sexta-feira, 10 de maio de 2024

Governo de Sergipe realiza treinamento sobre a Plataforma Transferegov para Organizações da Sociedade Civil

Foto: Erick O'Hara
Curso ocorreu em Aracaju e contou com a participação de 13 instituições
Participantes de Organizações da Sociedade de Civil (OSCs) participaram do Treinamento da Plataforma Transferegov, promovido pelo Governo de Sergipe, entre os dias 7 e 9. A capacitação foi coordenada pela Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese), por meio da Rede de Parcerias, e ocorreu no laboratório de informática da Escola de Governo.
O curso teve como principal objetivo treinar os participantes para utilizarem de forma eficiente todas as funcionalidades oferecidas pela plataforma Transferegov, ferramenta integrada e centralizada, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou entidade da administração pública, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos. “Durante a capacitação, os 20 alunos tiveram a oportunidade de aprender a elaborar propostas e executar instrumentos de parcerias, realizar transações, acompanhar processos, gerar relatórios e utilizar todas as ferramentas disponíveis para otimizar a gestão de recursos”, destacou o instrutor Roberto Viana.
O treinamento também buscou proporcionar aos participantes um entendimento aprofundado sobre as políticas e diretrizes que regem a plataforma, como uma das formas de captação de recursos junto ao Governo Federal. “Os participantes conheceram as ferramentas de gestão, os painéis gerenciais, como consultar as emendas parlamentares, como buscar os programas disponibilizados pelos ministérios e a elaborarem suas propostas. Eles executam todas as etapas do processo de execução dos instrumentos até a aprovação e conclusão da prestação de contas”, completou o instrutor Roberto Viana.
Para o secretário executivo da Serese, Luciano Filho, a capacitação das entidades do Terceiro Setor é fundamental para que elas possam acessar recursos de forma eficaz, impactando diretamente em projetos e ações que beneficiem a população sergipana. “É muito importante que as Organizações da Sociedade Civil se aprofundem na operacionalização dos recursos transferidos via Governo Federal para que elas possam implementar políticas públicas voltadas para a nossa população. Essa capacitação é apenas o início, estamos planejando outras ações para as OSCs, a exemplo de treinamentos específicos que tratam da elaboração de projetos, captação de recursos federais e emendas parlamentares”, reforçou Luciano Filho.
Opinião dos participantes
“É com gratidão que compartilho um pouco da minha experiência durante o treinamento na Plataforma Transferegov. Durante esse período, tive a oportunidade de conhecer e aprender novas técnicas por meio das ferramentas oferecidas pela plataforma. Pudemos expandir nosso conhecimento sobre gestão, visando aprimorar ainda mais nossas atividades. Agradeço a todos os envolvidos nesse processo, desde os organizadores do treinamento até os colegas de equipe que compartilharam suas experiências. Juntos, estamos construindo um futuro brilhante para nossa cultura e tradições”, pontuou Maria Sueli Vieira Pereira, da Liga das Quadrilhas Juninas de Aracaju e Sergipe.
O diretor de acervo do Instituto Marcelo Déda, Junior Santos, também destacou a importância da capacitação. “Agradeço de maneira especial ao excelente profissional Roberto Viana, pela disponibilidade, atenção e zelo com o tema. Saímos ricos em conhecimento, superou a minha expectativa”, ressaltou.
“Tenho certeza que precisamos continuar tendo formação continuada e disponibilização de recursos de forma também continuada, tanto por parte de iniciativas do Governo Federal, como do Governo do Estado”, mencionou José de Oliveira Santos, da Ação Cultural.
O representante da Plataforma MROSC/SE, Alex Federle do Nascimento, informou que em breve será realizada outra turma. “Sabemos que não é fácil pararmos as demandas para ficarmos três dias em capacitação, mas sabemos o quanto isso vai contribuir com nossa atuação, por isso agradeço e parabenizo a cada um pelo esforço em participar desse momento. Vamos fortalecer nossas organizações”, disse.
A coordenadora técnica do Instituto Cultural Esportivo de Sergipe - Piabinhas do São Braz, Izabela Bispo, ressaltou a importância de o Governo do Estado promover o treinamento voltado para as Organizações da Sociedade Civil. “Foi muito importante ter essa oportunidade e perceber que o Governo do Estado está dando atenção às OSCs, porque às vezes sabemos que existem recursos, mas não temos a capacidade técnica de utilizar adequadamente as plataformas disponíveis. O curso foi muito proveitoso e totalmente prático. Os organizadores estão de parabéns”, concluiu.
A opinião mais detalhada do participante da Ação Cultural no evento e editor do blog da cultura

Para começar uma frase que lembrei quando o curso estava terminando, “um pequeno passo para o governo, mas um grande salto para a sociedade”. Lembrando palavras icônicas do astronauta Neil Armstrong ao desembarcar na lua em 1969  “esse é um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade”.

Quanto a agradecimentos não posso deixar de fazer a Deus em primeiro lugar e a história de  lutas e pressões de quem esteve no campo da sociedade civil,  em conjunto com aliados do campo governamental, o que aumenta ou diminui dependendo das  escolhas feitas nas urnas.. 

Sobre essa questão, nem preciso trazer detalhes do quanto perdemos como organizações da sociedade civil,  com relação aos dois  governos que precederam Dilma e antecederam o atual presidente da república.

Falo isso,  porque no percurso dos exercícios nestes três dias de oficina ,  me lembrei da experiência terrível que tive há cerca de 11/12 anos na  administração de um convênio do programa Cultura Viva durante os anos de 2012 a 2017. 

Quanto aos passos seguintes temos certeza de que precisamos continuar tendo acesso a formação continuada e a disponibilização de recursos de forma também continuada, tanto por parte de iniciativas  do governo federal, como do governo estadual.

Em termos de pessoas lembro da luta que até parecia inglória liderada por Alex Federle do Centro Dom José Brandão de Castro, lá nos idos de 2014,  quando participei de uma reunião sobre o MROSC(*) estadual em seu nascedouro no auditório da LBA. Mas uma luta que consegue avançar quando se é comprometido, ético e preparado sob o ponto de vista técnico e politico.

E na formação destes três dias pude conhecer o instrutor Roberto Viana,  uma pessoa bastante preparada tecnicamente  e educada.

O que poderia  e precisa ter para melhorar além da continuidade, alimentação,  para ajudar a segurar o desconforto  de várias horas sentado em frente a uma tela de computador em meio ao aprendizado de uma plataforma cheia de caminhos e atalhos e  com um emaranhado de botões. 

Zezito de Oliveira

(*) -  “MARCO REGULATÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL”, materializado pelas regras da Lei 13.019, de 2014, que estabelece o regime das parcerias  entre o Poder Público e as Organizações da Sociedade Civil - OSC para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos.


Foto: Erick O'Hara



Nenhum comentário: