quarta-feira, 21 de agosto de 2024

POSICIONAMENTO DOS BISPOS DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE ARACAJU SOBRE AS ELEIÇÕES E DE OUTRAS IGREJAS PARTICULARES NO BRASIL.

 


A Arquidiocese de Aracaju não promoverá um debate com os candidatos a prefeito e o vereador tendo como base os critérios evangélicos e a doutrina social da igreja? Debate a ser transmitido pela rádio cultura.

Outra sugestão, um programa dinâmico com linguagem apropriada a juventude para formação em doutrina social da igreja. Pode ser um podcast, a ser transmitido via rádio cultura e internet.

Um programa semanal ou quinzenal, para tratar dos documentos desde o Vaticano II até as enciclicas e cartas pastorais do Papa Francisco.

Um melhor programa de formação no campo da dimensão sociotransformadora tanto para seminaristas e padres, como para o  laicato em geral, inclusive utilizando os meios de comunicação da igreja católica.  Pode evitar situações como essa abaixo.


A lembrar, a Rádio Cultura foi criada com esse propósito, tendo sido durante alguns anos o componente principal do movimento das escolas radiofônicas  que integravam o Movimento de Educação de Base (MEB), fruto de uma parceria da CNBB com o Governo Federal, a época capitaneado pelos presidentes Jânio Quadros e João Goulart. Um dos líderes dessa iniciativa foi o saudoso Dom José Vicente Távora, arcebispo de Aracaju a época. 

A participação de Dom Távora como presidente nacional do MEB lhe custou caro - difamação, perseguição, tortura psicológica e por fim a morte -   em razão de um infarto fulminante no ano de 1970.

Zezito de Oliveira
Sobre Dom Távora aqui no blog

Conclamando ao povo capixaba a superar divisões, promovendo cada vez mais a amizade social e o cuidado com a “Casa Comum”, o bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, lançou uma mensagem para as Eleições Municipais de 2024.



“Não vote em candidatos populistas, só em candidatos populares”, diz bispo auxiliar de BH
Dom Joaquim Mol debateu, na segunda-feira (1º), o papel dos cristãos na escolha dos representantes da cidade

ELEIÇÕES 2024
A Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil é membro e parceira do PROJETO ENCANTAR A POLÍTICA e como tal está lançando hoje um subsídio intitulado 13 Perguntas de um eleitor  e eleitora consciente.

Nenhum comentário: