quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Asas de Picadeiro: herança artistico-cultural da Prelazia de São Félix do Araguaia & Outras heranças de Pedro Casaldáliga, bispo-poeta-profeta decolonial..

 

📌 2ª dia da 2ª Semana Pedro Casaldáliga da TV Causas da Vida 

📑 Anote na agenda:

📌 Terça, 06 de agosto

⏰ 19h (Brasília) 

🎙️ Convidado: 

Sapeca Sevla, ator circense, produtor cultural, especialista em artes cênicas.

🔔 Acesse o link e ative o sininho de notificações:

 https://www.youtube.com/watch?v=6ZxysgykHTw


Trupe circense fará apresentações abertas em São Paulo e em apoio à Pastoral coordenada pelo padre Júlio

https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/trupe-circense-fara-apresentacoes-abertas-em-sao-paulo-e-em-apoio-a-pastoral-coordenada-pelo-padre-julio/


OUTRAS REFERÊNCIAS CULTURAIS DE AUTORIA DO BISPO-POETA-PROFETA DOM PEDRO CASALDÁLIGA, DE CO-AUTORIA OU SOBRE ELE E/OU SOBRE O TRABALHO QUE ELE REALIZOU.

Obra sobre a vida do bispo Casaldáliga será lançada em novembro


07 de Novembro de 2016 às 10:10
O livro "Fica, Pedro!" conta a história do bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, expulso da região pelo Vaticano após sua aposentadoria (*)

https://www.secel.mt.gov.br/-/5227944-obra-sobre-a-vida-do-bispo-casaldaliga-sera-lancada-em-novembro

(*) Esse gesto não se consumou graças a resistênciae a chegada de Francisco ao Vaticano em 2012.

Menina do Araguaia registra a história e a celebração dos 25 anos de caminhada da Prelazia de São Félix do Araguaia no Mato Grosso. O vídeo mistura ficção e documentário criando uma narrativa dinâmica e rica em simbolismos.


RUAH (Pedro Casaldáliga e Cireneu Kuhn)

Mutirão de Vozes - VIVA A ESPERANÇA - Pedro Casaldáliga e Cireneu Kum


MISSA DOS QUILOMBOS
Este disco foi relançado em CD, em 1997, pela PolyGram. Descrição: Disco gravado ao vivo na Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, Caraça, MG, em março de 1982. As faixas 1 e 15 foram gravadas ao vivo em Santiago e Compostela (Espanha), em julho de 1992. Idealização, direção, arranjos e regência: Milton Nascimento. Produção e Realização: Marco Mazzola. Capa e Fotografia: Marcinho Ferreira. Coordenação de Capa: JC Mello. Projeto de adaptação do LP original para o CD: Idealização: Milton Nascimento e Márcio Ferreira. Supervisão Geral do Projeto: Milton Nascimento. Realização: Quilombo Criação e Produção S/C Ltda.


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Play list - Consciência Negra com a Missa dos Quilombos



sábado, 8 de agosto de 2020

Pedro Casaldáliga. Um bispo católico contra todas as cercas.


"A 22 de abril de 1979, na Catedral Metropolitana de São Paulo, 7 mil pessoas assistiram um memorável evento: missa de memória, remorso, denúncia e compromisso. As imagens da missa se mesclam cenas filmadas nas aldeias guaranis do Paraguai. Na mística guarani, a Terra sem males é a Terra Nova, o Novo Céu que o Pai Deus judou dar a seus filhos. A utopia possível, construída pela luta de todos os oprimidos." (FNPM/PCN)

Cantata Solidaria. Missa da terra sem males. Autores : Dom Pedro Casaldáliga Pedro Tierra Musica: Martin Coplas


Filme sobre a obra do brilhante bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia-MT Pedro Casaldáliga, que em 1968 deixou a Catalunha para desenvolver um verdadeiro trabalho de amor cristão no interior do Brasil. Interessante ênfase no interrogatório do bispo catalão-brasileiro, ocorrido no Vaticano em 1988, quando Joseph Ratzinger (que viria a se tornar o Papa Bento XVI) era o primeiro superior da Congregação para a Doutrina da Fé (antiga Santa Inquisição ou mais propriamente Suprema e Sagrada Congregação da Inquisição Universal). Pedro Casaldáliga faleceu em 08/08/2020, aos 92 anos. Produzido pela TVE da Espanha e pela TV Brasil. Trailer oficial do filme realizado em 2102

Link para filme original, na íntegra (em português, em três episódios): 1ª Parte "Do Vaticano à Amazônia
2ª Parte: "Por uma Igreja na Amazônia" 
3ª Parte "Ameaça de Morte" 



Ditadura investigou até poemas escritos por Dom Pedro Casaldáliga

Documentos mostram como o bispo teve versos utilizados como prova em processo movido em 1973 pelos militares


CD PEDRO, POVO E POESIA.





Nenhum comentário: