sexta-feira, 19 de julho de 2024

LInha do Tempo - ano 2013 ( Ação Cultural 20 anos - Cultura Viva 20 anos)

2013 - 2º ano das atividades do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania. Com ações culturais  em Aracaju, Conjunto Jardim (Socorro)  e Conjunto Eduardo Gomes (São Cristóvão).

A Ação Cultural é uma organização da sociedade civil pioneira no trabalho com dança moderna, audiovisual, cineclube e hip-hop, junto e misturado,  voltado às crianças e adolescentes e jovens residentes na periferia de Aracaju e Região Metropolitana.

                    O projeto Ponto de Cultura Juventude, Cultura e Cidadania, inscrito e escolhido por meio do edital de seleção pública lançado em 2010, fruto da parceria do Ministério da Cultura com a Secretaria de Estado da Cultura, foi apresentado com base nos seguintes objetivos e resultados: Ampliar e qualificar a participação de adolescentes em grupos de dança e de teatro existentes no Conjunto Jardim (município de Socorro), Conjunto Eduardo Gomes (município de São Cristóvão), por meio de oficinas de teatro, dança e informática/audiovisual (integrada).

                       Atendeu de forma direta a  80 adolescentes e jovens/ano em oficinas de artes cênicas e 20 adolescentes e jovens nas oficinas de informática/audiovisual, nesta incluindo adolescentes/jovens residentes em Aracaju, perfazendo um total de 100 participantes.

                      As atividades  começaram no início de abril de 2012 com a realização das oficinas de dança moderna na Escola Estadual Olga Barreto (Conjunto Eduardo Gomes) e na Escola Estadual Júlia Teles e Espaço de Convivência Cultural e Social (Conjunto Jardim) e na sede da Ação Cultura localizada no centro de Aracaju.

                    O Ponto de Cultura construiu  uma relação de diálogo e de fortalecimento da produção artística de qualidade no seio da escola e na comunidade, em especial mostrando a dança como uma atividade educativa, cidadã, com atenção profissional, em contraposição aquilo que a maioria dos adolescentes conhecem e principalmente praticam, como  pagode, arrocha e outras expressões da cultura de massa.

                Percebeu-se dentro das escolas, onde aconteceu as atividades da oficina de artes cênicas, o começo da mudança acerca da necessidade de priorizar investimento na qualidade da produção estética de crianças e jovens. Isso decorre do profissionalismo dos oficineiros, da qualidade do material de figurinos, do aparelho de som e o acompanhamento pedagógico. Em muitas escolas, a dança e outros tipos de atividades culturais não recebiam e nem recebem  a mesma atenção por parte dos profissionais da educação (diretores, técnicos e professores). Mesmo se querem que isto aconteça, nem sempre ofereceram ou oferecem as condições adequadas,  o que dá margem a uma porção e absurdos observados por quem tem um minimo de senso critico ético e estético, quando da realização de atividades culturais em muitas escolas. 

Como condições adequadas, estas de responsabilidades dos governos, estadual e municipais, encontramos a inadequação de muitos espaços escolares, que não dispõe de mini-auditórios ou até mesmo de um auditório, salas para projeção audiovisual e sem bibliotecas. É comum encontrarmos bibliotecas com espaços reduzidos, salas de informática ídem, estas usadas muita das vezes para exibição de audiovisual

1 - OFICINA DE AUDIOVISUAL

A) Descrição resumida da atividade:

Os alunos inicialmente trabalharam com procedimentos mais cotidianos como cobertura de eventos e vídeos institucionais - filmando, produzindo e entrevistando. Na etapa seguinte os alunos desenvolveram atividades mais complexas como a produção de um documentário e um clip musical, sendo trabalhados temas transversais. como violência,  mulheres e relações de gênero, dificuldades de diálogo com professores e etc... 

B) Tempo, período, duração: janeiro a março de 2013, realizada às quintas e  sábados.

C) Local: Sede da Ação Cultural – Rua São Cristóvão – Centro

D) Público atingido: 20 pessoas.

E) Apoios, parcerias, patrocínio:  Evento gratuito realizado com recursos públicos resultantes do convénio 04-2011 – Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura.

 


2 - OFICINA DE DANÇA MODERNA

A) Descrição resumida da atividade: 

Oficina de dança moderna com movimentos coreográficos inspiração na cultura brasileira em especial na herança, africana, indígena e tradições nordestinas, além das situações existenciais de adolescentes e jovens que vivem nas periferias brasileiras.

B) Tempo, período, duração: janeiro a maio de 2013, realizada aos sábados e em um dia na semana.

C) Local: Escola Estadual Júlia Teles.

D) Público atingido: 40 pessoas.

E) Apoios, parcerias, patrocínio: Evento gratuito realizado com recursos públicos resultantes do convénio 04-2011 – Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura.

GONZAGA ME CONVIDOU PARA DANÇAR.

3 - GRUPO DE AUTOCONHECIMENTO (PSICODRAMA) - COM AS MENINAS DA OFICINA DE DANÇA

A) Descrição resumida da atividade:

A proposta do grupo foi fortalecer as meninas da oficina de dança no sentido psicológico visando ajuda-las a lidar com questões características de quem está na idade entre 11 e 17 anos, como alterações de humor, comprometimento do desempenho escolar, baixa autoestima, timidez, insegurança, depressão e etc.

B) Tempo, período, duração: janeiro a maio de 2013, sempre às quartas-feiras.

C) Local: Escola Estadual Júlia Teles.

D) Público atingido: 10 pessoas.

E) Apoios, parcerias, patrocínio: O trabalho voluntário foi desenvolvido pela psicóloga Maria Virginia, em parceria com a Ação Cultural e Escola Estadual Júlia Teles que cedeu o espaço físico.

4 - OFICINA DE ARTES CÊNICAS (dança e teatro)

A) Descrição resumida da atividade: 

Produziu frutos bem significativos em termos artísticos/estéticos e atraiu um grande número de adolescentes.

B) Tempo, período, duração: janeiro a maio de 2013 - ( Aos sábados e extraordinariamente em domingos e feriados.)

C) Local: Academia Rick Di Karllo (Conjunto Eduardo Gomes).

D) Público atingido: extrapolou a meta estabelecida de 20 pessoas.

E) Apoios, parcerias, patrocínio: Evento gratuito realizado com recursos públicos resultantes do convénio 04-2011 – Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura.


5 - Caravana Cultural Luiz Gonzaga Vai à Escola. 

A) Descrição resumida da atividade: Tem por finalidade criar condições e oportunidades para adolescentes e jovens conhecer e valorizar a cultura nordestina, além de aprender sobre a vida e obra musical de Luiz Gonzaga como parte dos conteúdos curriculares..

B) Tempo, período, duração: agosto de 2012 a janeiro de 2013.

C) Local: A caravana foi iniciada no Museu da Gente Sergipana e depois  levada a escolas de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. A maior parte das atividades aconteceram no ano de 2012 e  encerramento aconteceu em Fevereiro de 2013 no IFS (Aracaju).

D) Público atingido: Mais de 10 mil pessoas. Precisa colocar o público direto e indireto.. 

E) Apoios, parcerias, patrocínio: Projeto da Ação Cultural, selecionado pela Funarte e em colaboração com o Ponto de Cultura Juventude e Cidadania.


6 - ALMOÇO CULTURAL PARAENSE

A) Descrição resumida da atividade: 

O almoço cultural paraense reuniu pessoas envolvidas em diversas atividades culturais. Com comida farta, preparada pela chef Angelina Magalhães, esse evento destacou-se por sua rica programação, incluindo danças circulares, sarau multicultural, e muito mais. A celebração valorizou a cultura local e promoveu a troca de experiências.

B) Tempo, período, duração: 2 de junho de 2013.

C) Local: Ateliê da Irene no bairro Siqueira Campos.

D) Público atingido: 13 pessoas.

E) Apoios, parcerias, patrocínio: O evento foi gratuito com pequenas despesas rateadas com os integrantes da Ação Cultural e colaboração solidária no transporte de equipamentos e de pessoas, assim como na produção do card de divulgação..

7 – SARAU MULTICULTURAL - REVISITANDO AS UTOPIAS 

A) Descrição resumida da atividade:
A sociedade da informação nos assola com milhares de ideias, conceitos e propostas de mundo diariamente. O capitalismo avança e busca em suas redes, apoio para se apropriar do conhecimento e cultura local, fazendo se propagar o “comum”, que se vende sob uma imagem de bom produto. Com o tempo, a criatividade, a originalidade, a rebeldia consciente e as identidades dos povos vão se perdendo e com eles, a história, a memória, das lutas inclusive, e capacidade de um povo de gerir seus sonhos e realizar suas conquistas.

B) Programação cultural com roda de conversa mediada pelo ex-sindicalista e ambientalista  Edmilson Araújo e pela professora e educadora popular  Sanádia Gama. Constou também de apresentando de dança moderna do grupo de aprendizes do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania  e danças circulares com Maxivel Ferreira. O evento incluiu a exibição de vídeos e uma feira de troca e venda de livros, CDs e DVDs.

C) Tempo, período, duração: 24 de julho de 2013. A data está diferente do card porque houve adiamento em virtude de obras para reforma do local que disponibilizou o espaço.

D) Local: Clube Flamengo Circulista no bairro Siqueira Campos.

E) Público atingido: 30 pessoas.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: O evento foi gratuito com pequenas despesas rateadas com os integrantes da Ação Cultural e colaboração solidária no transporte de equipamentos e de pessoas. Parceria com a direção do clube que ficou com o lucro de bebidas e petiscos, cedendo o local de forma gratuita.

8) COLABORAÇÃO DA AÇÃO CULTURAL NO ENCONTRO MUSICAL COM O ARTISTAS CEARENSE ZÉ VICENTE COMO SARAU MULTICULTURAL EXTENDIDO

A) Descrição resumida da atividade: 

Contribuição da Ação Cultural na mobilização de pessoas participantes do projeto Sarau Multicultural,  para se fazerem presentes ao encontro musical com Zé Vicente no  II Congresso Arquidiocesano Biblico-Catequético. A Ação Cultural  esteve a frente do apoio a produção local de shows de Zé Vicente em diversas ocasiões

B) Tempo, período, duração: 21 de setembro de 2013.

C) Local: Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição  - Loteamento Pousada Verde, bairro Lamarão, Aracaju,

D) Público atingido: 300 pessoas.

E) Apoios, parcerias, patrocínio - 

Para conhecer mais sobre Zé Vicente



9) Sarau Multicultural Itinerante, tendo como tema “Cidades Sustentáveis – Ecologia Urbana”.

A) Descrição resumida da atividade:

Evento que visou trazer à tona a urgência de discussão dos  impactos das fortes chuvas em Aracaju e a falta de planejamento urbano eficaz, especialmente nas regiões de periferia. Contou com a participação de José Firmo e Lizaldo Vieira , especialistas em gestão urbana e ambientalismo, a roda de conversa enfatizou a necessidade de um futuro mais humano e sustentável. 

B) Tempo, período, duração: 28 de Setembro de 2013 das 14 às 17h.

C) Local: Anexo da Igreja São Pio X no bairro 18 do Forte.

D) Público atingido: 20 pessoas.

E) Apoios, parcerias, patrocínio: O Sarau Itinerante é um projeto da Ação Cultural/Ponto de Cultura Juventude e Cidadania e conta com o apoio do programa Fala Jovem, produtora BR Tribe e nesta edição também com o apoio da Paróquia São Pio X.

10) PARTICIPAÇÃO DA AÇÃO CULTURAL NA REARTICULAÇÃO DA REDE SERGIPE DE PONTOS DE CULTURA - 4ª temporada da reunião extraordinária do Coletivo Pró Rede Sergipe de Pontos de Cultura.

A) Descrição resumida da atividade: A reunião do Coletivo Pró Rede Sergipe de Pontos de Cultura aconteceu com técnicos da Secult para discutir a proposta de programação da Teia Sergipe. Os objetivos desse encontro foi reunir representantes e integrantes dos Pontos de Cultura em uma grande comunhão. Entre as premissas do evento fora discutida a ruptura de hierarquias culturais e a construção de novas legitimidades no processo de transformação de um Brasil a desesconder e a se revelar.

 B) Tempo, período, duração: 22 de outubro de 2013

C) Local: Sede da Ação Cultural, no Edf. Cultura Artistica - Centro de Aracaju.

D) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

E) Apoios, parcerias, patrocínio: Não se aplica

Trabalho de organização das informações acima realizado por Alan de Oliveira com a orientação e supervisão de Zezito de Oliveira


O ano era 2007 ( Ação Cultural de Sergipe 20 anos - Cultura Viva 20 anos)




LInha do Tempo - ano 2012 ( Ação Cultural 20 anos - Cultura Viva 20 anos)



MEMÓRIA PARA USO DIÁRIO

Este trabalho de revisitação do arquivo digital e analógico da Ação Cultural tem a participação de Alan de Oliveira e Zezito de Oliveira, este último encarregado da edição final.

A Ação Cultural também é pioneira na formação de um arquivo digital de suas ações, com textos, sons e imagens e este representa cerca de 85% do acervo de informações que estão sendo disponibilizada de forma sistematizada nesse momento.

A maioria ou quase totalidade,  se encontrava disponível neste blog e nas outras plataformas utilizadas pela Ação Cultural, porém sem a organização que estamos fazendo neste momento.

A organização das informações inicialmente está sendo realizada de forma cronológica e mais a frente será organizada por temas ou ações.

Por ora é um trabalho voluntário, e é uma iniciativa que merece ser realizada por outros coletivos e organizações sociais e/ou culturais de base comunitária.

Quem participou das ações elencadas e quem não participou vai se surpreender com muita coisa, tanto positiva, como negativa. Neste último caso destacamos a repetição do padrão negativo de uma ordem politica, econômica, social e cultural bastante injusta em nosso país, em especial para pretos, pobres e periféricos. Já no primeiro como forma positiva, alguns avanços e conquistas, apesar do jogo duro da luta de classes...

Até o final do ano o trabalho será finalizado, com ou sem fomento público. 


Nenhum comentário: