GRUPO DE ESTUDO EM 1964 E A MEMÓRIA - ATIVIDADE DE EXTENSÃO
PROJETO DE ESTUDO DA OBRA: "BRASIL - NUNCA MAIS"
Coordenação: Prof. Romero Venâncio (UFS)
FUNDAMENTAÇÃO:
Estamos em 2024 e devemos lembrar os 60 anos do golpe militar de 1964. Os militares com apoio significativo da sociedade civil (setor empresarial, Instituições cristãs, meios de comunicação, etc.) apoio o golpe que se tornou civil-militar. Entre 1964-1985, vivemos no país uma ditadura tutelada pelos militares com severos limites da participação civil. A censura passou a ser uma estratégia importante nos governos militares.
O "Projeto Brasil: Nunca Mais" foi desenvolvido por Dom Paulo Evaristo Arns, pelo Rabino Henry Sobel, pelo Pastor presbiteriano Jaime Wright e equipe, clandestinamente, entre os anos 1979 e 1985 durante o período final da ditadura militar no Brasil. Foi publicado no ano de 1985 e gerou uma importante documentação sobre a história do Brasil contemporâneo e a terrível experiência da ditadura para o país. Esse sistema perseguiu, exilou, assassinou, torturou, fez desaparecer corpos, concentrou renda, criou uma escalada inflacionária enorme e empobreceu ainda os mais pobres.
O livro "Brasil, nunca mais" publicado pela Editora Vozes foi um marco nos anos 80, marcando toda uma geração e merece ser retomado neste ano de 2024, quando fazem 60 anos do golpe militar de 1964. É absolutamente fundamental retomarmos à memória deste período e lermos mais uma vez e em grupo o trabalho coletivo que foi o "Brasil, nunca mais". Isso se torna um imperativo para uma esquerda que não perdeu suas raízes históricas e tem um projeto de Nação/País.
Deste modo, propomos para o próximo ano, por ocasião deste marco histórico, em forma de homenagem e consideração à memória de todos e todas que produziram este fundamental livro para a história contemporânea do Brasil: conhecermos mais nosso passado recente e que teima em não passar. É nossa tarefa histórica...
CRONOGRAMA:
Entre março e abril de 2024, vamos ter 06 encontros para lermos e discutirmos os 06 capítulos do livro "Brasil, nunca mais". Roteiro:
I. 15/3 - Sobre a tortura. Os presos-cobaias
II. 22/3 - Modos e instrumentos de tortura
III. 05/4 - Torturados: crianças, mulheres, gestantes
IV. 12/4 - O sistema repressivo. As origens do regime militar pós-64
V. 19/4 - A subversão do direito e alguns casos exemplares
VI. 26/4 - Os limites extremos da tortura
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Arquidiocese de São Paulo. Brasil: nunca mais. Patrópolis: Vozes, 1985.
BIBLIOGRAFIA DE APOIO:
BENEVIDES, Maria Vitória. O governo Janio Quadros. São Paulo: Brasiliense, 1982.
GOMES, Angela de Castro e FERREIRA, Jorge. 1964. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2014.
TOLEDO, Caio de Navarro (org.). 1964. Visões críticas do golpe. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1997.
VIEIRA, Evaldo. A ditadura militar. 1964-1985. São Paulo: Cortez editora, 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário