Mais uma sessão da retomada do Cine Realidade, realizada com êxito na igreja sede da Paróquia São Pedro Pescador no Bairro Industrial em Aracaju. Com esta terceira. encerramos a primeira temporada da sequência Papa Francisco no cinema.
A primeira sessão se deu com a exibição do programa Arquivo A da Tv Aparecida sobre os sessenta anos da Campanha da Fraternidade (CF) comemorados neste ano de 2024, e que trouxe também um conjunto de informações sobre a apresentação do tema da CF 2024 inspirada na Encíclica Fratelli Tutti sobre a Amizade Social.
Arquivo A: história dos 60 anos da Campanha da Fraternidade
Na segunda sessão, a exibição foi feita com o documentário Francisco, O Papa de todos, produzido no inicio do atual pontificado, abordando o pastoreio do Cardeal Berglogio como arcebispo de Buenos Aires e repercussão da escolha para Papa pelo colégio dos cardeais em 13 de março de 2013.
As próximas sessões até o final do ano, terão como tema a CF 2024 e a Encíclica Fratelli Tutti (todos irmãos) com documentários produzido em Sergipe, a exceção de um, Tribos Urbanas, produzido em São Paulo.Em razão de ser um documentário mais longo e da necessidade
de sair mais cedo por medida de segurança, o número de pessoas que chegaram até
o final ficou quase na metade do número
inicial de 40 pessoas, porém mesmo assim bem significativo.
Ao final, não deu para conversar muito, porém tivemos falas
muito boas que perceberam semelhanças do que foi mostrado no vídeo com o que
está acontecendo no Brasil. como as enchentes no Rio Grande do Sul e as grandes
queimadas.
A condução da conversa rápida ao final, foi realizada por mim com as seguintes perguntas:
1) O
que no documentário “A Carta” mais tocou
inicialmente ou provocou espanto, admiração, a cada um dos presentes?
Dentre as respostas para a primeira, destaco uma senhora que lembrou a semelhança com o que acontece no Brasil, com relação as enchentes mostradas na África e em outros lugares do planeta no filme, assim como os incêndios florestais. A questão da enchente em uma escola no Senegal também foi tocante para uma jovem, No decorrer do filme essa questão foi narrada de forma dramática com transmissão digital para o jovem líder da comunidade por meio de uma ligação particular, o qual inclusive se encontrava no Vaticano no momento do ocorrido, como integrante da comissão para uma audiência especial com o Papa Francisco, conforme é mostrado no filme.
2) Como “ A Carta” lhe provoca, lhe desafia, lhe mobiliza?
O destaque que trazemos como resposta, vem de uma outra
senhora que disse ser a ganância capitalista, conforme afirmação do Papa Francisco
no filme, a causa principal ou a raiz de tantos desastres ambientais e humanitários
que estão acontecendo em nosso planeta.
Da minha parte , concluo com uma observação bastante interessante. Dos quatro convidados para a audiência com com o Papa Francisco, todos bastantes envolvidos com a causa ambiental, o jovem Arouna do Senegal é muçulmano, o casal de cientistas Robin e Greg do Hawaii, são provavelmente agnósticos, Ridhima, a jovem indiana, se não for da tradição Hindu, pode ser influenciada por um país que tem o hinduísmo como religião predominante, e uma liderança indigena da Amazônia, Cacique Dadá.
https://theletterfilm.org/pt-br/as-pessoas/ (*)Para baixar o filme dublado em português pode-se utilizar este mesmo endereço. É só navegar.. Em caso de dificuldade entre em contato com o editor deste blog para receber a cópia do filme em pasta google drive. (zezitodeoliveira@gmail.com). Há também um manual pedagógico para utilização do filme e outros tipos de materiais. É só navegar...
No mais, por tudo que escrevemos acima, quantas vezes e por quais motivos Papa Francisco é um homem admirável?
1- ´por ser mistico
2 - por ser um humanista
3 - por ser um homem ecumênico e mais além, macro ecumênico
4- por ser um homem que sabe combinar oração com ação
5 - por ser um homem sábio
6 - por ser um homem afável
7 - por ser um homem corajoso
Pode completar. quem quiser....(Abaixo, as resposta que chegaram até agora)
8 - Carismático
9 - Por ser coerente em determinadas questões polêmicas.
10 - Pobre e Alegre e Feliz
Sensível e Empático
Sabe Escutar e Discernir
Verdadeiro Profeta que fala a Verdade
11 - Por ser fiel ao Evangelho. Segue passo a passo. E admirável sua fidelidade e a paz que o envolve
12 -
13 -
Pode completar. quem quiser....
Ao final um filme tão bom e necessário precisa ser exibido mais vezes e proposta realizada por Débora, coordenadora do Crisma, é que seja realizada outras sessões de exibição para as lideranças das pastorais e movimentos da Paróquia São Pedro Pescador, proposta que foi prontamente aceita, faltando apenas confirmar as datas com o jovem e entusiasmado pároco, Padre Anderson Gomes, um dileto filho espiritual de Francisco. Dos dois Franciscos... O de Assis e o de Roma.
Também apresentamos o clipe musical de um Ponto de Cultura com oficinas de audiovisual com adolescentes de uma escola em Nossa Senhora do Socorro, o qual resultou na produção abaixo. A canção é da autoria de um adolescente ligado ao Ponto de Cultura a época. O roteiro do filme e a gravação foi realizada pelos adolescentes do projeto com o acompanhamento técnico de André Aragão.
A proposta é, considerando as oportunidades que foram reabertas para a cultura de base comunitária, com a eleição e posse do presidente Lula no ano de 2022/2023, informamos aos adolescentes presentes a exibição do filme "A Carta", que estaremos buscando recursos para a realização de oficinas para a produção de conteúdo audiovisual com eles/elas e inspirados nas Encíclicas Fratelli Tutti (Todos Irmãos) e Laudato Si (Louvado Seja!). O que significa adolescentes e jovens mais protagonistas, para além da participação nos debates pós filmes exibidos no Cineclube Realidade.
ZdO
Nessa última sexta-feira, 30, foi realizada a 3ª sessão do CineClube Realidade na paróquia São Pedro Pescador, com o filme documentário "A Carta". Mais uma vez a comunidade paroquial -- em sua maioria jovens, que estão nas fileiras da confirmação de sua fé cristã católica -- foi prestigiada com uma produção digna não só de aplausos, mas também de uma frutuosa e coletiva reflexão sobre o tema abordado!
No que diz respeito à exibição da película, pode-se afirmar com certeza que a qualidade técnica não deixou nada a desejar; a fotografia, a música, o cenário, o diálogo... contribuíram para prender a atenção da maioria ali presente, especialmente pelo fato de se tratar de um documentário que aborda questões sérias e ainda urgentes de nossa atual realidade!
Um dos momentos provocantes do filme foi talhado já no início, quando o Papa Francisco, imbuído dessa importante e complexa missão revelada na Carta Ladauto Si, indaga, de forma retórica: "O que tem Ecologia a ver com evangelização?" A partir daí, todos foram envolvidos com momentos de muita emoção, sendo provocados intimamente a refletir, encontrar e compreender respostas para essa pergunta, em meio a cenas profundamente impactantes.
A exibição desse rico material audiovisual é, sem dúvida, uma oportunidade para ampliar as discussões e guiar novas ações em consonância com a Campanha da Fraternidade 2025, no sentido de não sermos meros espectadores, e despertar em cada um de nós esse chamado do papa à um compromisso mais pragmático e verdadeiro na defesa da nossa Casa comum, da Mãe Natureza e dos mais desvalidos da nossa sociedade.
Maxivel Ferreira
LEIA/ASSISTA TAMBÉM:
segunda-feira, 26 de agosto de 2024
Como foi o lançamento do filme "A CARTA" na sede da CNBB em Brasilia no dia 03 de novembro de 2022.
https://www.youtube.com/watch?v=H9eJ3B6k-CI
TUDO ESTÁ INTERLIGADO (perna IT, ES, DE)
Composição de Cireneu Kuhn, missão do Verbo Divino, e com arranjo e interpretação do autor. A foto montagem é da "REDES - Rede de Solidariedade", entidade coordenada pelas Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo.
Zé Vicente - Cântico das criaturas
Ziza Fernandes - Doce é sentir | CD Mio Tutto (Oficial)
1º de setembro: a celebração da decisão que Deus tomou de criar https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2024-08/1-setembro-celebracao-decisao-que-deus-tomou-de-criar.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário