segunda-feira, 6 de maio de 2024

É hora de politizar sim!!! Com solidariedade, consciência critica, arte e afeto para Porto Alegre e RS voltar a ser bem mais.

 


Janja foi ao RS não resistiu e adotou🐶, o nome dela é Esperança❤️

Duas frases que ganharam as redes sociais no final de semana: "não é hora de procurar culpados" e "não é hora de politizar a situação".

Ora, não se enganem, quem está dizendo isso é porque tem alguma culpa sobre o que está acontecendo. 

E é, sim, a hora de politizar. Aliás, agora É A HORA de discutirmos como chegamos até aqui. 

O que aconteceu no Rio Grande do Sul não é "obra de Deus". O que aconteceu e está acontecendo no Rio Grande do Sul - e no mundo - é responsabilidade do ser humano. É fruto de decisões POLÍTICAS. Decisões políticas que têm políticos, interesses econômicos e uma sociedade apática politicamente por trás de TODAS estas decisões. 

Foi a política que decidiu quanto dinheiro público seria aplicado em asfalto e quanto seria destinado para prevenção dos problemas climáticos e de eventuais catástrofes.

Foi a política que decidiu quanta mata podia e pode ser destruída em nome do agronegócio. É a política que decidiu sobre a construção e manutenção - ou não - do sistema de proteção contra enchente na região metropolitana de Porto Alegre. É a política que decidiu o porquê da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul ter apenas OITO funcionários. É a política que decidiu sobre a construção de prédios e condomínios em áreas que antes eram mata e/ou banhados. 

Portanto, foi a política que disse onde era possível construir casas, lojas e fábricas em áreas de proteção ambiental. É a política que trabalha pelo negacionismo disseminado pela extrema-direita e pelo sistema capitalista que fatura alto com a destruição do meio ambiente. 

É a POLÍTICA por trás disso tudo. 

E é a política que vai seguir decidindo se vamos seguir asfaltando ruas, porque é o que dá voto e o que elege político sem responsabilidade POLÍTICA. E será a política que vai dizer se vamos seguir nessa toada ou se vamos, finalmente, começar a fazer algo, efetivamente, para prevenir as consequências da crise climática. 

Mais importante, se vamos seguir desmatando a Amazônia para criar gado e plantar soja ou vamos parar com essa POLÍTICA suicida. 

Portanto, se toda essa questão é política, e se temos políticos que pedem nosso voto para se responsabilizarem por nós e pela sociedade, é porque temos, sim, CULPADOS. 

Cabe a nós decidirmos se é a hora ou não de politizarmos a questão e encontrarmos os responsáveis. E entender o que foi feito e, ainda mais importante, o que não foi feito. Ou se vamos seguir tapando o sol com a peneira velha porque, claro, não é hora de politizar. 

Porque, no final das contas, politizando ou não, quando a catástrofe bate à porta, todos nós somos vítimas e não é de hoje que os cientistas e técnicos estão nos dizendo isso.

Por isso defendo que politizemos o tema já. Até porque, politizar em nada vai atrapalhar o resgate das vítimas mas vai, sim, ser crucial na hora de reconstruirmos nosso Estado.

O novo normal chegou, e chegou arrombando a porta principal.

 ☝️Boca Migotto escritor gaúcho.




Menino Deus, música de Caetano em homenagem ao bairro Menino Deus de Porto Alegre.

Enchente avança pelo Menino Deus e bairro é evacuado com botes e barcos

Mais de 100 pessoas já foram resgatadas das principais vias do bairro    AQUI  





Nenhum comentário: