sexta-feira, 23 de agosto de 2024

O ano era 2019 (20 anos de fundação da Ação Cultural - Cultura Viva 20 anos)

 01. Roda de Danças Circulares

A) Descrição resumida da atividade
As Danças Circulares são uma expressão artística que sempre esteve presente na história da humanidade - nascimento, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera, morte - e refletiam a necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas. Foi Bernhard Wosien (1908-1986), bailarino clássico, coreógrafo, pedagogo e pintor que, nas décadas de 50/60, percorreu o mundo recolhendo e resgatando as danças de diferentes povos. Em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e, a pedido de Peter Caddy, um dos seus fundadores, ensinou pela primeira vez uma coletânea de danças folclóricas para os residentes.  (Wikipédia)

B) Programação: Roda de Danças Circulares

C) Tempo, período, duração: 10 março de 2019.

D) Local: Em frente ao Lago da Orla de Atalaia.

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Ação Cultural.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/03/roda-de-danca-circular-em-marco-de-2019.html

02. "A escola como um túmulo de utopias" - Ecos do II Seminário Interdisciplinar de Cinema na UFS.


A) Descrição resumida da atividade: 

Para buscarmos alternativas, precisamos buscar alianças fora do muro da escola, com os próprios estudantes, reunidos em coletivos culturais e de outros tipos, e com outros atores sociais da comunidade, além da necessidade de buscarmos aliados no campo governamental, ongs, sindicatos e universidades.

B) Programação: NÃO ESPECIFICADO.

C) Tempo, período, duração: 14 a 16 de Maio

D) Local: UFS

E) Público atingido: 

F) Apoios, parcerias, patrocínio: 



https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/05/escola-como-um-tumulo-de-utopias-ecos.html

03. Economia Solidária em Sergipe.

A) Descrição resumida da atividade:

É primordial a atenção para a formação qualificada e permanente dos agentes da economia da solidária no campo da educação popular, concomitante a formação especifica no campo da economia solidária, no que concerne aos aspectos administrativos e legais.

B) Programação: 

8: 00 – Credenciamento.

8:30 – Ato Cultural.

8:45 – Formação rápida da Mesa. (Com os representantes do executivo e legislativo)

9:00 – Conjuntura Nacional da luta pela Ecosol: Sidney Porto – Articulador da Frente Nacional em Sergipe.

9:30 – Conjuntura Local da luta pela Ecosol: João  da ASA - Membro da Coordenação da Frente Estadual de Luta pela Ecosol e coordenador da ASA Sergipe.

10:00 – Abertura para participação da Plenária (Análises, criticas, propostas que serão anotadas e sistematizadas pela coordenação).

10:45 – Intervalo para o lanche e convivência.

11:00 – Ato Cultural.

11:30 – Apresentação da sistematização da Roda de Conversa da parte da manhã.

12:00 – Almoço

 13:30 – Ato cultural

14:00 – Resgate histórico com a professora, ex-secretária de inclusão do Estado e ex-deputada estadual Ana Lucia Menezes.

(onde comentará as primeiras discussões da política no estado ainda no governo Déda, passando por ela, enquanto secretaria de inclusão e formulação da política na secretária, até a apresentação da lei, já enquanto deputada, a sanção do governador Déda, os avanços e as dificuldades que se encontrou para a efetivação dessa política, tanto no governo Déda, quantos no governo dos seus sucessores). 

15:00 – Abertura para participação da Plenária (Análises, criticas, propostas que serão anotadas e sistematizadas pela coordenação).

15: 45 – Intervalo para o lanche.

16: 00 – Ato cultural.

16:30 – Apresentação da sistematização do debate com a deputada e os es encaminhamentos finais.

17: 00 – Encerramento.

C) Tempo, período, duração: 13 de julho de 2019.

D) Local: Escola Estadual Gov. Augusto Franco.

E) Público atingido: 

F) Apoios, parcerias, patrocínio: 

https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/07/os-nossos-quereres-saberes-e-fazeres-na.html

04. Os nossos quereres, saberes e fazeres na mesa de iguais contra a máquina de guerra cultural.

A) Descrição resumida da atividade: .

B) Programação: 

C) Tempo, período, duração: 30 de julho de 2019.

D) Local: Sede da Tânia Maria Produções Artisticas (TAMPA)

E) Público atingido

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Ação Cultural, Tampa

https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/07/os-nossos-quereres-saberes-e-fazeres-na.html

05. Danças Circulares.

A) Descrição resumida da atividade:

A ideia foi dançar ao som do barulho das ondas do mar e o que mais a imaginação e as condições permitirem. Porque, o capitalismo está avançando para deixar o mundo cada vez mais tóxico - pensamentos, palavras, alimentos, ar, água, terra, meios de comunicação. - E os guerreiros da luz ou do arco Iris precisam recompor forças e se fortalecerem para o bom combate.

B) Programação: 

C) Tempo, período, duração: 06 de outubro de 2019.

D) Local: Enfrente ao Real Praia Hotel.

E) Público atingido: 

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Ação Cultural.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/10/saude-mental-e-bem-viver.html

06. CINECLUBE REALIDADE

A) Descrição resumida da atividade:

O Cineclube Realidade foi implementado na Escola Júlia Teles em parceria com o Ponto de Cultura Juventude e Cidadania, o qual teve como objetivo proporcionar diálogo entre os jovens ligados às oficinas dos pontos de cultura e os de outras realidades semelhantes, moradores de outros territórios, por meio do suporte fílmico.

B) Programação: 

Filmes exibidos no ano de 2015:

Uma onda no ar, 2008 (Helvécio Ratton)

Na Quebrada, 2014 (Fernando Grostein Andrade)

Flores do Jardim, 2014, curta-metragem (produção coletiva)  

Entre a luz e a sombra, 2009 (Luciana Burlamaqui)  

Maré – nossa história de amor, 2008 (Lúcia Murat)  

Sessão especial somente com curtas - O Muro é o Meio, 2014 (Eudaldo Júnior); A eterna maldição do cacique Serigy, 2009 (Alessandro Santana, Bruno Monteiro e Mauro Luciano); Ponto de Cultura - RECAP, 2012 (produção coletiva); Incultura, 2015 (Juan Carlos Gutiérrez e Didier Molina).     

Sabotage – Nós 2013 (Guilherme Xavier Ribeiro)

Filmes exibidos no ano de 2016:

Sonhos Roubados, 2011 (Sandra Werneck)

Capitães de Areia, 2011 (Cecília Amado)  

Cidade dos Homens, 2002 – série apresentada pela Rede Globo de Televisão no período compreendido entre 2002 e 2005, episódios A Coroa do Imperador (Cesar Charlone) e O Cunhado do Cara (Kátia Lund e Paulo Lins).

Somos tão jovens, 2013 (Antônio Carlos da Fontoura)

Cidade Cinza, 2013 (Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo)

Escritores da Liberdade, 2007 (Richard LaGravenese) 

Alma da Gente, 2013 (Helena Solberg e David Meye)  

Vocacional – uma aventura humana, 2011 (Toni Venturi) 

Ônibus 174, 2002 (José Padilha) 

Jardim documentário, 2016 (Fernanda Almeida)

Filmes exibidos no ano de 2016:

Quando sinto que já sei, 2014 (Anderson Lima, Antônio Lovato e Raul Perez)  

Boca Loca, O sanfoneiro do Jardim, 2017 (produção coletiva)  

Nunca me sonharam, 2017 (Cacau Rhoden)   

Ocupação Portela! E se todas as escolas fossem ponto de cultura?,  2017, em primeira exibição pública (produção coletiva)

Videoclipe Voa Passarinho, Mc. César Levine’s, 2017

C) Tempo, período, duração: 2015, 2016.

D) Local: Escola Júlia Teles.

E) Público atingido: 

* Na sessão de estreia, em agosto de 2015, compareceram 10 pessoas.

* Na sessão de 2016, compareceram 50 pessoas.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Ação Cultural, Escola Júlia Teles.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/11/o-cineclube-realidade-como-janela-para.html

07. I seminário de formação em memória e cultura

A) Descrição resumida da atividade:

Por causa de publicações sobre a direita, extrema-direita ou fascismos no Brasil e América Latina foi organizado o “I seminário de formação em memória e cultura: dos Marxismos ao Neo Pentecostalismo”.

B) Programação: 

C) Tempo, período, duração: 26 de novembro e 03, 10, 17 de dezembro de 2019.

D) Local: Sede da CUT Aracaju.

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: ADUFS, ABJD, AJD, CEBI, Ação Cultural, Centro de Estudos Árabes e Islâmicos da UFS, Trapiche Cultural.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/11/educacao-popular-dos-marxismos-ao-neo.html

https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/12/educacao-popular-marxismos-e.html


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