independente, de caráter social e sem fins lucra@vos, organizado por pessoas que desejam espalhar o valor das ideias) Cidade Escola Aprendiz (OSCIP desenvolvedora e disseminadora de comunidades educativas) APM MAX (Associação de Pais e Mestres da E.E. Carlos Maximiliano P. dos Santos)e Ponto de Cultura Escola da Rua.
Esta Teatro que nos ultimos 5 anos teve mais de 700 apresentações artisticas e musicais além de concertos didáticos e apresentações de aulas show para alunos foi interditado em fevereiro pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação).
Segundo a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) no início de 2013, o Teatro da Vila não cumpre as normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros e não está descrito na planta como um Teatro, mas como uma sala de aula. Desse modo a Fundação não tem como aprovar a planta da forma como se apresenta hoje. O fechamento do Teatro, desde fevereiro de 2013, é um fato trágico para a escola, ar@stas, público e comunidade. Em 2012, a escola foi escolhida como a primeira da região Centro-­‐Oeste da capital a implantar o Projeto de Ensino Integral, e este fato está conectado às diversas parcerias e ações culturais que a escola vem realizando, incluindo o próprio Teatro da Vila. A escola passou, desde então, por uma série de reformas orientadas pela Sec. Estadual de Educação, as quais não incluíam o Teatro nem tampouco alertaram para as condições inapropriadas de segurança e documentação do espaço. Portanto, Teatro da Vila permanecerá fechado e sem previsão de abertura. Até que o espaço seja inteiramente reformado e regularizado junto aos órgãos competentes, o Teatro não existe mais.
Conheçam mais em www.teatrodavila.org.br
www.facebook.com/teatrodavila


Danilo,
Muito legal a narrativa da experiência, a despeito dos percalços que está havendo.
Defendo que você recolha assinaturas presencial e virtual para ajudar a garantir a retomada do teatro, no menor espaço de tempo possivel e que vocês busquem articulação politica com o movimento social das culturas, articulado por diversos coletivos como o Fora do Eixo, Teatro contra a Barbárie, Fórum Cultura e Educação e etc..
Se possivel,  buscar o apoio de parlamentares que tenham compromissos real e permanente com as causas da cultura. Preferencialmente no minimo 2 e de partidos diferentes.
Sucesso!!

Zezito de Oliveira - Gestor de conteúdo do blog da Ação Cultural.

 Conheça a proposta do portal CulturaEduca  AQUI


O CulturaEduca é um portal aberto e gratuito que tem como objetivo  contribuir para a troca e produção de metodologias que promovam a articulação entre cultura e educação.
Nesse espaço virtual poderão interagir educadores, agentes culturais, estudantes, gestores de políticas públicas, pesquisadores de diversas áreas e interessados em geral.

O portal prevê os seguintes conteúdos:

  •  Mapa interativo com informações de 15 mil territórios educativos das escolas que fazem parte do Programa Mais Educação do Ministério da Educação (MEC)
  • Fóruns para debate, troca e produção de metodologias
  • Painel de indicadores para acompanhamento e avaliação das ações de Cultura e Educação
  • Galeria para construção de acervo (textos, imagens, vídeos e áudios)

Mais que um site

O CulturaEduca pretende ser também um instrumento pedagógico virtual, onde alunos e professores poderão consultar, produzir e inserir de maneira interativa informações sobre o território educativo de sua escola.  Pretendemos aqui criar uma “ponte” que contribua para a interação dos saberes culturais locais aos processos educativos formais, e, ao mesmo tempo, promova a aproximação do projeto pedagógico das escolas aos interesses reais de sua comunidade.

Quem desenvolve?

Esse portal se encontra em fase de desenvolvimento (versão beta) e é produto do projeto “Mapeamento das iniciativas de Cultura e Educação” – fruto de uma parceria entre o Instituto Lidas, a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).
Contribui para produção de conteúdo do portal a Casa das Arte de Educar, do Rio de Janeiro, que atualmente promove uma pesquisa-ação nas 5 regiões do país, também em convênio com o MinC.
Além do Instituto Lidas e da Casa da Arte, a Secretaria de Políticas Culturais/MinC e a Secretaria de Educação Básica/MEC compõem um comitê gestor que acompanha e debate os objetivos e conteúdos desse portal nessa fase de desenvolvimento.

Não se acanhe!

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou comentário sobre o portal CulturaEduca ou sobre o projeto “Mapeamento das iniciativas de Cultura e Educação” você pode entrar em contato conosco no endereço contato@culturaeduca.cc


LEIA MAIS SOBRE PRODUÇÃO CULTURAL NA ESCOLA. AQUI

 

Nenhum comentário: