sábado, 13 de abril de 2013

Comunicação É Cultura e Poder.

Ouvidoria Geral

Prezado Sr. José de Oliveira Santos,

Informo que a sua sugestão para programas televisivos em parceria com a SECULT e a TV Aperipê foi enviada a Secretária da Cultura, Eloisa Galdino, e ao Diretor-presidente da TV Aperipê, Luciano Correia.

Atenciosamente,

Luiz Eduardo Costa

Ouvidor Geral do Estado

Assunto

Sugestões para a TV Aperipê e Secult

Manifestação

Solicito que a TV Aperipê em parceria com a Secult realize a produção de programas de TV registrando e divulgando as atividades realizadas pelos Pontos de Cultura presentes em Sergipe e que contam com investimentos financeiros dos governos federal e estadual, en formato semelhante aos programas Cultura Ponto a Ponto da TV Brasil.

"Cultura Ponto a Ponto é um programa da TV Brasil que percorre pontos de cultura de todo o país, mostrando os projetos desenvolvidos em cada um deles."  AQUI
É bom para os Pontos de Cultura e para o governo do estado que realiza um importante investimento em iniciativas voltadas para o acesso e democratização cultural e que por serem realizadas em zonas de periferia e no interior, não encontra grande espaços de visibilidade junto a opinião pública.
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Muito bem formulada e pró ativa a fala do componente do grupo Oiteiros na tarde de ontem no encontro com Antônio Grassi e Eloisa Galdino no museu da gente sergipana. O assunto abordado foi a necessidade de uma atenção especial da SECOM, FUNDAÇÃO APERIPÊ e SECULT com a relação as ações de comunicação para expandir o trabalho dos grupos e entidades apoiados através das politicas de cultura governamentais . A este propósito, já enviei sugestão por meio da ouvidoria do governo de Sergipe e até o momento aguardo resposta da Fundação Aperipê e da Secult. Caso as nossas opiniões sejam consideradas, ganharemos todos, grupos ou entidades culturais , sociedade e governo. É dificil os gestores compreenderem isto?

Zezito de Oliveira no Facebook
Grupo Teatral Oiteiros em " A mulher que procurava marido até no meio da feira".
  LEIA TAMBÉM:

Comunicação, Cultura e Politica:Tudo a ver  

Por CMI Fortaleza - www.midiaindependente.org:
Encontro de Estudantes de Comunicação em Alagoas, 2006

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE
24/4/2007 · 165 · 18
Depois de alguns anos ouvindo e tendo ficado cansado do rádio-jornalismo produzido em Sergipe, sugeri a companheiros radialistas e jornalistas que buscassem elaborar uma pauta que não ficasse vinculada somente aos temas que as grandes redes nacionais elegeram como prioridade.

Pois como sabemos, nem sempre as prioridades da Veja, Globo,SBT, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, entre outros, são de fato representativas dos interesses da maioria da população. Na verdade, estão em função dos vínculos econômicos/corporativos que ligam essas empresas de comunicação a grandes grupos nacionais e internacionais articulados com outros ramos da economia e a certos esquemas de dominação e exclusão, como é o caso de brancos racistas da África do Sul, que detêm o controle acionário da revista VEJA, conforme denúncia divulgada através da Rede Bandeirantes e em outros veículos de comunicação.

AQUI
 Ribeiro Filho, no facebook
Cidadãos em parceria com o MPE e MPF

O que é propaganda e o que é publicidade, os Ministérios Públicos Estadual e Federal precisam saber a diferença entre essas peças, para que prefeitos e governo não veicule nos meios de comunicação marketing pessoal disfarçado, pago com o dinheiro público.
A publicidade está no ato de divulgar ideias, conceitos e valores com fins lucrativos por parte do anunciante. Por exemplo, os comerciais de empresas que anunciam seus produtos qualidades de sua marca tentando obter fins lucrativos.
Propaganda é o mesmo ato só que sem fins lucrativos ou propagação de uma fé, uma crença e uma teoria. Por exemplo, os comerciais do governo sobre uma campanha de prevenção a AIDS, ou de vacinação contra a poliomielite. Nessas peças publicitárias eles te informam o que está acontecendo, mas a campanha não irá ter nenhum fim monetário, apenas à nível de conhecimento para a prevenção das doenças.
Esta sendo veiculada há mais de 10 dias na televisão uma propaganda da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, a peça não divulga nenhuma campanha ou informa algo de utilidade para a população da cidade, que possa justificar os altos gastos com sua veiculação. No comercial nenhuma informação relevante é passada par a comunidade. Se o prefeito quer gastar dinheiro atoa com propaganda vazia, que ele faça com seus próprios recursos financeiros.

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