quinta-feira, 21 de março de 2024

CAMPANHA da FRATERNIDADE (NOTA V). Por José Soares.

O TEMA da Amizade Social nos envolve como filhos e filhas de Deus. Numa sociedade pouco dada a partilha e que vive uma profunda ANEMIA em suas relações religiosas e sociais, precisamos com urgência encontrar caminhos de superação de tantos males como a violência, a indiferença, a maldade, a mentira e a discórdia. Se existe um entrave violento que coloca nodoa nos corações para denegrir à Amizade é a discórdia.

NÃO PODEMOS deixar de dizer em alto e bom som, que a CF é uma atividade evangelizadora da Igreja e que supera seus muros. A CF deve ser vista como um momento orante e de tomada de consciência para cristãos e não cristãos. O ataque a ela dirigido com frequência, é fruto de uma "esquizofrenia religiosa", que vê o "diabo vermelho" em todo lugar e esquece em contrapartida a força da partilha. Por isso, fechando as notas quaresmais sobre a CF - 2024, destacamos e afirmamos que repartir - sobretudo amizade e pão - o que temos e somos é gesto de grandeza e conversão:
a) "Amizade social é amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço" (Texto Base da CF2024 n. 16 - Fratelli Tutti 1).
- Jesus, pão da vida, nós vos louvamos!
b) "Amizade social é um amor desejoso de abraçar a todos" (Texto Base n. 16 - Fratelli Tutti 3).
- Jesus, alimento que sacia a nossa fé, nós vos louvamos!
c) "Amizade social é viver livre de todo desejo de domínio sobre os outros" (Texto Base n. 16 - Fratelli Tutti 4).
- Jesus, nosso irmão que nos faz irmãos, nós vos louvamos!
Pe. José Soares (assessor das CEBs em Aracaju e Vigário na Paróquia São Pedro Pescador).











Nenhum comentário: