14 Julho 2024
Dom Hélder no Concilio Vaticano IISim, aqueles que defendem o retorno à tradição não estão totalmente equivocados. É preciso voltar com urgência às raízes da Igreja do Vaticano II, tempo fecundo de refundação de um seguimento cristão comprometido com a vida do povo, principalmente, com os deserdados da terra. E entre os Padres da Igreja Latino-Americana estão duas figuras fundamentais e inspiradoras, o chileno Dom Manuel Larraín Errázuriz (1900-1966) e o brasileiro Dom Hélder Pessoa Câmara (1909-1999). Amigos fiéis, trabalharam juntos por uma Igreja renovada e mais próxima de Jesus. O artigo é de Gabriel dos Anjos Vilardi, jesuíta, bacharel em Direito pela PUC-SP e bacharel em Filosofia pela FAJE. É mestrando no PPG em Direito da Unisinos e integra a equipe do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
Eis o artigo.
Em tempos de extremismos políticos, em que uma ultradireita neofacista parece avançar implacável em todo mundo, no cenário eclesial, apesar da primavera bergogliana, a reação dos setores conservadores é intensa. O Papa, que tomou seu nome do Pobrezinho de Assis, há mais de uma década vem insistindo em uma “Igreja pobre e para os pobres”, como disse seu predecessor São João XXIII. Entretanto, como não se via desde antes do advento do Concílio Vaticano II, explodiu o número de jovens padres e seminaristas fechados nas sacristias e encantados pelo mundo das rendas litúrgicas.
Com raras e valiosas exceções, o episcopado, no mesmo sentido, parece mais preocupado com questões administrativas internas do que com a vitalidade de um cristianismo em saída. Alguns falam em um “cisma branco”, em que a preocupante maioria das autoridades eclesiásticas se não entra em confronto direto com o magistério de Francisco, segue ignorando solenemente suas orientações. Afinal, basta se perguntar pelos bispos que ainda falam “com autoridade” nas questões mais importantes da sociedade? Ou então se estará a Igreja relegada a uma irrelevância de meras práticas piedosas de caráter privado?
Sim, aqueles que defendem o retorno à tradição não estão totalmente equivocados. É preciso voltar com urgência às raízes da Igreja do Vaticano II, tempo fecundo de refundação de um seguimento cristão comprometido com a vida do povo, principalmente, com os deserdados da terra. E entre os Padres da Igreja Latino-Americana estão duas figuras fundamentais e inspiradoras, o chileno Dom Manuel Larraín Errázuriz (1900-1966) e o brasileiro Dom Hélder Pessoa Câmara (1909-1999). Amigos fiéis, trabalharam juntos por uma Igreja renovada e mais próxima de Jesus. Leia no site do IHU. https://www.ihu.unisinos.br/641355-manuel-larrain-e-helder-camara-padres-da-igreja-latino-americana-e-rebeldes-artifices-do-vaticano-ii-artigo-de-gabriel-vilardi
Leia também:
sábado, 13 de julho de 2024
Ver, julgar e agir: 50 anos de prática social católica
Este mês marca o 50º aniversário da encíclica Mater et Magistra, do Papa João XXIII, que, por sua vez, lembrava o 70º aniversário da revolucionária encíclica social Rerum Novarum, do Papa Leão XIII, sobre a condição dos trabalhadores.
https://acaoculturalse.blogspot.com/2024/07/ver-julgar-e-agir-50-anos-de-pratica.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário