domingo, 31 de março de 2013

Salve Darcy Ribeiro! Salve todos os que lutaram para o retorno da democracia, mesmo que imperfeita e inacabada.


“Anunciação” e a Páscoa. Por Luis Fernando Amstalden

Publicado em 31 de março de 2013
A primeira vez em que ouvi a música Anunciação”, pensei que fosse sobre a Páscoa. Mais tarde soube que não, que era uma canção feita na época da abertura política e que Alceu Valença a havia composto pensando no fim da ditadura e no ressurgimento da democracia. Anunciação seria o anúncio de novos tempos, sem repressão, com alegria e liberdade.
“A voz do anjo sussurrou no meu ouvido…” é um trecho, por exemplo, que homenageia Stuart Angel, filho da estilista Zuzu Angel que foi torturado e morto pela ditadura. Parece pascal, não?
E na verdade, é também.
Seja o fim de uma ditadura, seja o fim de um ano, seja o fim de um ciclo, a Páscoa tem sempre significados múltiplos, todos ligados a morte e renascimento. Alceu quis cantar sobre a volta de liberdade, mas cantou sobre a volta de toda alegria.
Isso também é Páscoa.
A volta de liberdade, da vida e da alegria. Mesmo que estejamos ainda distantes de muitas coisas que gostaríamos, inclusive a real democracia, hoje é dia de celebrar a esperança na vida.
Feliz Páscoa a você.
E que a alegria tome conta de todos nós, ainda que seja por aquilo que está por vir.

Leia no blog original. AQUI

Leia também:
A RBA publica esta semana uma série de histórias de uma face pouco explorada das heranças da ditadura (1964-1985). Para lembrar o aniversário do golpe, no próximo 1º de abril, militares revelam como foram perseguidos pelo regime: torturas, cassação de cargos e marcas psicológicas que ficaram guardadas por muito tempo. Agora, finalmente começam a ganhar corpo e forma.

AQUI

Nenhum comentário: