A sessão presencial do cine realidade dessa sexta-feira está cancelada em razão das chuvas que caem sobre Aracaju desde o meio da tarde. Não é uma chuva forte, mas suficiente para causar alguns pontos de alagamento, incluindo o local onde aconteceria a exibição. Mas como a nossa campanha de divulgação também previu o filme ser assistido no youtube com boa qualidade de imagem e áudio, reforçamos o convite e deixamos o link por aqui. Também há todo um conjunto de orientações para quem desejar fazer uma exibição coletiva...PARA ORGANIZAR A EXIBIÇÃO DO FILME EM OUTROS LOCAISPara disseminar a exibição do filme nos ambientes mais diversos do mundo, foi criado um hotsite para orientar os interessados, com sugestões técnicas e metodológicas, além de links para o filme com legendas e/ou dublado.hotsite -
Dentro da programação de retomada do Cine Realidade nesse primeiro semestre de 2024, estaremos exibindo o filme "A Carta" do Papa Francisco, baseado na Enciclica Laudato Si, no dia 07 de junho, às 19 horas, na Igreja São Pedro Pescador no bairro Industrial.
'Laudato Si' é uma encíclica do Papa Francisco publicada em maio de 2015. Ela trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, bem como de questões mais amplas da relação entre Deus, os seres humanos e a Terra. O subtítulo da encíclica, “Sobre o Cuidado da Casa Comum”, reforça esses temas-chave.
Uma encíclica é uma carta pública do Papa que desenvolve a doutrina católica sobre um tópico, muitas vezes à luz de eventos atuais. A Laudato Si’ é dirigida a “toda pessoa que habita este planeta”. (LS 3) Por isso, é oferecida como parte de um diálogo contínuo dentro da Igreja Católica e entre católicos e o mundo.
Essa exibição foi pensada também em razão do "Dia Mundial do Meio Ambiente" que é comemorado em 05 de junho. Este dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano”, realizada em Estocolmo, na Suécia e tem como objetivo chamar a atenção das pessoas, em todo o mundo, para as questões e problemas ambientais, para as ações do homem que podem impactar negativamente na biodiversidade, para a importância da preservação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável.
A exibição do filme "A Carta" neste momento, adquire maior importância em razão do que a população do Rio Grande do Sul está vivendo, em meio a uma das maiores tragédias ambientais e humanitárias acontecidas em nosso país.
O filme lançado no Vaticano em 04 de Outubro de 2021, dia dedicado a São Francisco de Assis, foi produzido pela equipe “Off the Fence”, vencedora de um Oscar, em colaboração com o Movimento Laudato Si’ e os Dicastérios para a Comunicação e para a Promoção do Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. O documentário também tem parceria do YouTube Originals.
Os protagonistas do documentário são um indígena da Amazônia, um refugiado do Senegal, uma jovem ativista indiana e dois cientistas estadunidenses. Vozes representando outras vozes, muitas vezes não ouvidas, sobre as questões críticas relacionadas às mudanças climáticas.
PARA ORGANIZAR A EXIBIÇÃO DO FILME EM OUTROS LOCAIS
Para disseminar a exibição do filme nos ambientes mais diversos do mundo, foi criado um hotsite para orientar os interessados, com sugestões técnicas e metodológicas, além de links para o filme com legendas e/ou dublado.
hotsite - https://www.theletterfilm.org/pt-br/assista-o-filme/
O filme também está aberto para ser assistido através do YouTube.
O que a Laudato Si’ diz sobre as mudanças climáticas?
As mudanças climáticas são um dos temas mais proeminentes associados à Laudato Si’, tanto porque a encíclica fala em detalhes sobre o imperativo moral de enfrentá-las quanto porque a ameaça da crise climática se tornou mais grave desde sua publicação.
Ela reafirma o “consenso científico muito consistente” de que as mudanças climáticas estão ocorrendo, bem como a evidência de que a atividade humana é o principal motor do aquecimento global (LS 23). As mudanças climáticas são “atualmente um dos principais desafios para a humanidade” (LS 25).
Além disso, a encíclica enfatiza que os esforços existentes para reduzir as mudanças climáticas têm sido profundamente inadequados. Isso porque “muitos daqueles que detêm mais recursos e poder econômico ou político parecem concentrar-se sobretudo em mascarar os problemas ou ocultar os seus sintomas” (LS 26).
Por sua vez, são delineadas várias maneiras de abordar a emergência climática e a crise da biodiversidade. Estas incluem uma redução drástica nas emissões de carbono e de outros gases de efeito estufa, o desenvolvimento de fontes de energia renovável e capacidade de armazenamento relacionada, e uma transição para métodos de produção e transporte energeticamente eficientes (LS 26). Por exemplo, uma mudança de carvão e petróleo para energia solar e eólica incorporaria essas recomendações. O aumento da proteção das florestas tropicais também é discutido (LS 38-39).
Leia mais em: https://laudatosimovement.org/pt/news/o-melhor-resumo-da-laudato-si/
- O ECOmenismo de Laudato Si’. Revista IHU On-Line, Nº. 469
- ‘The Letter’ está aqui: o filme do Papa sobre a Laudato Si
- Documentário Laudato Si’ dá um rosto humano às mudanças climáticas, diz diretor
- Laudato Si’: uma voz universal pela mudança de paradigma social e científico. Entrevista especial com Róber Freitas Bachinski
- “Laudato si'”, laboratório para a cura do pensamento. Artigo de Mario Castellana
- Laudato si’: Crítica do Antropocentrismo. Artigo de Juan José Tamayo
A programação do Cine Realidade no primeiro semestre tem como tema "Papa Francisco e o cinema". A programação no segundo semestre prossegue com o tema "amizade social em nossas cidades".
Para saber mais sobre as duas primeiras sessões do Cineclube Realidade, é so clicar no banner que consta acima, no lado direito da primeira página deste blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário