sexta-feira, 5 de abril de 2013

SEBRAE realiza curso para Empreendedores Culturais




Atendendo a demanda dos empreendedores sergipanos, o SEBRAE realiza de 08 a 12 de abril, o curso "Empreendedor Cultural", com carga horária de 20 horas. Serão abordados temas como oportunidades de negócios em cultura, empreendedorismo cultural e economia criativa, elaborando, executando e administrando um projeto cultural, mecanismos de financiamento de projetos culturais, produção cultural, controle financeiro, prestação e contas e elaboração de relatórios finais de projetos culturais. O curso será ministrado pelo instrutor Edmilson Suassuna (SEBRAE).

Para Ângela Góes, gerente da Unidade de Capacitação Empresarial, o curso está voltado para os empreendedores culturais que necessitam aprimorar os seus negócios com o novo enfoque que a Economia Criativa estabeleceu para os negócios que utilizam a cultura e a arte como seus produtos e serviços principais. “O mercado cultural está latente no Brasil e precisamos dotar os empreendedores das novas ferramentas de administração e gerenciamento dos seus negócios culturais e o estado de Sergipe carece de capacitações neste segmento”, conclui.

Os interessados deverão fazer as suas inscrições diretamente na Unidade de Educação do SEBRAE, por meio dos fones 2106-7766 / 2106-7767

Serviço

Curso: Empreendedor Cultural
Data: 08 a 12 de abril
Horário: 18h às 22h
Investimento: R$ 80,00
Local: Sebrae
SEBRAE realiza curso para Empreendedores Culturais


Atendendo a demanda dos empreendedores sergipanos, o SEBRAE realiza de 08 a 12 de abril, o curso "Empreendedor Cultural", com carga horária de 20 horas. Serão abordados temas como oportunidades de negócios em cultura, empreendedorismo cultural e economia criativa, elaborando, executando e administrando um projeto cultural, mecanismos de financiamento de projetos culturais, produção cultural, controle financeiro, prestação e contas e elaboração de relatórios finais de projetos culturais. O curso será ministrado pelo instrutor Edmilson Suassuna (SEBRAE).

Para Ângela Góes, gerente da Unidade de Capacitação Empresarial, o curso está voltado para os empreendedores culturais que necessitam aprimorar os seus negócios com o novo enfoque que a Economia Criativa estabeleceu para os negócios que utilizam a cultura e a arte como seus produtos e serviços principais. “O mercado cultural está latente no Brasil e precisamos dotar os empreendedores das novas ferramentas de administração e gerenciamento dos seus negócios culturais e o estado de Sergipe carece de capacitações neste segmento”, conclui.

Os interessados deverão fazer as suas inscrições diretamente na Unidade de Educação do SEBRAE, por meio dos fones 2106-7766 / 2106-7767

Serviço

Curso: Empreendedor Cultural
Data: 08 a 12 de abril
Horário: 18h às 22h
Investimento: R$ 80,00
Local: Sebrae 


Confira também:

Programação acadêmica do III Festival Sergipano de Teatro.
Gestão, sustentatibilidade e comunicação estratégica de grupos, companhias e organizações do segmento das artes cênicas. 

‘Debate Vivo EnCena’ integra programação acadêmica do III FEST




O Programa Cultural Vivo EnCena, em parceria institucional com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realiza o projeto ‘Debates Vivo EnCena’, que integra a programação acadêmica do III Festival Sergipano de Teatro (III FEST). Os debates abordam a temática ‘Os Modos de Produção na Pluralidade Cultural Brasileira Contemporânea’ e acontecerão nos dias 08 e 09 de abril, no Palácio Museu Olímpio Campos.
O ‘Debates Vivo EnCena’ conta com a curadoria do pesquisador em gestão cultural e curador artístico do programa Vivo EnCena, Expedito Araujo, que fará a mediação das mesas. As discussões terão como pilares os conceitos atuais de Gestão Cultural, Ser Digital e Sustentabilidade. Durante os dois dias de debates, estudiosos e artistas sergipanos farão abordagens sobre essas temáticas.
No dia 08, segunda-feira, das 15h às 18h, a mesa redonda tratará do tema ‘Sustentabilidade e Prospecções para o Teatro: Gestão de Grupos’. Participam do debate Ney Piacentini, que é presidente da Cooperativa Paulista de Teatro e Ator da Cia. Do Latão – SP, e Tahíba Chaves, Assessora Técnica de Produção Cultural na SESC Escola – RJ.
Já no dia 09, terça-feira, das 15h às 18h, será abordado o tema ‘Cultura, Digital e Mercado: Novas Práticas’ com participação de Priscilla D' Agostini, Gestora Cultural, Pesquisadora em Interações Midiáticas e Atriz do Grupo O Coletivo– MG, e Rubens Velloso, Diretor da Phila 7 e Produtor Cultural.
A programação acadêmica do III FEST tem entrada franca. Através da parceria com a Secult, o ‘Debates Vivo EnCena’ busca o desenvolvimento do capital humano por meio da reflexão sobre o acesso ao conhecimento a partir da arte e da cultura.
Sobre o Vivo EnCena
O Programa Cultural Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. Neste âmbito, o teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações com diversidade, empreendedorismo e criatividade, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura.
O Vivo EnCena é realizado há três anos e está presente em 19 Estados, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.

 Mais... SEGUNDA TURMA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SALIC WEB DO MINC.



De 17 a 19 de abril, das 18h às 22h, o SEBRAE/SE realizará a segunda turma do curso de capacitação para a utilização da ferramenta Salic Web para apresentação de propostas culturais ao Ministério da Cultura. A iniciativa é gratuita e será conduzida pelo instrutor Edmilson Suassuna.

De acordo com Mércia Aragão, gestora do Projeto Negócios em Economia Criativa do SEBRAE/SE, o curso é uma demanda do setor cultural para atender as exigências do Ministério da Cultura com relação à apresentação de propostas para a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e para Editais de financiamento do mesmo órgão. “Percebemos que muitos empreendedores culturais deixavam de participar de seleções públicas do MinC e apresentar propostas à Lei Rouanet por não estarem instrumentalizados para acessar as ferramentas de inscrição. A ideia do curso é justamente familiarizar o empreendedor na utilização do sistema Salic Web e ampliar a sua participação no acesso a financiamentos culturais”, afirma.

O curso será totalmente ambientado na plataforma on line do sistema e os participantes terão que dispor de note book durante os três dias do curso. O acesso à internet será disponibilizado pelo SEBRAE/SE, como também um certificado de participação de 12h/aula.

Para se inscrever, o interessado deverá enviar um e-mail para mercia.menezes@se.sebrae.com.br com a ficha de inscrição em anexo preenchida. Serão 25 vagas disponibilizadas e a seleção se dará através da ordem de chegada das fichas de inscrições devidamente preenchidas.



O que é o Salic Web



O Ministério da Cultura apoia projetos culturais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), a Lei Rouanet, da Lei do Audiovisual (Lei nº 8.685/93) e também por editais para projetos específicos, lançados periodicamente. 

O Salic Web é um sistema criado pelo Ministério da Cultura para apresentação de propostas culturais e acompanhamento de projetos via web. Ele é usado principalmente para inscrições de projetos via Lei Rouanet, mas desde o final de 2010, também passou a ser usado para cadastro de projetos de Editais do MinC.
Leia/assista também:

Movimento Hot Spot busca inovação em projetos criativos 

AQUI 

 Ponto de Vista - Economia Criativa - TV Câmara Bloco 2 

Publicado às 05/03/2013


Júlia Zardo, Gerente de Cultura Empreendedora da PUC-Rio vai a TV Câmara, fala sobre o Rio Criativo, incubação de empresas, economia criativa,e empreendedorismo.

 

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