DA MEMÓRIA
Romero Venâncio (UFS)
"O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, enviou no dia 21 de junho p. p. a S. Excia. Revma. o Sr. D. Helder Câmara, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife uma carta em que denuncia como subversivas em seus fins e em seus métodos as medidas propostas pelo Revmo. Pe. Joseph Comblin, professor do Instituto Teológico de Recife, para solução dos problemas brasileiros."
Fonte: "Catolicismo" - TFP (Tradição, Família e Propriedade) - Nº 211 - Julho de 1968.
EM TEMPO
Seguindo as minhas pesquisas sobre a extrema direita católica no Brasil, cheguei a velha TFP (Tradição, família e propriedade) - hoje dividida por causa de dinheiro e poder em: "Arautos do evangelho" e "IPCO: Instituto Plínio Corrêa de Oliveira". Duas caricaturas de seitas. Triste realidade de um catolicismo anacrônico e bestializado. Importante seria se atual direção da CNBB no que ainda tem de mais avançado, aprendesse mais uma vez com Dom Helder no seu enfrentamento subterrâneo e eficaz a TFP durante a ditadura isolando-a das forças vivas da Igreja no Brasil e na relação com o Papa Paulo VI.
Existe um trabalho de doutorado transformado em livro da historiadora e professora Gizele Zanotto, intitulado: "Tradição, Família e Propriedade: as idiossincrasias de um movimento católico" de 2007. Ajudaria muito na compreensão das estratégias históricas da TFP enquanto organização católica de extrema direita e como Dom Helder e parte da CNBB nos anos 60 e 70 enfrentaram essas criaturas. Essa direita não mudou, apenas aprimorou os métodos e os mecanismos. Atentemos.
DA MEMÓRIA Dom Helder visita Pe. Comblin na Bélgica. Fonte: "Catolicismo" - TFP (Tradição, Família e Propriedade) - Nº 211 - Julho de 1968. Foto & fato utilizados para denunciar Dom Helder junto à ditadura pós-64. Assim era a TFP... Não esqueçamos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário