segunda-feira, 26 de agosto de 2024

CINE REALIDADE REALIZA EXIBIÇÃO DO FILME “A CARTA” DO PAPA FRANCISCO. Em clima antecipado de Campanha da Fraternidade 2025 que será baseada na carta 'Laudato SI'

 


Nessa sexta, 30 de agosto de 2024,  estaremos retomando as atividades do Cine Realidade na igreja sede da Paróquia São Pedro Pescador no bairro industrial, iniciada em fevereiro deste ano.  O que faremos?  Exibição do filme do Papa Francisco inspirado na Encíclica 'Laudato Si'.  A qual apresenta a questão das mudanças e tragédias climáticas, o aquecimento global, a questão dos refugiados climáticos e etc.., assim como as saídas para evitar o que ainda é possível,  ou atenuar os efeitos  do que já não dá mais para evitar.

A sessão começa às 19 horas. Como não estamos tendo debatedores convidados para estas sessões, iremos criar uma pasta no google drive  onde consta o filme e um roteiro criado pela organização internacional que dá suporte pedagógico a exibição do filme, para podermos  basear  as perguntas motivadoras pós exibição e para facilitar a vida de quem deseja passar o filme agora e/ou no próximo ano por ocasião da campanha da fraternidade 2025. 

Quem quiser pode acessar também o hotsite do filme para ter acesso ao material citado e outros. Acesse aqui

Iremos levar o banner que já está pronto, assim como o  clipe com o Rap do Cine Realidade para fazer a abertura do evento, o que será uma constante,  doravante. 



'Laudato Si' é uma encíclica do Papa Francisco publicada em maio de 2015. Ela trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, bem como de questões mais amplas da relação entre Deus, os seres humanos e a Terra. O subtítulo da encíclica, “Sobre o Cuidado da Casa Comum”, reforça esses temas-chave.
Uma encíclica é uma carta pública do Papa que desenvolve a doutrina católica sobre um tópico, muitas vezes à luz de eventos atuais. A Laudato Si’ é dirigida a “toda pessoa que habita este planeta”. (LS 3) Por isso, é oferecida como parte de um diálogo contínuo dentro da Igreja Católica e entre católicos e o mundo.
A exibição do filme "A Carta" neste momento, adquire maior importância em razão do que a população do Rio Grande do Sul está vivendo, em meio a uma das maiores tragédias ambientais e humanitárias acontecidas em nosso país. além dos incêndios provocados por criminosos ligados a setores do agronegócio e que estão literalmente fazendo o Brasil pegar fogo, conforme o noticiário recorrente destes últimos dias..

"Sem cuidado com a criação e sem ternura ou fraternura estamos todos condenados a um fim mais próximo como espécie  do que o previsto pela sabedoria dos sábios antigos e atuais, nos atuais incluso os cientistas que não estão a serviço das máquinas de guerra, das máquinas da morte."
Zezito de Oliveira pós a longa caminhada matinal de um dia com chuva intermitente em Aracaju - 02 de Junho - Começo da Semana Mundial do Meio Ambiente.
Lembrando, ainda há tempo de trabalhar mais nas igrejas, escolas, universidades, meios de comunicação e etc.,  com o tema da Campanha da Fraternidade de 2024. a enciclica de Francisco que aborda a questão da fraternura (todos irmãos). Os filmes da seleção do Cine Realidade neste segundo semestre  será com base nisso mesmo. "Amizade Social em Nossas Cidades".
Assim com filmes que possam favorecer uma tomada de consciência sobre a nossa responsabilidade social  como pessoas, como organizações, como empresas, como poder público, com relação a questão ambiental.
Inclusive da nossa  responsabilidade como cidadãos na escolha de vereadores e prefeitos.


Leia a reportagem acima,  aqui



domingo, 18 de agosto de 2024

---------------------------------
"Eu ví a hora de me colocarem em uma fogueira hoje aqui no calçadão do centro de Aracaju  só porque falei alguns fatos que comprovam que o aquecimento global é verdadeiro
A sensação que fica é que as fake news sobre a questão vingaram
Infelizmente
É a loucura generalizada. 
 Mandaram eu ir para Cuba como se esse fosse um assunto de direita  e esquerda. 
Dois caras do nada explodiram pra cima de mim
Gritaram " E O PT?"
 "VÁ PARA CUBA". E ambos tem ensino superior.
porque eu falei que o oceano aqueceu
E dá para notar um misto de insanidade e ódio intenso no semblante dessas pessoas facilmente. 
As fake news realmente adoecem as pessoas profundamente
O bolsonarismo é macabro"
Depoimento de um colaborador da Ação Cultural na última semana de maio de 2024.

PRÓXIMAS SESSÕES E FILMES  DO CINE REALIDADE

Tema geral - "Amizade Social em Nossas Cidades". Com inspiração na Campanha da Fraternidade 2024, baseada na Enciclica Fratelli Tutti.

20 de setembro – Filmes - Chica Chaves e  Aurora: Memórias de uma rua. – Direção - Sérgio Borges

 18 de outubro  - Povo de Atalaia – Direção  Gabriela Caldas

 22 de novembroTribos Urbanas –  Produção Verbo Filmes e Flores do Jardim – Produção Coletiva/Projeto Inventar com a Diferença

Nenhum comentário: