sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

O BBB 24 e os limites do identitarismo – Por Rodrigo Perez

 Se convencionou chamar de "identitarismo" o tipo de sensibilidade política que ampliou as experiências de opressão para além da materialidade econômica

Créditos: Reprodução/TV Globo

Rodrigo Perez Oliveira - Escrito en OPINIÃO el 16/2/2024 · 19:46 hs

https://revistaforum.com.br/opiniao/2024/2/16/bbb-24-os-limites-do-identitarismo-por-rodrigo-perez-154104.html?fbclid=IwAR0uB-iJQVw3LZXdBA7L-eFcbDk2SIgZMJrjrJX__h2usT9A8TiggD6ZoPM

Que o Big Brother Brasil é o principal produto da indústria cultural brasileira há mais de duas décadas não é novidade pra ninguém. É impossível ficar indiferente às repercussões sociais do reality global. Talvez não seja nem desejável.

Qualquer brasileiro minimamente atento ao que está acontecendo ao seu redor já ouviu falar em Davi. No carnaval de Salvador, o participante soteropolitano foi um verdadeiro fenômeno, sobretudo depois que o seu "calma, calabreso" virou meme. O grupo baiano "La Fúria" já fez até música. É a velocidade das redes pautando a totalidade da realidade.

Aqui neste ensaio, desejo explorar um aspecto dessa edição do BBB, especialmente no que se refere à trajetória de Davi no programa: estamos vendo em rede nacional a manifestação explícita dos limites daquele que é o pensamento político hegemônico no campo das esquerdas.

Como assim? Explico.

Se convencionou chamar de "identitarismo" o tipo de sensibilidade política que ampliou as experiências de opressão para além da materialidade econômica.

Movimentos sociais organizados por mulheres, por pessoas LGBTs e por negros passaram a afirmar suas trajetórias de opressão a partir de suas condições de existência. O resultado foi a ampliação dos agentes sociais que, em tese, seriam os opressores.

No vocabulário político feminista, os homens, privilegiados no patriarcado, são os opressores.

Na linguagem LGBT, o opressor é o homem heterossexual.

Para o movimento negro, os opressores são os brancos em geral.

Assim, a dicotomia "Rico opressor privilegiado X pobre oprimido" foi ficando cada vez mais em segundo plano entre as prioridades políticas da esquerda contemporânea. O BBB 24 nos leva a questionar essa hierarquia de prioridades.

Rodriguinho é tão negro quanto David, e não há nada em comum entre eles. O pagodeiro paulista chegou a dizer, em tom de menosprezo, que ao entrar no programa, Davi tinha deixado apenas o carro na garagem, seu instrumento de trabalho em um aplicativo de transporte. Já ele, Rodriguinho, havia deixado uma carreira artística consolidada.

O leitor e a leitora podem argumentar que o discurso de Rodriguinho se deve à falta de "letramento racial". Talvez. Certo mesmo é que ele tem consciência de classe. Rodriguinho sabe

 que é rico, mesmo sendo negro. Sabe também que Davi é pobre, ainda que seja negro também. Essa diferença fundamental grita mais alto do que qualquer eventual semelhança que poderia ser construída por meio da identidade racial.

Wanessa Camargo e Yasmin Brunet se tornaram as principais algozes de Davi. Mobilizando o vocabulário feminista, a cantora e a modelo já disseram que Davi é "machista" e "manipulador".

Duas mulheres ricas e criadas em berço de ouro transformam o homem pobre em perpetrador de opressão e de violência psicológica. Davi seria, portanto, o opressor, enquanto Wanessa e Yasmin seriam as oprimidas.

A linguagem de gênero, aqui, cumpre um papel ideológico, no sentido marxista do termo: a nuvem de fumaça que esconde o verdadeiro conflito, a verdadeira experiência de opressão, aquela que opõe ricos e pobres.

Davi é motorista de aplicativo, trabalhador precarizado. Por mais que eventualmente sua linguagem aparente agressividade ou flerte com o politicamente incorreto, jamais será privilegiado pelo simples motivo de que no capitalismo, independente de quem sejam, os pobres não têm acesso a privilégios.

Yasmin, Wanessa e Rodriguinho. Por mais diferentes que sejam, são ricos e sabem perfeitamente disso. A identidade aqui é produzida pela experiência comum do privilégio material. A diversidade, na prática, fica em segundo plano.

Quem diria, não? O BBB está mostrando em rede nacional que aquilo que foi escrito por uns certos barbudos no século XIX ainda faz sentido.

**Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.

Proposta de discussão a partir do texto acima, como o marxismo pode ser atravessado pelas pautas de identidade racial, de gênero e etc. ?

E vice e versa. Como estas  podem ser atravessados pelo marxismo?

Quem e como já está fazendo assim? 

ZdO






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