Chico Alencar
QUARTA DE CINZAS
"Com o suor do teu rosto comerás o pão, até que retornes à terra, de onde vieste; pois tu és pó e ao pó retornarás"
(Gênesis, 3, 19).
Passados esses dias de folia ou de descanso, chega a 4a feira de cinzas...
É hora de relembrarmos de duas coisas decisivas em nossas vidas: o trabalho (para criar e sobreviver) e a finitude (para não ficarmos prepotentes e soberbos).
Tudo passa, inclusive nós, nessa forma corporal e frágil com a qual viemos ao mundo.
"E nos corações saudades e cinzas foi o que restou...", canta a antológica "Marcha da Quarta-feira de Cinzas", de Vinícius de Moraes (1913-1980) e Carlinhos Lyra (que nos deixou há pouco)🙏🏾.
Hoje é dia de lembrarmos que somos também nossas perdas (de pessoas, projetos e amores), nossas saudades, nossas tristezas. De recordarmos nossa pequenez, para que tentemos imprimir grandeza à curta existência.
A Quaresma, que começa hoje e vai até a Páscoa, recorda os 40 dias de Jesus na solidão do deserto, entre jejuns, tentações, feras e anjos - tudo o que habita e conflita no interior de cada um de nós...
Há 60 anos a Igreja Católica criou, por iniciativa da CNBB, nacionalizada por D. Helder Câmara (1909-1999), a Campanha da Fraternidade. Para que, no apelo à reflexão que a Quaresma traz, nos convertamos, com humildade, ao que dá razão de viver: o outro, o nosso próximo, a relação humana.
A CF 2024 tem como tema a "Amizade Social". Aquela que vai além da família e dos limites geográficos, e impulsiona à solidariedade com toda a Humanidade: "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mateus, 23, 😎.
Só essa dimensão da fraternidade universal e do compromisso com a igualdade e dignidade de todo/as - nessa época de tanta inimizade e crueldade - nos tiram das cinzas da depressão, do deserto da angústia, da fragmentação interior, da apatia e desencanto diante da vida.
Apesar de tudo, "há grandes promessas de luz". Das cinzas à ressurreição!
Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2024 (Clipe Oficial)
(Instrumental) Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2024 (karaokê)
· Oração da CF 2024
Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito! Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão. Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa-Nova do Evangelho! Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras! E que Maria, vossa serva e nossa mãe, eduque-nos para fazermos vossa santa vontade! Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário