domingo, 5 de maio de 2024

Depois do ato de protesto da sociedade civil contra a demolição do prédio A. Fonseca, antes casa de Manoel Bomfim, como prosseguir a luta em favor da memória e da revitalização do centro histórico de Aracaju?

Acima, antes de 05 de maio de 2024. Abaixo, depois.. Foto: acima Rás de Sá, abaixo Jéssika Lima

 https://www.instagram.com/reel/C6lxZIxurQH/?igsh=aXB4Y3hoenQzZTA0

Patrimônio Histórico de Aracaju vilipendiado!

Neste sábado, 04 de maio, por volta das 12h fomos informados extraoficialmente sobre a decisão judicial pela demolição parcial do prédio A Fonseca, edificação comercial do século XX, componente do patrimônio histórico sergipano, mais precisamente “protegida” pela lei do Plano Diretor de Aracaju (42/00) em seu anexo XI como sendo “Declarada de Interesse Cultural”.

Enquanto conselho, buscamos alternativas jurídicas sem êxito por conta da tempestividade do ato, ocorrido na manhã de hoje e porque não éramos parte do processo. O ponto positivo foi a união com diversas outras entidades na tentativa de barrar tal demolição e salvar a fachada do prédio, já que existem outras formas de preservação da construção que podem ser substituídas pela demolição, além da inegável necessidade da segurança para a população que transita por ali.

Infelizmente a demolição parcial ocorreu, a defesa civil fez o trabalho dela de forma técnica mas também nos ouviu e o prédio não foi completamente demolido.

Agora iremos acompanhar os próximos passos dessa situação e, dentro de nossas possibilidades, buscaremos meios para que situações tristes como essa não voltem a acontecer, que degradam o nosso patrimônio arquitetônico sergipano, ou pelo menos o que ainda nos resta!


Nenhum comentário: