sexta-feira, 24 de maio de 2024

#bemviver Por que a CF 2024 e a Fratelli Tutti são necessárias? E a Finlândia como um país que se aproxima do ideal da CF2024 e da Fratelli Tutti

 CARTA ENCÍCLICA

FRATELLI TUTTI
DO SANTO PADRE
FRANCISCO
SOBRE A FRATERNIDADE
E A AMIZADE SOCIAL

A repórter Camila Morais respondeu ao Rio Grande do Norte para conhecer o início dessa iniciativa. Na reportagem, será mostrado o surgimento da campanha na região, que passa por transformações sociais. E também com a chegada das Irmãs Vigárias, que são as Missionárias de Jesus Crucificado, na cidade de Nísia Floresta, onde a cultura da solidariedade foi colocada em prática. O programa também vai se relacionar como a influência de Dom Eugênio Sales, que era bispo de Natal na época, e Dom Hélder Câmara, então secretário geral da CNBB, expandindo a experiência bem sucedida da campanha nacionalmente. A equipe de jornalismo da TV Aparecida ainda passa para Minas Gerais para destacar os projetos que são financiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade, que é fruto da coleta feita no Domingo de Ramos em todas as paróquias do Brasil. Depois, a reportagem leva os telespectadores para uma incursão de seis décadas pela história dos temas da Campanha da Fraternidade, a produção de hinos e a influência nos debates na sociedade, até mesmo com a criação de algumas leis. E por fim, a produção vai explicar a proposta da Campanha da Fraternidade de 2024, que teve início na quarta-feira de cinzas e tem como tema "Fraternidade e Amizade Social" e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23, 8).





Por que a Alemanha está tratando a solidão como uma ameaça existencial ao país l Podcast

Uma pesquisa feita na Alemanha mostra que jovens que se sentem sozinhos são mais propensos a acreditar em teorias da conspiração, atitudes autoritárias, aprovação da quebra de regras políticas e da violência. 



No quesito felicidade, a Finlândia é heptacampeã. Em 2024, recebeu pela sétima vez o título de país mais feliz do mundo, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade. Neste episódio, uma conversa com a brasileira Nadja Kari, que vive na Finlândia há 6 anos e conta os motivos por trás de toda essa satisfação. 




Nenhum comentário: