quinta-feira, 8 de agosto de 2024

O ano era 2014 (Ação Cultural 20 anos - Cultura Viva 20 anos)

 01. Pontos de Cultura de Sergipe participam da capacitação

A) Descrição resumida da atividade:

A Secult promoveu uma oficina de capacitação para os gestores dos Pontos de Cultura espalhados por Sergipe. Representantes do Minc participaram da palestra para orientarem acerca da prestação de contas. Durante a palestra, coordenadores dos Pontos de Cultura também tiveram oportunidade de expor seus pontos de vista e contribuir com sugestões, como foi o caso de Zezito de Oliveira.

B) Programação: 

* Oficina de capacitação em prestação de contas para os gestores dos quase 30 Pontos de Cultura espalhados por Sergipe.

C) Tempo, período, duração: setembro.

D) Local: NÃO ESPECIFICADO.

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Ministério da Cultua (Minc).

https://acaoculturalse.blogspot.com/2014/12/pontos-de-cultura-de-sergipe-participam.html

02. Alunos do Júlia Teles participam do Sarau Multicultural

A) Descrição resumida da atividade:

Apresentação de dança de 20 alunos da Escola Estadual Júlia Teles. O Sarau Multicultural foi resultado das oficinas promovidas pelo Ponto de Cultura, Juventude e Cidadania. O objetivo do trabalho desenvolvido nas oficinas foi ampliar e qualificar a participação de adolescentes/estudantes de escolas públicas, em atividades ligadas à dança e ao audiovisual.

B) Programação:

* Apresentação de dança.

C) Tempo, período, duração: 09 de novembro.

D) Local: Teatro Lourival Batista.

E) Público atingido: mais de 50 pessoas.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Secretaria de Estado da Cultura.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2014/11/alunos-do-julia-teles-participam-do.html

https://acaoculturalse.blogspot.com/2014/11/ponto-de-cultura-juventude-e-cidadania.html

03. Audiência pública sobre o Sistema de Cultura de Sergipe marca gol de placa

A) Descrição resumida da atividade:

Agentes culturais, gestores públicos, estudantes e artistas de todas as vertentes prestigiaram a audiência pública “Debater o Processo do Plano Estadual de Cultura e a Implementação do Sistema Estadual de Cultua no Estado de Sergipe”. Zezito de Oliveira, professor, especialista em Arte-educação e produtor cultural, apontou o que, sob o olhar dos atores culturais, ainda é um desafio para a cultura no Estado.

B) Programação: 

 Palestras e debate.

C) Tempo, período, duração: novembro.

D) Local: NÃO ESPECIFICADO.

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2014/11/audiencia-publica-debate-sistema-de.html

04. Sarau Cultural em Siriri

A) Descrição resumida da atividade:

Um grupo formado por pessoas ligadas as CEBs, CEBI, Ação Cultural e convidados participaram de um Sarau Cultural promovido pela igreja católica do município de Siriri. O objetivo foi promover a cultura para entrarmos em conexão com as nossas raízes culturais, como a Capoeira Kiriris e o Batalhão de Ouro, do Pov. Siririzinho.

B) Programação: 

* Sarau Cultural.

C) Tempo, período, duração: 16 de agosto de 2014.

D) Local: Siriri.

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: CEBs, CEBI, Ação Cultural.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2014/08/arte-e-cultura-com-jesus-na-contramao.html

05. PONTOS DE CULTURA SERGIPANOS REALIZAM PRIMEIRA REUNIÃO PÓS TEIA NACIONAL DA DIVERSIDADE

A) Descrição resumida da atividade:

A primeira reunião após a realização da Teia da Diversidade em Natal, realizada em solo sergipano contou com a presença de representantes de 5 Pontos de Cultura. O objetivo da reunião foram as principais deliberações sobre a necessidade de ampliar e consolidar o diálogo reiniciado com a Secult.

B) Programação: NÃO ESPECIFICADO.

C) Tempo, período, duração: 14 de junho de 2014.

D) Local: sede administrativa da Ação Cultural e espaço da oficina de audiovisual do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania.

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: NÃO ESPECIFICADO.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2014/06/pontos-de-cultura-sergipanos-realizam.html

06. Sergipe se prepara para participar da TEIA dos Pontos de Cultura em Natal


A) Descrição resumida da atividade:

A cidade de Natal (RN) recebeu expressões artísticas de todo o país num evento que reuniu representantes e integrantes de Pontos de Cultura das cinco regiões do país. O objetivo desse encontro nacional foi debater sobre a ruptura de hierarquias culturais e a construção de novas legitimidades no processo de transformação de um Brasil a se revelar.

B) Programação: 

* Reunião e debate cultural.

C) Tempo, período, duração: 19 e 25 de maio de 2014.

D) Local: Natal (RN).

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: NÃO ESPECIFICADO.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2014/05/sergipe-se-prepara-para-participar-da.html

07. Sergipe realiza o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura

A) Descrição resumida da atividade:

O evento teve como objetivo principal realizar a escolha dos delegados que representaram Sergipe na Teia Nacional, realizada de 19 a 24 de maio, em Natal (RN), além da escolha dos novos integrantes que formarão a nova Comissão Estadual dos Pontos de Cultura.

B) Programação: 

* Mesa redonda.

C) Tempo, período, duração: 29 de Fevereiro de 2014.

D) Local: auditório da biblioteca pública Epifâneo Dória.

E) Público atingido: mais de 20 pessoas.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: biblioteca pública Epifâneo Dória.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2014/04/como-e-bom-produzir-arte-e-cultura-em.html

https://acaoculturalse.blogspot.com/2014/02/subsidios-para-organizacao-da-teia.html

08. Visita ao Centro Cultural da Juventude - São Paulo

A) Descrição resumida da atividade:

No dia 08 de janeiro de 2014, participei de uma visita coletiva ao Centro Cultural da Juventude (CCJ), como parte da programação alternativa do Curso de Verão 2014, cujo tema foi "Juventudes em foco, por politicas públicas inclusivas em educação, trabalho e cultura."

B) Programação: NÃO ESPECIFICADO.

C) Tempo, período, duração: 08 de janeiro de 2014.

D) Local: Centro Cultural da Juventude - São Paulo.

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: NÃO HOUVE.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Visita ao Centro Cultural da Juventude - São Paulo

No dia 08 de janeiro de 2014 participei de uma visita coletiva  ao  Centro Cultural da Juventude (CCJ), como parte da programação alternativa do Curso de Verão 2014,  cujo tema foi  "Juventudes em foco, por politicas públicas inclusivas em educação, trabalho e cultura."

Na visita guiada que realizamos, fomos orientados por jovens monitores que além de trabalharem como mediadores culturais, realizam formação no campo da gestão cultural, ofertadas por um programa da secretaria municipal de cultura, o qual o CCJ é vinculado. 

A maioria do público  que frequenta este espaço é formado por adolescentes e jovens, antes havia uma exclusividade das ações voltadas para essa faixa de etária, porém na atual gestão houve uma ampliação, "um espaço grande e repleto de atividades destinado às juventudes de todas as caras, de todas as cores, de todas as idades", conforme o boletim escrito distribuído na recepção.

Esta ampliação do público para outras faixas etárias,  pude constatar in-loco em razão da  quantidade de pessoas adultas e idosas na oficina de forró, cerca de 70%, visto a olho nu,  acontecendo na tarde da visita em local aberto.

O espaço oferece : biblioteca, anfiteatro, teatro de arena, sala de projetos, internet livre em banda larga, laboratório de idiomas, laboratório de pesquisas, estúdio para gravações musicais, ilhas de edição de vídeo e de áudio, ateliê de artes plásticas, sala de oficinas e galeria para exposições, além de uma ampla área de convivência. Todas as atividades são gratuitas e podem ser utilizadas por toda a população.

Uma preocupação destacada pelo monitor de apelido "Fino",  que me acompanhou em  um dos  sub-grupos formados para a visita, é exatamente a questão da ampliação da  presença do público, o que,  a despeito de uma série de atrativos que o espaço oferece, ainda é pouco, considerando a quantidade de moradores residentes na região do bairro Vila Nova Cachoeirinha e entorno.

Há também interesse em atrair mais moradores de outros bairros, tendo em vista o fato do CCJ ser um centro especializado cujos objetivos e abrangência não se restringe somente aos moradores do entorno.

Mesmo porque,  dispõe de espaços que são únicos em termos de estado de São Paulo, como é o caso do estúdio para a gravação gratuita de arquivos digitais de áudio e vídeo, com equipamentos profissionais e o acompanhamento de técnicos qualificados, sendo este um dos serviços que mais atrai artistas e grupos culturais de regiões  mais distantes.

Segundo o monitor Fino,  há uma equipe  do CCJ que está  visitando grupos culturais e organizações comunitárias  e escolas para apresentar a proposta de trabalho da nova gestão  ancorada nos seguintes principios: “a. O acesso a uma programação elaborada e contratada por seus gestores; b. A oferta de seus espaços e recursos para a produção artística e cultural dos jovens; c. A reflexão sobre a pertinência e a qualidade das iniciativas – públicas ou privadas – voltadas para o público jovem. Por meio de seus programas e projetos culturais gratuitos, os jovens se reconhecem como sujeitos de direitos, ampliam seus repertórios e, assim, podem realizar escolhas com maior autonomia.”.

Em resposta ao que disse o monitor, lhes falei que,  em razão da grande quantidade de alternativas da programação cultural, qualidade da estrutura física, equipamentos e profissionais, percebi que a questão principal é a comunicação e a criação de estruturas formais e informais de participação e neste sentido a nova direção do CCJ está no caminho certo em realizar visitas aos agentes e grupos culturais e/ou comunitários, criar fóruns comunitários de participação ativa, por utilizar recursos para colher a opinião de frequentadores do espaço, como o livro de sugestões, no qual deixei registrado uma contribuição, além de um bom uso das ferramentas on-line. 

Fiquei “estupefato”  com a pouca utilização do espaço do CCJ, pelas escolas do entorno, ainda mais por este diálogo entre o grupo e o monitor acontecer em uma HQteca, parte de uma biblioteca que possui um acervo para consulta local e empréstimo com mais de 15 mil exemplares entre livros, álbuns de HQ’s, mangás, periódicos e material audiovisual.

Vale lembrar que este problema da dificuldade da escola em acessar espaços e oportunidades culturais, também nos foi colocado por ocasião de uma visita que realizei  ao  CEU localizado em Itaim Paulista, no ano de 2009, e neste caso, mais grave ainda  porque tratava-se da própria escola situada dentro da área física do próprio CEU. 

Conversando com  outros dois participantes do curso de verão residentes em São Paulo, nos foi lembrado que o problema de relacionamento das escolas com os equipamentos culturais, esbarram em questões de picuinhas partidárias, gestão municipal PT X gestão estadual PSDB e  os  pacotes instrucionais fornecidos pelas secretarias de educação, contribuindo para engessar e limitar a autonomia e a criatividade do professor.

Zezito de Oliveira - Educador e Produtor Cultural

Saiba mais sobre o CCJ. AQUI

https://acaoculturalse.blogspot.com/2014/01/visita-ao-centro-cultural-da-juventude.html

09. Caravana Luiz Gonzaga Vai à Escola esteve presente na Feira de Sergipe 

A) Descrição resumida da atividade:

A Caravana Luiz Gonzaga esteve presenta na Feira de Sergipe com apresentação de banners e distribuição do boletim da Ação Cultural em um espaço destinado pelo Sebrae de Sergipe.

B) Programação: NÃO ESPECIFICADO.

C) Tempo, período, duração: 21 de Janeiro de 2014.

D) Local: NÃO ESPECIFICADO.

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Funcaju, Secult, Sebrae, Banco do Nordeste.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2014/01/caravana-luiz-gonzaga-vai-escola.html


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