terça-feira, 30 de julho de 2024

Os anos eram 2008 e 2009 ( Ação Cultural de Sergipe 20 anos - Cultura Viva 20 anos)

2009

01. Sarau arte na garagem

A) Descrição resumida da atividade:

O objetivo seria reunir mensalmente um grupo de pelo menos 20 amantes da cultura nas garagens e outros espaços apropriados das casas de alguns destes, palco onde o evento teve lugar. Mas só aconteceu uma edição com este formato, posteriormente em 2013, a proposta foi assimilada como Sarau Multicultural, tendo acontecido duas edições com esta denominação. 

B) Programação: 

Acima, apresentação de Krânio na abertura dos festejos juninos em 2007 no Gonzagão.

Bate-papo com Verônica Sacta (que mais uma vez visita Aracaju), integrante da Caravana Internacional Arco iris por La Paz. Na oportunidade, ela falará sobre o que aprendeu e ensinou ao visitar dezenas de Pontos de Cultura espalhados por diversos estados brasileiros.
Música – Krânio
Artes Plásticas – George Vieira
Video – José Lacierva
Poesia – Gilda Costa
Dança do Ventre – Karol Mora
Ambientação Estética: João Santos

C) Tempo, período, duração: 12/09/2009 - 19h30

D) Local: Rua Goiás  - Siqueira Campos

E) Público atingido: 13 pessoas

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Trabalho voluntário de todos os envolvidos, sob a coordenação de Zezito de Oliveira e João Santos e colaboração de R$15.00 da parte dos convidados.

SARAU "ARTE NA GARAGEM" - SUA GARAGEM É O PALCO!
12/9 · Aracaju, SE - 1Zezito de Oliveira · Aracaju, SE

Reunir um grupo de pessoas para assistir a um show de artistas ligados à cultura de massa é fácil. Da mesma maneira, ir até o teatro para assistir a uma peça de teatro com artistas “globais”, também.

Os artistas da cultura de massa, incluindo os “globais”, contam com todo o aparato dos meios de comunicação e, por causa disso, em muitos casos, são os únicos dos quais a população, em especial adolescentes e jovens, têm conhecimento.

A despeito disso, o Brasil (e Sergipe não é exceção) conta com uma grande produção artística de qualidade que não consegue, salvo algumas exceções, mobilizar muita gente e, às vezes, nem mesmo um pequeno grupo para garantir presença em eventos culturais, mesmo que estes sejam de pequeno porte.

Para mudar esta situação, faz-se necessário ampliar as políticas públicas de democratização cultural, como também do acesso às novas tecnologias da informação e da comunicação, assim como fortalecer as iniciativas coletivas de artistas e produtores culturais voltadas para a formação de público.

Dentre estas iniciativas, destacam-se os saraus — uma tradição que data do período colonial e que mesmo assim nunca deixou de ser realizada. Aliás, nos últimos anos tem ressurgido com bastante força, até mesmo em alguns segmentos ligados à juventude da periferia de São Paulo e de outras grandes e pequenas cidades. Aqui em Aracaju, o mais tradicional chama-se “O Poeta, o Vinho e o Violão” produzido pelo SESC.

Nesta perspectiva, os produtores culturais João Santos e Zezito de Oliveira, com a chancela da Ong Ação Cultural, estão à frente do Sarau “Arte na Garagem”. A intenção é reunir mensalmente um grupo de pelo menos 20 amantes da cultura nas garagens e outros espaços apropriados das casas de alguns destes, palco onde o evento terá lugar.



UM SUCESSO!!!! A PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO “ARTE NA GARAGEM”.

A primeira edição do projeto “Arte na Garagem” foi um sucesso, reunindo arte e gente de qualidade. Quanto a esse aspecto não resta dúvida de que há muito artista produzindo biscoito fino(1) ou papa fina em matéria artistica, mesmo sem serem conhecidos do público que prefere esse tipo de arte.

Mesmo com o esforço de alguns veiculos de comunicação e de alguns gestores de espaços culturais, muito ainda precisa ser feito ou como disse Milton Nascimento e Fernando Brat : “Se muito vale o já feito, mais vale o que será”.

Por outro lado, tivemos alguns problemas com a produção, os quais precisam serem analisados e corrigidos, afim de não prejudicar a manutenção e ampliação das atuais e futuras alianças ou parcerias, formato de trabalho, sem o qual não será possivel a continuidade e a sustentabilidade da proposta.

Na próxima semana disponibilizaremos fotos, imagens de vídeo e depoimentos dos participantes da primeira edição.

Um grande abraço para todos (as) aqueles que tornaram possivel a realização da primeira edição do “Arte na Garagem”.

P.S: Importante lembrar aos que se fizeram presentes ao evento, da necessidade de entregar o depoimento sobre os aspectos positivos e negativos do mesmo, além de sugestões para aprimorarmos a proposta.

(1) Desde que o escritor Oswald de Andrade criou a expressão “biscoito fino”, ela virou sinônimo de algo selecionado, de qualidade. Como resposta aos comentários de que não era entendido pelo homem de rua, vociferou Oswald, “a massa ainda comerá do biscoito fino que eu fabrico” - profecia relembrada, 60 anos depois, por outro poeta e escritor, Geraldinho Carneiro, que ao saber que as amigas Kati e Olivia pretendiam criar uma gravadora comprometida com o supra-sumo da música brasileira, exclamou: “Mas o que vocês vão fazer é biscoito fino!”. E o batismo estava feito.




 2008

01. Palestra sobre empreendedorismo cultural

A) Descrição resumida da atividade:

A comemoração do aniversário do primeiro ano do Consórcio Cultural, cujas reuniões tiveram início em maio de 2007, não poderia ter sido realizada de maneira melhor. O objetivo foi proporcionar aprendizado sobre aspectos referentes às características de um empreendedor que deseje ser bem sucedido no setor de negócios relacionados à cultura, entre outras questões importantes.

B) Programação: Palestra com exibição em Datashow.

C) Tempo, período, duração: 12 de maio de 2008.

D) Local: Gonzagão.

E) Público atingido: 23 pessoas.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Gonzagão, Secretaria de Estado da Cultura, Sebrae, Ação Cultural, Caravana Arco Iris por La Paz, Quadrilha Junina Asa Branca, Quadrilha Junina Luiz Gonzaga.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2008/05/um-sucesso-palestra-sobre.html

02. Encontro de Danças Circulares

A) Descrição resumida da atividade:

O objetivo foi o de resgatar a importância das danças de roda, através da vivência de um conjunto de danças em círculo de vários povos e tradições. Bem como desenvolver capacidades para utilização das danças como canal de crescimento humano pessoal e como ferramenta pedagógica no trabalho socioeducativo.

B) Programação: NÃO ESPECIFICADO.

C) Tempo, período, duração: 08 e 09 de março de 2008.

D) Local: NÃO ESPECIFICADO.

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: NÃO ESPECIFICADO.

http://www.overmundo.com.br/agenda/encontro-de-dancas-circulares



A) Descrição resumida da atividade:

O objetivo foi comemorar o centenário de nascimento de Bernhard Wosien, o iniciador do movimento mais conhecido como Danças Circulares Sagradas ou Danças Circulares dos Povos. Bem como auxiliar no BEM  ESTAR dos participantes das rodas de danças, melhorando a qualidade de suas vidas através da ALEGRIA, da LEVEZA e da MEDITAÇÃO.

B) Programação: 

* 26, 27, 28 de setembro de 2008: oficinas de danças circulares na Fundação de Seguridade Social (GEAP).

* 11 de Outubro de 2008: Baile de Danças Circulares no Gonzagão.

C) Tempo, período, duração: 26, 27, 28 de setembro de 2008 e 11 de Outubro de 2008.

D) Local: Fundação de Seguridade Social (GEAP) e Gonzagão.

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Fundação de Seguridade Social (GEAP) e Gonzagão.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2008/07/oficina-de-danas-circulares-danas-dos.html

http://www.overmundo.com.br/overblog/bailando-com-as-estrelas




O ano era 2007 ( Ação Cultural de Sergipe 20 anos - Cultura Viva 20 anos)




LInha do Tempo - ano 2012 ( Ação Cultural 20 anos - Cultura Viva 20 anos)



MEMÓRIA PARA USO DIÁRIO

Este trabalho de revisitação do arquivo digital e analógico da Ação Cultural tem a participação de Alan de Oliveira e Zezito de Oliveira, este último encarregado da edição final.

A Ação Cultural também é pioneira na formação de um arquivo digital de suas ações, com textos, sons e imagens e este representa cerca de 85% do acervo de informações que estão sendo disponibilizada de forma sistematizada nesse momento.

A maioria ou quase totalidade,  se encontrava disponível neste blog e nas outras plataformas utilizadas pela Ação Cultural, porém sem a organização que estamos fazendo neste momento.

A organização das informações inicialmente está sendo realizada de forma cronológica e mais a frente será organizada por temas ou ações.

Por ora é um trabalho voluntário, e é uma iniciativa que merece ser realizada por outros coletivos e organizações sociais e/ou culturais de base comunitária.

Quem participou das ações elencadas e quem não participou vai se surpreender com muita coisa, tanto positiva, como negativa. Neste último caso destacamos a repetição do padrão negativo de uma ordem politica, econômica, social e cultural bastante injusta em nosso país, em especial para pretos, pobres e periféricos. Já no primeiro como forma positiva, alguns avanços e conquistas, apesar do jogo duro da luta de classes...

Até o final do ano o trabalho será finalizado, com ou sem fomento público. 



Nenhum comentário: