segunda-feira, 6 de maio de 2024

#FrutosLPG Com a Lei Paulo Gustavo o Brasil redescobre o Brasil.


 Documentário Cachaça de Itarantim - Processo da Cachaça de Alambique

Nas Trilhas da Biodiversidade - Documentário - Lei Paulo Gustavo

Neste documentário especial, financiado pela Lei Paulo Gustavo da cidade de Itororó, na Bahia, mergulhamos na vida de Maciel dos Santos Chagas, um dedicado motoboy da tranquila cidade de Itororó. Mas Maciel não é um motoboy comum; nas horas vagas, ele troca as ruas movimentadas pela calma das áreas naturais, explorando e revelando a rica biodiversidade de sua região.

O documentário foi proposto por Elton Gonçalves, que também realizou a edição e as filmagens, com captação de áudio de Isaque Andrade. O roteiro e a direção são de Luís Sérgio Ramos.

Descubra como Maciel combina seu trabalho diário com a paixão pela natureza, dedicando-se a aprender e a preservar o meio ambiente ao seu redor. Acompanhe-nos nesta jornada inspiradora que mostra como cada um de nós pode fazer a diferença no mundo, mesmo com pequenas ações.


A II Mostra Fazer Filmes Itinerante 2024 é uma promoção da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro (SE) e realização da LPG - Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

AQUI

Senhoras e senhores, a vida e obra do mestre Orlando do couro agora será exibida nas telas. Em breve será lançado o Filme Documentário “Mestre Orlando: Ancestralidade Viva na Pele Talhada” produzido por Bruno Marques e realizado pela Zenza Filmes. 

É com muita alegria e felicidade que compartilhamos esta conquista do patrimônio imaterial da cultura sergipana Mestre Orlando do couro com vocês. 

A produção está sendo realizada com recurso correspondente ao Edital de seleção cultural nº 02/2023 SENIRA CORREIA DE SOUZA (D. Senira) EIXO 01: Incisos I do Art. 6º (Apoio à produção audiovisual) CURTA METRAGEM/ DOCUMENTÁRIO 01. Como forma de ação da Lei nº 195 de 8 de julho de 2022 e Decreto de Regulamentação n° 11.525 de 11 de maio de 2023, conhecida como Lei Paulo Gustavo, que dispõe sobre o apoio financeiro da União aos Estados, ao Distrito Federal e executado pelo município de Poço Redondo -SE, para garantir ações do setor cultural em virtude da pandemia do Covid-19. 

Fotografia:  Lúcio Costa


Documentário VOZES DO LAJEIRO, projeto aprovado na Lei Paulo Gustavo na cidade da Pedra - Pernambuco. 

Traz um pouco da história de vida de Paulo Ferraz e seu amigo poeta Ubiratan, com depoimentos, músicas e imagens do cotidiano de um vaqueiro, além de mostrar a beleza natural da Pedra "O Lajeiro".


Canção Urgente 

Autor, Produtor  e intérprete: Zé Vicente 

Gravação: 

*Robertinho do Acordeon - Teclados, Acordeon, coordenação  técnica - mixagem.

*Babi Fonteles - Violão,Tambor Lakota, direção de voz.

Gravação no RMIXstúdio - Fortaleza  -Ce

Capa: 

Foto - Alisson Severino 

Arte final - Thiago Barros 

Video:

Gravação e edição - Alisson Severino e Francimário Magalhães 

Vozes de Crianças brincando na Casa Mãe - Sertão Vivo - Orós Ceará

ESTA OBRA AUDIOVISUAL CONTA COM O APOIO DA LEI PAULO GUSTAVO.

VOZES PROFÉTICAS: Zé Vicente, cantor e poeta cearense, é um nome de destaque no cenário cultural e social do Brasil. Reconhecido como um grande expoente das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), ele dedica sua voz e arte à denúncia profética em prol dos marginalizados, excluídos e, sobretudo, da juventude. 

Guiado pelas práticas libertadoras do Evangelho de Jesus de Nazaré, Zé Vicente sempre esteve imerso na causa do reino e na luta pela promoção da justiça social. Sua música e poesia são veículos de transformação e conscientização, inspirando aqueles que buscam um mundo mais justo e solidário.

Com letras que ecoam a realidade das periferias, das desigualdades e das injustiças, Zé Vicente utiliza sua arte para amplificar as vozes daqueles que muitas vezes são silenciados pela sociedade. Sua obra é um convite à reflexão, à ação e à solidariedade, estimulando a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Ao longo de sua trajetória, Zé Vicente tornou-se um símbolo de resistência e esperança, inspirando

Projeto traz Cinema na Praça para bairros de S.J.Campos

Sessões são gratuitas sempre ás 19h. Confira a programação!

O projeto Cinema na Praça - Uma Jornada nas Estrelas, aprovado no edital LPG001/FCCR/2023 – Fomento Audiovisual Lei Paulo Gustavo está promovendo a exibição de filmes gratuitos ao ar livre em dez bairros de São José dos Campos.


História de pipoqueiro que viveu 102 anos e trabalhou por sete décadas vira documentário: 'Símbolo vivo da alma da cidade'
Nascido em 17 de agosto de 1917, na cidade de Embú, na Grande São Paulo, Serafim chegou a Itapeva em 1942. Ele começou a trabalhar como pipoqueiro no fim da década de 1940.
Leia mais AQUI



Lelê Teles: O cinema salva. Salve o quilombo Nosso Lar, em Sergipe!.

No final de semana, dias 17, 18 e 19, estivemos no quilombo Nosso Lar, em São Cristóvão, para a gravação do curta-metragem O Cinema Salva, com direção de Marcelo Rodrigo.

A presença da equipe de filmagem agitou a quebrada.

Dezenas de crianças e adolescentes colaram na produção; uma gente curiosa, interessada e interessante.

Sempre fazendo perguntas e demonstrado abertura ao aprendizado.

As senhoras, mais discretas, iam chegando devagarzinho com uma vassoura na mão e daqui a pouco estavam integradas à muvuca.

Abriram a porta de suas casas para a gente, ofereceram acolhimento, água, cafezinho e cederam até o sofá de casa para um cochilo.

Chegávamos no quilombo às seis da manhã e só íamos embora no início da noite.
Leia a continuação do artigo AQUI

O projeto acima está sendo realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo - São Cristóvão (SE).


A "Liga de Galileia” é um documentário curta-metragem que mergulha nos acontecimentos históricos que levaram à fundação da Sociedade Agrícola e Pecuária dos Plantadores de Pernambuco (SAPPP), no Engenho Galileia, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. 
O filme destaca a importância desse movimento social, que foi fundamental na luta pela reforma agrária no Brasil.
 Esse projeto tem incentivo da Lei Federal Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa de Vitória de Santo Antão Ficha Técnica: Roteiro: Zito da Galileia Roteiro Adaptado: Lázaro Santos Direção: Lázaro Santos Fotografia: Victor Nelo Filmagem: Victor Nelo Direção Fotográfica: Victor Nelo Edição: Victor Nelo Técnico de Som: Victor Nelo Produção Executiva: Lázaro Santos Design: Letícia Azevedo Assessoria de Imprensa: Letícia Azevedo Assistente de Produção: Ângelo Amâncio, Letícia Azevedo Trilha Sonora: Pirritança - Rafael Setestrelo Entrevistados: Marcelo Hermínio, Anacleto Julião, Zito da Galileia Vitória de Santo Antão, maio de 2024


Música autoral Márcia Maria de Campos como Perséfone Johnny Martins de Oliveira como Hades Composição da Letra: Márcia Maria de Campos e Adriano Texugo Composição da Música e Produção musical: Eduardo Souza Preparação de canto e Direção vocal: Erika Andrade Intérprete: Márcia Maria de Campos Roteiro e Produção de videoclipe: Lígia Franco e Márcia Maria de Campos Direção e Direção de Arte: Lígia Franco Fotografia: Rodolfo Oliveira Edição, Mixagem de Som e Color Grading: Gabriel Paz Assistente de Produção e Cenário: Elaine Callegari Assistente de Produção: Di Nitchs e José Carlos Martins Assistente de Produção e Iluminação: Matheus Alexandre Dias Produção de objetos de cena: Aurélio Correia e Rosângela Vinhas Tradução para LIBRAS: Eline Péres André Belgara Agradecimentos: Edson Franco de Godoy Carlos Pinheiro.  Esse projeto tem incentivo da Lei Federal Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Mogi Guaçu/SP.



Filme realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo 2023. Apoio: Prefeitura Municipal de Anchieta/ES, Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico de Anchieta. Realização: Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal. Direção: Othon Ribeiro Música: Douglas Lopes Trilha sonora e masterização: Igor Comério Entrevistado: Anderson "Dedelso" dos Anjos Barbosa Acessibilidade: ETC Filmes

Tudo Que Você Precisa É Amor... nas Escolas Públicas de Salvador! 📢

Está aberto o Edital para a ocupação do filme "Tudo que Você Precisa é Amor", em 6 escolas públicas e institutos federais da cidade de Salvador e região metropolitana . 

Além das exibições audiovisuais com acessibilidade em LIBRAS, audiodescricao e legenda descritiva, o projeto promoverá rodas de conversas e as oficinas “Riso como Enfrentamento”, para alunas e alunes do ensino médio, e como contrapartida, para a equipe pedagógica das escolas.

As instituições de ensino interessadas em receber as ações devem realizar a inscrição, disponível em www.feliciadecastro.com/amornasescolas  🖥💻📱!

🔴 FELÍCIA DE CASTRO - Em 30 anos de carreira, Felícia de Castro (BA) desenvolve um trabalho como artista cênica, baseada na comicidade, dança, tecnologias ancestrais e ativismo.

Participe, indique, compartilhe! 📲

 Mais informações em @feliciadecastroartist | (71) 98684-5651 Giulia Ventura


Este Curta metragem foi selecionado no edital da Lei Paulo Gustavo da cidade de Ubaitaba-BA.

Cine clube CINECURUBÉ, em comunidade Feliciana, lago do caiambé zona rural, município de Tefé Amazonas














Homenagem aos Mestres: A Tuba de Quinquim

Homenagem aos casal de mestres Vanderlino Gomes da Silva (In memoriam) e Antonia Novais da Silva na 12ª Edição da Feira das Artes de Mucugê realizado em parceria com a Filarmônica 23 de Dezembro através do restauro e do registro na Tuba tocada pelo músico por mais de 60 anos que integrou o grupo músical. A Filarmônica tocou ainda a música Carraspana que era a sua preferida para a emoção de todos presentes nesta edição da Feira de Cultura, Cidadania e Economia Solidária realizada na Rua do Cruzeiro desde 2018. O registro e edição deste minidocumentário foi selecionado no edital municipal da Lei Paulo Gustavo com recursos do Ministério da Cultura.



Oficina gratuita PROJETOS CULTURAIS com MICKAELLY ESS, faz parte da contrapartida de projeto realizado pela LEI PAULO GUSTAVO, do município de RIO BRILHANTE, no MATO GROSSO DO SUL. 

Esse projeto tem o patrocínio do Governo Federal, e realização da Prefeitura Municipal e Fundação de Cultura, Esporte e Lazer de Rio Brilhante (FUNCERB)

Online pelo Google Meet, com carga horária de 3 horas. 

DOCUMENTÁRIO: A morte das Gameleiras. O Cangaço em Serra RedondaPB (Lei Paulo Gustavo)

Produzido por meio da Lei Paulo Gustavo- Edital 001/2023n PM de Serra Redonda-PB



  

O curta-documentário ´´Vestimenta de Caboclo`` fala sobre a valorização da cultura religiosa afro-brasileira e o combate a intolerância religiosa.

ESTE PROJETO/EVENTO TEM O APOIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO DE LIMOEIRO DO NORTE POR MEIO DO EDITAL CINE CAPRI DE AUDIOVISUAL LIMOEIRENSE COM RECURSOS PROVENIENTES DA LEI FEDERAL COMPLEMENTAR Nº 195 – LEI PAULO GUSTAVO

LEI PAULO GUSTAVO EM CARDEAL: Documentário do Locutor Júlio Tavares


Júlio Cruz Tavares Correia, natural de Cardeal da Silva e é originário de família humilde. Desde adolescente, a locução foi um porto seguro, que ele teve uma identificação e rapidamente adaptou-se aos palcos e microfones. Com uma voz forte e encorpada, destacou-se em apresentações de pequenas festas e logo foi inserido no mundo da propaganda política. Com menos de 18 anos, assumiu em Cardeal da Silva a responsabilidade de comandar a locução de um candidato a prefeito, o que lhe rendeu elogios e destaque profissional. Passados os anos, Julinho, como é popularmente conhecido, foi convidado para idealizar uma rádio comunitária e sua sensibilidade na comunicação fez destacar programas de notícias, entrevistas e entretenimento na programação da local. Atualmente, iniciou um curso de jornalismo e agora protagoniza a realização de campeonatos de futebol com grande maestria e eficiência.

Documentário "Jundiá: Entre tradições e transformações" | Legendado | Lei Paulo Gustavo

O documentário cinematográfico "Jundiá: Entre Tradições e Transformações" mergulha na cidade de Jundiá, localizada no estado do Rio Grande do Norte, Brasil, explorando suas ricas tradições culturais, sua história fascinante e os desafios contemporâneos enfrentados por essa comunidade única.

A iniciativa nasceu da necessidade de preservar e compartilhar o patrimônio cultural da cidade, contando com o apoio dos recursos da Lei Paulo Gustavo nº195/2022.


Documentário_ Cheiro de Terra: Brotos de Vida
“Cheiro de Terra: Brotos de Vida” é um documentário da Cia Koi, que aborda a relação das culturas japonesa e indígena Kaingang com a cidade de Lins e região, como uma forma de enriquecer conhecimentos acerca destes povos que contribuíram na formação da identidade cultural deste território. Através de relatos históricos, vivências e intervenções cênicas, o vídeo sensibiliza para a memória que permeia esta terra, e como isto pode reverberar ao longo do tempo.



"Em Crucilândia, nos anos 80, um grupo de amigos se une para cantar"

A história do coral Contratempo, regido pelo Dr. Joaquim, contada por alguns de seus membros, nos leva a uma viagem no passado da cidade de Crucilândia, quando um grupo de amigos, se divertiam com alternativas de um período sem muitas opções de lazer, uma delas era o canto. Com a chegada do Dr. Joaquim na cidade, médico e também um apaixonado pela música, o que era brincadeira se torna algo sério e o coral se destaca, principalmente em apresentações na igreja matriz. 
A história nos faz refletir sobre o tempo, amizades, conexões e os laços deixados por toda uma vida.

Contratempo, o documentário foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura do Governo Federal, apoiado pela Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Crucilândia, MG.




Registros da sessão do projeto Cine Cajuí Itinerante, nas comunidades rurais do município de Milagres, no Cariri cearense. Mesmo com a chuva, o pessoal saiu de casa para assistir a um filme produzido no próprio município, por moradores do sítio Cajuí. Cena linda de ver. Viva o Cineclube e o cinema independente.


Rapadura: Raiz da Economia de Água Quente | Documentário Lei Paulo Gustavo


No coração de Érico Cardoso, uma tradição ancestral se mantém viva: a produção de rapadura. Este documentário mergulha nas raízes dessa prática que transcende a mera atividade econômica, sendo uma herança cultural transmitida de geração em geração. Desde os primórdios dos engenhos de madeira à visão revolucionária de Leobino José Rodrigues, testemunhamos a evolução dessa arte, onde a cana-de-açúcar é transformada em rapadura com maestria e tradição. Mais do que um processo de produção, é um legado que une famílias e preserva a identidade de Érico Cardoso, celebrando sua resiliência e tradição.

Este é um documentário proposto por Egnaldo Azevedo da Silva e aprovado para a Lei Paulo Gustavo (Complementar 195, de 2022) - realizada pelo Ministério da Cultura, através do Governo Federal, com apoio da Prefeitura Municipal de Érico Cardoso.


LAVRINHA - RAÍZES DO PASSADO - Documentário curta-metragem (Lei Paulo Gustavo)
"Lavrinha: Raízes do Passado" surge como uma homenagem à comunidade rural de Lavrinha, localizada em Mato Verde/MG, que é amplamente reconhecida como uma das localidades mais antigas e significativas do município. Esta iniciativa cinematográfica busca mergulhar nas profundas e ricas histórias da região, destacando suas tradições, valores e as histórias inspiradoras que moldaram a vida dos habitantes locais ao longo das gerações que passaram pela querida Lavrinha. A ideia para o vídeo clipe foi inspirada nos roteiros turísticos que acontecem na cidade, cujo um dos destinos é a Fazenda Lavrinha. É preciso fortalecer a cultura local e compartilhar a história da Lavrinha com um público mais amplo, com certeza só irá ajudar a nossa cidade que se tornará mais rica do que já é. Através deste curta-metragem, pretendemos capturar a essência e a beleza das vivências passadas e presentes desta comunidade, preservando suas memórias para as futuras gerações e incentivando um maior interesse pelas histórias fascinantes que Lavrinha tem para contar que a partir da implementação do projeto serão imortalizadas.

Projeto realizado através da Lei Paulo Gustavo
Apoio: Prefeitura de Mato Verde e Secretaria Municipal de Educação e Cultura

“Ritmo da Inspiração”: A Jornada de Darliany


Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. Lei Complementar n.º 195, de 8 de julho de 2022. Operacionalização: Secretaria de Cultura, Prefeitura Municipal de NOVA OLINDA -PB, 05 de Janeiro de 2024. . Produzido por @erickmedeeiros .




São Gonçalo do Sapucaí - MG / Uma Jornada pela História e Cultura (Documentário Lei Paulo Gustavo)




(LEI PAULO GUSTAVO) CURTA METRAGEM DO PROJETO, QUEBRADEIRAS DE LICURI DE SERROLÂNDIA 



Este documentário tem como objetivo resgatar, valorizar e preservar as memórias e o patrimônio imaterial da comunidade oiteiro redondo, zona rural de Fátima-BA. Este projeto foi aprovado na Lei Paulo Gustavo do município de Fátima-BA, e conta com o apoio financeiro da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, com recurso destinado ao Ministério da Cultura e Governo Federal através da Lei complementar n° 195/2022 . Equipe técnica: Coordenação: Valéria Souza de Abreu Produção Cultural: José Vilmário de Santana Sousa Direção e filmagens: L&L Studio Edição Profissional: Leandro Santos Acessibilidade Comunicacional: Dr. Nilton Alex Fernandes





MEU RIO, MEU LAR - FILME CURTA-METRAGEM - REALIZADO COM A LEI PAULO GUSTAVO


Documentário Valadares na Pele é obra em quatro mulheres negras, narram suas vivências e a sua relação com a cidade de Governador Valadares. Este documentário foi totalmente gravado com telefone celular e editado com APPs de edição de vídeos gratuitos.
MÚSICA Autora: Afropecado Beat: Nabuco no beat Mix e Master: Studio MLBP FICHA TÉCNICA - Videoclipe ROTEIRO Afropecado e Raone Calixto DIREÇÃO Raone Calixto DIREÇÃO ARTÍSTICA Afropecado FILMAGEM Ricardo Nery EDIÇÃO DE VÍDEO Raone Calixto ASS. DIREÇÃO Ricardo Nery, Maria Tavares e Rick Trindade COBERTURA FOTOGRÁFICA Maria Tavares MAKING OF Rick Trindade ARTE DE CAPA Vittu e Iran Britto FIGURINISTA Afropecado CROCHETEIRA Raquel Silva MAQUIAGEM Maísa Rebouças TRANCISTA Ana Cristina Souza TÉCNICO DE SOM Ellian Maciel Ribeiro FIGURAÇÃO Maciel Arcanjo Ribeiro EQUIPE DE APOIO Ricardo Joseph Hugo Xoroque Juscely Magalhães PARTICIPAÇÃO ESPECIAL Geralda Conceição Cruz (Mãezinha) PARTICIPAÇÃO ESPECIAL Nélia Conceição Evangelista (Dona Nélia) Esse projeto foi realizado através da Lei Complementar N° 195, de 8 de Julho de 2022 do Ministério da Cultura (Lei Paulo Gustavo), Chamada Pública 017/2023 (Secretaria de Cultura de Itacaré-BA).





Luz do Luar
Protagonista enfrenta dicotomia emocional, após recente rompimento de relacionamento, prepara-se para gravar projeto cinematográfico" Projeto realizado pela Lei Paulo Gustavo Edital contemplado no município de Pedralva brunoferreira.audiovisual@gmail.com @brunoferreira_audiovisual

DOCUMENTÁRIO Conversa de Calçada - 
Lei Paulo Gustavo MARANGUAPE- CE




Tremedal - Lei Paulo Gustavo_ Documentário Harmonias do Sertão . Luan _ produções @lacasadoaudio


Licuri - O menino, a mãe e a folha O filme conta a história de Licuri, uma criança do sertão da Bahia. Sua mãe, uma mulher do campo, produtora era artesanal de farinha de tapioca, feirante e benzedeira. Na ambientação da feira livre, Licuri é sequestrado, revelando o drama de muitas crianças brasileiras. Sua mãe começa uma labuta em busca do filho, peregrinando entre a delegacia, o terreiro e a rádio, importantes instituições do interior do país. A morte ronda a vida da mãe e do filho, mas o poder das folhas muda o boato da história. O filme é inspirado no “cinema mudo” e no melodrama clássico. Licuri - O menino, a mãe e a folha é resultado do Edital de Chamamento Público Nº 013/2023, Audiovisual - Categoria Curta Metragem, Lei Paulo Gustavo/2023, Secretaria Municipal de Cultura - SECULT, Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim - Bahia, Brasil . 


O CURTA-METRAGEM ZÉ CAZUZA E TERESINHA CONTA A HISTÓRIA DE UM CASAL DE TRABALHADORES QUE ASSIM COMO TODO CIDADÃO SONHA EM TER MELHOR QUALIDADE DE VIDA. PARA ISSO ELES TRABALHAM INCANSAVELMENTE, ENFRENTANDO AS ADVERSIDADES COM MUITO HUMOR E GRATIDÃO, O QUE OS TORNAM MAIS FORTES PARA CONSTRUIR CADA DEGRAU ATÉ CHEGAR AOS SEUS OBJETIVOS. PROJETO DO CURTA METRAGEM APROVADO PELA DA LEI PAULO GUSTAVO DO MUNICÍPIO DE VALENÇA DO PIAUÍ-PI, O CURTA METRAGEM ZÉ CAZUZA E TEREZINHA TEM COMO IDEALIZADORES O CASAL TORRES, CÍCERO E MARÍLIA, O PRODUTOR DE AUDIO VISUAL WEVERSON MIRANDA, DIRETOR DO FILME E ATOR MARCOS ROBERTO, ROTEIRISTA JOSIMAR CASTRO, PARTICIPAÇÃO DE EUDEAN ALVES, COMPOSITORA IOLANDA RÊIS E DOMER, INTERPRETE VAVÁ RIBEIRO, INTERPRETE DE LIBRAS IANÁRIA SOARES.



Projeto Nossa Indentidade o Fruto da Resistência, que fez parte da Lei Paulo Gustavo, conta a história de Erasmo Vieira que se dedica a mais de 22 anos em prol da Cultura Popular em Jucati - PE

O curta-metragem “Terreiro da Diversidade” aborda a relação entre as transgeneridades e as religiões de matriz afrobrasileira. Um filme de Mãe Gleice de Oxumarê.
-------
Curta-metragem de Francisca Gleiciane Vieira de Matos proponente do Projeto Terreiro da Diversidade – Termo de execução nº 51/2024 aprovado na Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022), contemplado pelo edital nº 003/2023 do Edital de seleção de projetos da Secretaria de Cultura de Pacatuba (Ceará). 




Projeto de Documentário - Lei Paulo Gustavo Proponente: Hiago Gonçalves de Aguiar Documentário: "Machacalis e sua originalidade" Apoio Institucional: Governo Federal Prefeitura Municipal de Machacalis-MG Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo Apoio e Produção Cultural: Associação Cultural Jovens Cênicos Machacalis e sua Originalidade é um documentário fascinante que mergulha na rica tapeçaria cultural da cidade de Machacalis, localizada em Minas Gerais. Por meio de relatos autênticos e imagens cativantes, o filme revela como tradições, costumes e histórias únicas que moldam a identidade desta comunidade vibrante. A produção é uma iniciativa do proponente Hiago Gonçalves de Aguiar, viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, e conta com o apoio essencial do Governo Federal, da Prefeitura Municipal de Machacalis e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Com o apoio da Associação Cultural Jovens Cênicos, o documentário destaca a importância da preservação cultural e celebra a originalidade de Machacalis, convidando os espectadores a se encantarem com suas peculiaridades e diversidade.


PROJETO CONTEMPLADO NO EDITAL PAULO GUSTAVO PELO GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS - CATEGORIA VÍDEOS ARTES EXPERIMENTAIS (2023)




O Município de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Paraty, com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em conformidade com as diretrizes da Lei Paulo Gustavo, apresentam: 
Sinopse: Após um dia cansativo brincando com as crianças, Truma, que tem uma visão sensível do mundo, folheia um livro sobre o folclore de Paraty. Em seus pensamentos, decide embarcar em uma jornada. Ele se encontra em um cenário mágico, iniciando uma busca de autodescoberta pelas trilhas da vida, "Procurando alguém". Embora não saiba exatamente quem procura, no caminho cruza com figuras folclóricas enigmáticas. Cada encontro revela novas facetas do mundo e de si mesmo, em uma jornada lúdica e transformadora. Fantasia e realidade se entrelaçam, criando uma experiência encantadora e imersiva.


O NORDESTINO CARIOCA: VIDA E OBRA DE CHICO SALLES | DOCUMENTÁRIO | LEI PAULO GUSTAVO.
Este documentário reúne depoimentos de pessoas que fizeram parte da vida e carreira de Chico Salles. Nascido no município de São Francisco, depois Distrito de Sousa, o paraibano radicou-se no Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa constituiu sua família e desenvolveu diversos trabalhos como cordelista, compositor e sambista, sem perder as suas referências nordestinas. O nordestino carioca, como se intitulava era um amante da arte e da literatura e sempre fez questão de unir a cultura nordestina com a boemia carioca. Este trabalho é produzido pela Lei Federal Paulo Gustavo, através da Prefeitura Municipal de São Francisco-PB. Direção: Reynaldo Martins


Documentário Saberes do Axé: Fé e Tradição na Lagoa da Boa Vista Seabra - BA
Documentário produzido pelo grupo cultural e religioso Ilê Axé Ogunjá e Oxum Opará, do município de Seabra - BA através da lei de incentivo a cultura Paulo Gustavo.






Nenhum comentário: