terça-feira, 19 de março de 2024

#1964+60 - A ditadura militar vista a partir do sistema de tortura e assassinatos e pelos traidores da esquerda a serviço dos golpistas de 1964

 Arqueologia no DOI-Codi: rompendo o silêncio

Um bom trabalho de memória e apresentação da pesquisa feita no prédio do antigo Doi-Codi.

"Arqueologia no DOI-Codi: rompendo o silêncio" é uma produção jornalística audiovisual da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp. O filme retrata o trabalho de escavações arqueológicas realizadas em uma sede do extinto Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), local onde, estima-se, mais de 7 mil sequestrados políticos experimentaram tempos de tortura e horror. O complexo de cinco prédios, tombado em 2014 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do Estado de São Paulo, funcionou de 1969 a 1983 como órgão de repressão da ditadura militar.

A produção integra uma edição especial do Jornal da Unicamp sobre os 60 anos do golpe militar que será lançada no dia 18 de março, exclusivamente em formato online. (www.jornal.unicamp.br)

Na elaboração do documentário, as equipes da SEC colheram depoimentos dos sequestrados políticos e acompanharam as visitas guiadas e escavações conduzidas por pesquisadores da Unicamp, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os dias 2 e 14 de agosto do ano passado, no prédio do DOI-Codi situado na Rua Tutóia, 921, bairro da Vila Mariana, zona sul de São Paulo.

O vídeo exibe, em 53 minutos e 11 segundos de duração, o trabalho de busca dos pesquisadores por vestígios materiais e indícios da passagem das vítimas da repressão pelo local, como inscrições nas paredes, objetos pessoais e registros em papel, fundamentais para manter viva a memória sobre as atrocidades do regime militar.



ESPIONAGEM: OS "CACHORROS" DA DITADURA MILITAR DE 1964 - MARCELO GODOY - PROGRAMA 20 MINUTOS


"Em busca de Anselmo" traz história do maior traidor da esquerda na ditadura



184 – Os bastidores de “Em busca de Anselmo” - parte 1, com Ferdinando Casagrande, Camilo Cavalcanti e Carlos Alberto Jr. - Roteirices
Clique aqui para ouvir... 

CARLOS ALBERTO JR: QUEM FOI CABO ANSELMO? - 20 Minutos Entrevista


Dossiê Brasil: Documentário - Em busca de Anselmo | com Carlos Alberto Jr. e Camilo Cavalcanti


A casa da vovó | Marcelo Godoy





DITADURA: Como a INFILTRAÇÃO na esquerda levou Rubens Paiva à MORTE - Marcelo Godoy



Nenhum comentário: