sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Cultura Viva são celebrados com ações em todo o país. E como foi/é a participação da Ação Cultural Sergipe.

 Mais de 800 atividades cadastradas na Campanha Julho Cultura Viva pelo Brasil

Publicado em 15/07/2024 17h21 Atualizado em 15/07/2024 18h00

Foto: Amanda Tropicana

Os 20 anos da Política Nacional Cultura Viva (PNCV) são comemorados em todo o país com apresentações artísticas, oficinas, exposições, rodas de conversa, entre outras atividades que retratam a ampla diversidade cultural brasileira. A Campanha Julho Cultura Viva pelo Brasil mobiliza a realização de 816 ações em todos os estados e no Distrito Federal, de 1º a 31 de julho. O mês é marcado pelas datas de criação do então Programa Cultura Viva, em 6 de julho de 2004, e a sanção da Lei nº 13.018/2014, que o transformou em política de Estado.

“A Rede Cultura Viva segue potente, ativa e disposta a resgatar suas memórias, refletir sobre suas conquistas e desafios, pensar no futuro e a celebrar esse novo momento da Cultura Viva, que passa hoje um processo de reativação e o maior investimento da história, com a vinculação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)”, avaliou a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg. “ Um política que traz em seu DNA a gestão compartilhada com os entes federados e a participação social precisa também ter uma celebração ampla, unida, forte e com a cara da nossa diversidade cultural”, completou Márcia.

A campanha envolveu a participação de 481 Pontos de Cultura e outras 268 entidades. Os gestores estaduais e municipais de cultura, além de Universidades e do Poder Legislativo, também foram convidados a compor o calendário nacional de celebrações. Em relação às regiões do país, o Sudeste (378) e o Nordeste (234) apresentaram os maiores números de atividades inscritas, seguidos pelo, Sul (77), Norte (76) e Centro-Oeste (51).

“A Cultura Viva é a mais importante política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura. E nada mais justo do que celebrar seus 20 anos na base comunitária. Nós tivemos o grande Encontro Nacional Cultura Viva 20 Anos, de 3 a 6 de julho, em Salvador. Mas não temos a menor dúvida de que a grande festa é nos territórios. Parabéns aos Pontos e Pontões de Cultura por essa grande mobilização”, destacou João Pontes, diretor da Política Nacional de Cultura Viva.

“A campanha representa a retomada da ativação dos Pontos de Cultura, trazendo ações por todo o Brasil e que se integram nesse grande calendário de mobilização e celebração”, acrescentou Marcelo das Histórias, da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC). O colegiado foi parceiro do Ministério da Cultura (MinC) na realização desta campanha, que contou ainda com o apoio do Pontão de Cultura Digital e Mídia Livre da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas.

Campanha

Com o mote “Celebre os 20 anos da Cultura Viva com o que você faz”, a campanha foi lançada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, no dia 3 de junho, em Brasília, durante o 1º Seminário de Pontões de Cultura - Política de Base Comunitária Reconstruindo o Brasil. Na ocasião, também foram apresentados a nova identidade visual da Cultura Viva e os materiais de apoio para a sociedade civil engajar na mobilização nacional. O período de inscrição das atividades seguiu até o dia 6 de julho.

COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DA AÇÃO CULTURAL?





E A CELEBRAÇÃO CONTINUA....

MEMÓRIA PARA USO DIÁRIO

Este trabalho de revisitação do arquivo digital e analógico da Ação Cultural tem a participação de Alan de Oliveira e Zezito de Oliveira, este último encarregado da edição final.

A Ação Cultural também é pioneira na formação de um arquivo digital de suas ações, com textos, sons e imagens e este representa cerca de 85% do acervo de informações que estão sendo disponibilizada de forma sistematizada nesse momento.

A maioria ou quase totalidade,  se encontrava disponível neste blog e nas outras plataformas utilizadas pela Ação Cultural, porém sem a organização que estamos fazendo neste momento.

A organização das informações inicialmente está sendo realizada de forma cronológica e mais a frente será organizada por temas ou ações.

Por ora é um trabalho voluntário, e é uma iniciativa que merece ser realizada por outros coletivos e organizações sociais e/ou culturais de base comunitária.

Quem participou das ações elencadas e quem não participou vai se surpreender com muita coisa, tanto positiva, como negativa. Neste último caso destacamos a repetição do padrão negativo de uma ordem politica, econômica, social e cultural bastante injusta em nosso país, em especial para pretos, pobres e periféricos. Já no primeiro como forma positiva, alguns avanços e conquistas, apesar do jogo duro da luta de classes...

Até o final do ano o trabalho será finalizado, com ou sem fomento público. 


Nenhum comentário: