Dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista, acaba de ser nomeado pelo Papa Francisco como novo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Aracaju.
Confirmado pela Nunciatura Apostólica do Brasil, o anúncio foi feito nesta quarta-feira, 13 de março, pelo administrador apostólico, dom Vítor Agnaldo de Menezes, durante entrevista na Cultura FM (107,5), momento que também contou com a participação de dom José Palmeira Lessa, arcebispo metropolitano, e dom Genivaldo Garcia, bispo diocesano de Estância e vice-presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB.A nomeação do novo arcebispo ocorre quase nove meses após a renúncia de dom João José Costa, por motivo de saúde, mais precisamente em 19 de julho de 2023.
Quinto arcebispo metropolitano
Dom Josafá, cujo lema episcopal é “Praedica verbum” (Prega a Palavra), extraído da segunda Carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 4, 2), será o quinto arcebispo metropolitano de Aracaju.
Ele nasceu em 2 de janeiro de 1959, na cidade de Salinas de Margarida (BA). Foi ordenado sacerdote em 14 de maio de 1989 e bispo no dia 10 de março de 2005.
O novo metropolita iniciou seu ministério episcopal na Arquidiocese de Salvador (BA), como bispo auxiliar, entre 2005 e 2010. Em 26 fevereiro de 2011, foi empossado como segundo bispo da Diocese de Barreiras, onde permaneceu por oito anos. Sua posse como arcebispo de Vitória da Conquista ocorreu em dezembro de 2019.
Também atuou como administrador apostólico da diocese de Bom Jesus da Lapa, entre maio de 2014 e setembro de 2015. No regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (2011-2015), e para a Pastoral da Comunicação (2015-2019), além de coordenador da Região Pastoral do Oeste da Bahia (2016-2019).
Sólida formação acadêmica
O prelado é formado em teologia na Universidade Católica do Salvador, fez especialização em Filosofia na Universidade Gregoriana de Roma, licenciatura em teologia na Pontifícia Universidade Lateranense, também em Roma, em 1999, e o doutorado em antropologia teológica nessa mesma universidade, finalizado em 2001.
Foi reitor do Seminário Central São João Maria Vianey, na Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
Outros ministérios também assumidos por dom Josafá:
Pároco da Paróquia São João Batista, em Vila América, Salvador (1990-1996);
Vice-reitor do Seminário Propedêutico Santa Terezinha de Lisieux (1990-1996);
Vigário Forâneo da Forania Rio Vermelho e Federação (1992-1996);
Ecônomo Adjunto da Arquidiocese de Salvador BA (1995-1996);
Foi professor no Instituto Social da Bahia e no Instituto de Teologia da UCSal (1989-1995);
Professor do curso de teologia da UCSal, Salvador (2002–);
Professor do programa de pós-graduação em Ciências da Família da UCSal (2002-);
Professor do programa Lato Sensu no Centro de Cultura e Formação Cristã, em Belém do Pará (2003);
Sua última função antes de ascender ao episcopado foi reitor do seminário Propedêutico Santa Terezinha do Menino Jesus e responsável pela Comissão Teológica da Arquidiocese de Salvador.
https://arquidiocesedearacaju.org/mensagem-de-dom-josafa-menezes-ao-povo-de-deus-de-aracaju/
Ao povo de Deus da Arquidiocese de Aracaju
Ao ver estampada no site do Vaticano, na manhã de hoje, a notícia de minha nomeação para Arquidiocese de Aracaju, Sergipe, dirijo-me ao Administrador Apostólico, Dom Vitor Agnaldo de Menezes, aos Arcebispos Eméritos, Dom João José Costa, OCarm e Dom José Palmeira Lessa, aos Padres, Diáconos permanentes, Religiosas, Religiosos, Seminaristas, Líderes das comunidades, pastorais, movimentos, serviços e associações, aos homens e mulheres de boa vontade que estão no território da Arquidiocese.
Acolhi a nomeação do Papa Francisco para Arquidiocese de Aracaju como um novo chamado de Deus, que mais uma vez me dá a honra de trabalhar na vinha de seu Filho Jesus, depois de exercer o ministério em três Dioceses da Bahia, estado onde nasci, agora me pede de alargar a extensão da minha tenda (cf. Is 54,2) para a missão no vizinho Estado de Sergipe.
Quando o Senhor Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, me transmitiu a notícia, a motivação principal para a minha resposta foi de natureza espiritual: Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Aracaju, coincidentemente é também padroeira de minha terra natal. Entendi ser um chamado materno da Imaculada que não podia desatender.
Depois, em Aracaju, encontraria, como em Vitória da Conquista, uma porção do rebanho de Cristo, cujo serviço deve ser também pronto e dedicado.
Queridos irmãos e irmãs, estou certo que a tocha da fé em Jesus Cristo e na sua Revelação que chegou às terras do Estado de Sergipe em tempos idos e, graças também à ininterrupta sucessão apostólica na ação dos bispos e arcebispos, meus antecessores, será por mim recebida, e pela força do Espírito Santo e a ação viva do Ressuscitado em todos os membros da Igreja Arquidiocesana, continuará a arder no presente e no futuro, para o maior bem de todo o povo santo de Deus que está nesta prestigiosa Sé Metropolitana.
Devo, portanto, prosseguir o propósito de minha ordenação episcopal: “Tu, porém, PROCLAMA A PALAVRA, insiste, no tempo oportuno e inoportuno, refuta, ameaça com toda paciência e doutrina” (II Tim 4,2).
Cabe-me, a partir de hoje, começar a organizar as coisas para que Vitória da Conquista possa se preparar para receber o seu 4° Arcebispo e ao mesmo tempo, tomar as providências, para poder no prazo estipulado pela Santa Sé assumir a missão que hoje recebo do Santo Padre, Papa Francisco, a quem agradeço imensamente a confiança.
Estando no Ano da Oração, seguindo o costume do Santo Padre, Papa Francisco, entre as vossas intenções de oração, peço incluir o meu nome para que não me faltem as energias fisicas e morais para a nova missão.
Que Nossa Senhora da Conceição e São José nos abençoem!
Em Cristo Jesus,
Dom Josafá Menezes da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário