E O PAPA FRANCISCO TEM RAZÃO. UMA NOTA
E o Papa Francisco estava coberto de razão. Com a publicação da exortação: “Laudate Deum”, o Papa chegou a ser ridicularizado por uma extrema direita católica virulenta e delirante. Diziam os direitistas quando da publicação do documento papal: as preocupações ambientais do Papa não faz sentido e não seria o papel de uma liderança religiosa. Teria o Papa Francisco abandonado os temas dogmáticos e assumido de vez o seu "modernismo". A extrema direita católica caminha cada vez mais para o isolamento e para um comportamento de seita sectária.
O Papa Francisco estava (e continua) correto e antenado com os acontecimentos do mundo real. Ao publicar a "Laudate Deum" no dia 4 de outubro de 2023, dava continuidade as suas reflexões sobre as questões ambientais que assolam o mundo numa leitura teológico-política. Em 6 capítulos e 73 parágrafos, olhando para a COP28 em Dubai, o Papa pretendia fazer um apelo à corresponsabilidade diante da emergência das mudanças climáticas, porque o mundo "está desmoronando e talvez se aproximando de um ponto de ruptura" - profético?. É um dos "maiores desafios que a sociedade e a comunidade global enfrentam", "os efeitos das alterações climáticas recaem sobre as pessoas mais vulneráveis" - Parecia uma previsão do está ocorrendo no Estado do Rio Grande do Sul no Brasil nesta semana.
Volto a exortação papal para demonstrar sua atualidade e de como os opositores de Francisco na Igreja Católica estão completamente equivocados. Diferentemente dos extremados católicos, o Papa prefere avançar no mundo mundo moderno, dialogando com seus mais graves problemas e tomando uma posição profética diante da grave crise sócio-ambiental por que passa o mundo. O Papa tem plena consciência de duas coisas:
primeiro. Os sinais da mudança climática cada vez mais evidentes e destrutivos. É preciso que se diga. É preciso que estudemos esse incontornável fenômeno. É preciso que encontremos saídas ou a coisa tenderá a uma situação sem volta. Numa firmação categórica: Afirma: "é possível verificar que certas mudanças climáticas, induzidas pelo homem, aumentam significativamente a probabilidade de fenômenos extremos mais frequentes e mais intensos". E para aqueles/aquelas que minimizam por alguma razão ideológica, responde o Papa: "aquilo que agora estamos a assistir é uma aceleração insólita do aquecimento"... Provavelmente, dentro de poucos anos, muitas populações terão de deslocar as suas casas por causa destes fenômenos". O que já está ocorrendo.
Segundo. A culpa não é dos pobres. As classes dominantes deste mundo com sua ganância e política necrófila, destroem diariamente a "casa comum" e esmagam os mais vulneráveis. Citando Marx numa frase genial: "O capital onde chega toma as proporções de Deus, transforma tudo a sua imagem e semelhança". Com certeza o Papa concordaria com o filósofo alemão e com boa parte de seu "Manifesto comunista", para assombro dos reacionários católicos. Paciência. O Papa não se tornará "comunista" por isto. É Francisco e não Marx que afirma hoje: "... que uma reduzida percentagem mais rica do planeta polui mais do que o 50% mais pobre. A África, que alberga mais da metade das pessoas mais pobres do mundo, é responsável apenas por uma mínima parte das emissões no passado". A maior responsabilidade ficará na conta dos grandes ricos deste planeta.
O Papa Francisco não é perfeito, mesmo que seja considerado "infalível" pelo Vaticano I. Mas podemos afirma que este Papa Francisco é melhor do que sua Igreja, em média. O que é raro. Na história da Igreja, geralmente, os Papas são piores do que a base da Igreja.
Romero Venâncio (UFS)
LAUDATE DEUM: NOVA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA AFIRMA QUE NATUREZA NÃO É UM MERO RECURSO A SERVIÇO DOS SERES HUMANOS
Papa Francisco faz apelo e ultrapassa barreiras do catolicismo ao destinar exortação apostólica a ‘todas as pessoas de boa vontade sobre a crise climática’, aponta estudioso,
Leia AQUI
Inundações provocam mortes e destruição no Rio Grande do Sul
Fernanda Melchionna analisa governo Leite, negacionismo climático e tragédia no Rio Grande do Sul
GOVERNADOR DO RS IGNOROU RELATÓRIO SOBRE PREVENÇÃO DE TRAGÉDIA | PLANTÃO
Presidente Lula fala sobre áreas atingidas pelas chuvas no RS
Lelê Teles: Negacionismo climático criando dilúvios
Nenhum comentário:
Postar um comentário