Renato Janine Ribeiro
· Não pude ver as 4 horas, mas o que vi foi incrível: o Ça ira na Conciergerie, o Hino ao amor na Torre Eiffel, as crianças correndo com a tocha, as chamas volta e meia, difícil enumerar...
Tentei ver a íntegra, mas não é autorizada no Brasil. A Globoplay não a disponibiliza. E por sinal, que show de bobagens os comentários! Nao conseguem sequer deixar de poluir as músicas com o que dizem. Podiam fazer uma trégua olímpica para a gente escutar.
Este compacto abaixo só peca por ser curto demais! Penso que precisamos de um que tenha perto de uma hora. Se alguém achar, manda o link!
Transmissão completa AQUI
França esclarece que encenação com drag queens nos Jogos não tem relação com a ‘Última Ceia’
Inês Ferreira no facebook ·
Pégasus, São Jorge, Joana D'Arc, Napoleão , Quixote, Tróia, cavaleiros medievais, novelas de cavalaria, busca do Graal? Meu Deus, quantas memórias literárias, que turbilhão de histórias numa cena tão dinâmica e bela!
Imagem: Sport TV
Paris 2024 e o cavalo de metal
Um “cavalo de metal”, com 1,80m de comprimento, percorreu o rio Sena durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
Foi a "encarnação" de Sequana. Na religião galo-romana, Sequana era a deusa do rio Sena e da resistência, particularmente das nascentes, e da tribo gaulesa, os sequanos. Sequana foi homenageada em um culto após a conquista romana da Gália no século 1 a.C.
O cavalo é equipado com um sistema de flutuação criado especificamente para as necessidades da cerimônia de abertura pelos arquitetos navais de Quiberon, na Bretanha. O mecanismo transcreve os movimentos do galope de um cavalo com a maior precisão possível.
É obra da empresa L'Atelier Blam, em Nantes. Ficará exposta até outubro de 2024 em “La Maison Sanofi”, empresa parceira dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Maison Sanofi: 46 Av. de la Grande Armée, 17º arrondissement.
Fonte: Página Segredos de Paris AQUI
Ensinar Historia (página do facebook)
NÃO É UM DOS CAVALEIROS DO APOCALIPSE! Ah... Essa direita que só entende mundo por sua visão particular da Bíblia. A figura que galopou sobre o rio é uma representação de SEQUANA, a deusa protetora do rio Sena e das fontes, personagem da mitologia celta gaulesa.
SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS...
“Primeiramente, não entenderam a referência à Joana D'Arc, mártir, padroeira e protetora da França, e acharam que ela fosse uma mitológica amazona, só porque era uma mulher cavalgando no rio. (aqui tem uma diferença de interpretação, como pode ser constatado acima e abaixo dessa manifestação de opinião. - Nota do editor do blog).
Quanto ao mascarado que navegou nas catacumbas, também não sabiam quem era. Galvão, por exemplo, insinuava que uma celebridade atual seria revelada a qualquer momento. Na verdade, “mascarado” é o apelido carinhoso do próprio personagem principal de “O Fantasma da Ópera”. Ele só entendeu a referência depois, pensando na adaptação musical de Andrew Lloyd Webber dos anos 1980, mas a história original é um clássico da literatura gótica francesa, escrito por Gaston Leroux.
Os brasileiros podem entender muito de bacanal, mas também não compreenderam o que a referência ao deus romano Baco estava fazendo ali. Teve gente que só reparou que ele estava com o saco azul à mostra.
Os narradores poderiam ter explicado ao público que, durante o Império Romano, aquela parte da França era conhecida como a província romana da Gália e que Paris chamava-se Lutécia. O próprio rio Sena, destaque principal da cerimônia de abertura, é na verdade uma deusa celta chamada Sequana, cujo nome foi encurtado ao longo do tempo. Sequana foi incorporada ao panteão de deuses romanos em um sincretismo religioso que integrava a cultura dos povos conquistados à sua própria identidade.
Na parte da homenagem ao cinema, além de mencionar a invenção dos irmãos Lumière, não foi explicado que o filme “Viagem à Lua” é um marco da ficção científica e é uma produção francesa de 1902. “O Pequeno Príncipe” é um clássico da literatura infanto-juvenil, do francês Antoine de Saint-Exupéry. Até os populares Minions, que as crianças adoram e que na cerimônia ajudaram a resgatar o quadro da Monalisa do fundo do Sena... são na verdade criações de mentes francesas, em especial a do ilustrador Éric Guillon.
Existem inúmeras outras referências culturais apresentadas durante o espetáculo. A pira ser um balão é uma ideia sensacional. O nosso brasileiríssimo Santos Dumont, amigo dos irmãos Cartier, testava os seus balões e dirigíveis em Paris, contornando a Torre Eiffel. O avião 14 Bis decolou pela primeira vez dali mesmo, nesta cidade que era o lugar certo para um inventor genial como ele ser visto e reconhecido.
Tenho a impressão de que, se os narradores tivessem contextualizado melhor, a percepção do grande público teria sido ainda mais enriquecedora.
Muitos destes locutores de TV conhecem Paris como turistas endinheirados. Devem se hospedar nos hotéis mais luxuosos de Paris, frequentar os melhores e mais caros restaurantes, e serem convidados a recepções de pessoas muito ricas. No entanto, falta se aprofundar e conhecer a verdadeira história e a cultura deste mesmo lugar.
Quel dommage!
Alexandre Dattilo”
A política das Olimpíadas.
ESSE É QUEM MERECE SER CLARO
Declaração de Sua Eminência,
Mgr François-Xavier, Cardeal Bustillo, Bispo da Córsega na Cerimônia de Abertura do J.O.
"Eu entendo perfeitamente que alguns cristãos possam ter ficado ofendidos. Quando você toca no religioso, você toca no íntimo. " Ouvi o escritor da cena. Ele não estava pensando na Ceia de Leonard de Vinci, mas numa cena mitológica, a de Dionísio. Você deve começar pela fonte. Era um festival pagão, festival de vinho, Olimpo, deuses. Depois, cada um pode fazer a sua própria interpretação. Não é saudável viver e se instalar em controvérsia incessante.
Quando vemos a cerimónia do JO não estamos lá para controvérsias mas para um momento simbólico. É um momento em que almejamos a unidade. Deixamos de lado todas as nossas tensões, controvérsias, política e outros, e tentamos mostrar o que une o povo.
Vi que muitos padres, muitas pessoas reagiram de certa forma, as vezes moderada, as vezes desproporcional, a essa polêmica, que na minha opinião, foi livre e não bem vinda. Eu mantenho o bonito e também mantenho o ponto de vigilância. "
Minhas fontes: Entrevista France Blue RCM
Da página no facebook do padre Pere Gilles Marie, repostado pelo Pe. Júlio Lancellotti.
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DALVA DE OLIVEIRA - HINO AO AMOR
Cego é mesmo àquele que não quer ver... Por outro lado, a visão interpretativa de texto e de imagens são sempre realizadas com base em nosso repertório cultural, inclusive do repertorio de nossos preconceitos...Basta lembrar que a confusão se deveu ao quadro da santa ceia ser bem mais conhecido, assim como o Jesus loiro de olhos azuis. Não custa lembrar... Nem a santa ceia foi "fotografada" ou pintada como de fato aconteceu e nem Jesus era louro e de olhos azuis. Na verdade, são representações , assim como muitas feitas por cristãos ao longo dos séculos. Em muitos casos, apropriação mesmo.. Um outro exemplo que lembro agora é a Cruz... A lembrar que o Peixe foi o primeiro simbolo dos primeiros cristãos como forma de expressão de fé. O que prefiro.. E por aí vai...
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