quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Governo de Sergipe não assinou contrato com pareceristas da Lei Paulo Gustavo. As denúncias de irregularidades são graves e podem comprometer a LPG

 


ANA PAULA ROCHA, da Mangue Jornalismo

(@anapaula._.rocha)

A situação que envolve a gestão e execução dos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) pelo Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), é grave.

As denúncias de irregularidades são tantas que todo o processo de seleção de realizadores de cultura e arte pode parar no Ministério Público e na Justiça Federal, em razão de que os recursos da LPG são da União.

O fato é que, desde a primeira metade de janeiro deste ano, quando o Governo de Sergipe divulgou o resultado preliminar dos editais, uma série de dúvidas sobre como funcionou o processo de avaliação surgiu entre os proponentes.

A fundação não esclareceu publicamente os questionamentos dos artistas, como por exemplo o porquê da disparidade de notas e existência de itens zerados, e insinuou que o atraso no resultado (que era para ter sido divulgado em dezembro) era de responsabilidade dos pareceristas.

A Mangue Jornalismo entrevistou quatro profissionais da cultura credenciados pela Funcap como pareceristas. Eles avaliaram projetos inscritos nos dois editais realizados com recursos da LPG.

Por receio de represálias, três dos quatro entrevistados pediram para manter o anonimato. Devido à gravidade das informações repassadas e checadas pela Mangue, serão publicadas duas matérias sobre o tema.

No texto de hoje, os entrevistados denunciam que até agora sequer assinaram o contrato para prestação do serviço, o que é grave irregularidade na gestão pública.

Eles também relataram desrespeito por parte da Funcap e evasivas sobre quando ocorrerá o pagamento pelo trabalho realizado. “Eu estou tendo crises de ansiedade por essas questões todas”, disse à Mangue Jornalismo uma das pareceristas.

leia mais no site da Agência Mangue Jornalismo.

https://manguejornalismo.org/governo-de-sergipe-nao-assinou-contrato-com-pareceristas-da-lei-paulo-gustavo-as-denuncias-de-irregularidades-sao-graves-e-podem-comprometer-a-lpg/

Leia também: 

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024




Nenhum comentário: