informações voltadas ao fortalecimento das ações culturais de base comunitária, contracultura, educação pública, educação popular, comunicação alternativa, teologia da libertação, memória histórica e economia solidária, assim como noticias e estudos referentes a análise de politica e gestão cultural, conjuntura, indústria cultural, direitos humanos, ecologia integral e etc., visando ao aumento de atividades que produzam geração de riqueza simbólica, afetiva e material = felicidade"
sábado, 31 de agosto de 2024
Boas noticias estão chegando da Paraíba com Lula. Mas as lembranças de Frei Betto e Paulo Freire precisam ser reforçadas
Notícias Do Brasil (Os Pássaros Trazem)
Milton Nascimento
Uma notícia está chegando lá do Maranhão.
Não deu no rádio, no jornal ou na televisão.
Veio no vento que soprava lá no litoral
de Fortaleza, de Recife e de Natal.
A boa nova foi ouvida em Belém, Manaus,
João Pessoa, Teresina e Aracaju
e lá do norte foi descendo pro Brasil Central
Chegou em Minas, já bateu bem lá no sul!
Aqui vive um povo que merece mais respeito!
Sabe, belo é o povo como é belo todo amor.
Aqui vive um povo que é mar e que é rio,
E seu destino é um dia se juntar.
O canto mais belo será sempre mais sincero.
Sabe, tudo quanto é belo será sempre de espantar.
Aqui vive um povo que cultiva a qualidade,
ser mais sábio que quem o quer governar!
A novidade é que o Brasil não é só litoral!
É muito mais, é muito mais que qualquer zona sul.
Tem gente boa espalhada por esse Brasil,
que vai fazer desse lugar um bom país!
Uma notícia está chegando lá do interior.
Não deu no rádio, no jornal ou na televisão.
Ficar de frente para o mar, de costas pro Brasil,
não vai fazer desse lugar um bom país!
Lula manda recado aos que o prenderam e declara que Deus esteve sempre ao seu lado
Presidente Lula destaca superação de adversidades em discurso na Paraíba
247 - Durante a cerimônia de inauguração da unidade da AeC, operadora de contact center, em João Pessoa (PB), nesta sexta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva compartilhou, com emoção, os desafios enfrentados durante sua prisão política, resultado das acusações da Operação Lava Jato, orquestrada em colaboração com o Departamento de Justiça dos EUA. Lula relembrou os 580 dias que passou na prisão e como resistiu a um acordo que lhe oferecia liberdade em troca de uma tornozeleira eletrônica. "Fiquei 580 dias na cadeia, mas resolveram que eu iria para casa um dia com tornozeleira. Falei então que não troco minha dignidade pela minha liberdade. Minha canela não é canela de pombo. Minha casa não é prisão. Não tem acordo, vou provar minha inocência", declarou, demonstrando a firmeza com que defendeu sua honra.
O presidente, que foi absolvido das acusações, destacou como sua trajetória de vida, marcada por adversidades, o inspirou a superar as dificuldades e alcançar novamente a Presidência da República. "Aqueles que fizeram isso, se esqueceram, graças a Deus, que Deus escreve certo por linhas tortas", afirmou Lula, sublinhando a importância da fé e da resiliência em sua jornada. Ele compartilhou momentos difíceis de sua infância, como a época em que mascar chiclete mastigado por outros, misturado com açúcar, era a única opção para satisfazer sua vontade, mas jamais se deixou vencer pela tentação de roubar. "Poderia roubar um chiclete, mas isso iria causar vergonha na minha mãe", revelou, enfatizando os valores que sempre o guiaram.
Lula, que se vê como um exemplo de superação, incentivou a plateia a enfrentar as adversidades com a mesma determinação. "Se um cara que passou por isso chegou onde cheguei, fico imaginando o que vocês podem alcançar na vida. Eu sou o exemplo de vencer a adversidade", disse o presidente, comparando a vida a uma olimpíada. "A vida é como uma olimpíada. Ninguém ganha medalha de ouro sendo vagabundo, indo pra balada, tem que trabalhar 7 dias por semana", concluiu, ressaltando que o trabalho árduo e a persistência são essenciais para conquistar grandes vitórias.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
O vídeo abaixo é longo mas vale pena, inclusive para análise sociológica.
Mas as lições da práxis de Frei Betto e Paulo Freire precisam ser lembradas.
FREI BETTO LEMBRA DUAS CIDADES PETISTAS HÁ VÁRIOS ANOS MAS QUE VOTARAM EM BOLSONARO | Cortes 247
Nota do editor deste blog
Um trabalho de educação politica que ainda resiste em alguns lugares. Em especial realizado por segmentos da igreja católica ligados a teologia da libertação, mas que sofreram um forte revés com a estratégia do Vaticano em retornar ao modelo de formação tradicional nos seminários e com a nomeação de bispos conservadores, alguns dos quais até reacionários, e que pensam como os padres e bispos que viviam no período do Brasil colonial e imperial, às custas da escravidão de negros com promessas de libertação no céu.
Também podemos encontrar um ou outro movimento social ou ONG ou OSC que não sucumbiram ao avanço do neoliberalismo como é o caso do MST.
Mas a esquerda, partidária, sindical ou estudantil, deixou de fazer ou faz pouco, e na maioria das vezes quando faz, realiza em um formato de educação bancária , tão combatida por Paulo Freire.
Falei isso em um debate com Frei Betto no Fórum Social 2018 , em Salvador e ele endossou e deu alguns exemplos reforçando. E depois completei, a esquerda , inclusive a sindical, infelizmente não se deu conta que fazer educação popular no século XXI é investir na juventude através de saraus, slam, oficinas culturais nas comunidades, inclusive na área da tecnologia digital, entre outras possibilidades.
ZdO
Observações:
A Teologia da Libertaçãoé um movimento cristão que surgiu na Igreja Católica na década de 1960. Ela se caracteriza por:
Envolver análises socioeconômicas
Enfatizar a libertação dos oprimidos
Considerar o pobre como sujeito de sua própria libertação
Entender que o sofrimento dos pobres é resultado da opressão e injustiças sistemáticas
Buscar auxiliar a população pobre e oprimida na luta por direitos
A primeira formulação da Teologia da Libertação foi feita pelo teólogo peruano Gustavo Gutierrez, em julho de 1968. Outros teóricos importantes foram Juan Luis Segundo, Hugo Assmann, Jon Sobrino, Leonardo Boff, Carlos Meister e Frei Betto.
Apesar de ter um mesmo método e alguns temas comuns, não existe uma Teologia da Libertação uniforme.
Slam é um encontro literário que envolve poesia oral, performances e competição. É um gênero literário de resistência que se caracteriza pela declamação de versos em espaços públicos.
Um saraué um evento cultural e social em que as pessoas se reúnem para apreciar e compartilhar expressões artísticas, como música, dança, poesia, teatro, leitura de livros, pintura e comidas típicas.
Os saraus têm um clima descontraído e acolhedor, onde a criatividade é celebrada e as pessoas podem se expressar livremente.
A palavra sarau deriva do latim seranus ou serum, que significa "entardecer" ou "pôr do sol". Por isso, é comum realizar saraus no final da tarde ou à noite, mas também podem ser realizados durante o dia.
Os saraus eram muito comuns no século XIX, principalmente entre grupos de aristocratas e burgueses. Atualmente, escolas, universidades, associações artísticas e culturais têm reavivado o costume de realizar saraus para promover o desenvolvimento cultural da população.
Fontes acima, IA do Google
Em ciência política, reacionáriopode ser definido como uma pessoa ou entidade com opiniões políticas que favorecem o retorno a um estado político anterior da sociedade. Como adjetivo, a palavra reacionário descreve pontos de vista e políticas destinadas a restaurar um status quo do passado.[1] Um reacionário é literalmente alguém que reage contra algum desenvolvimento ou mudança, ou se opõe a propostas de mudança na sociedade, o termo é normalmente usado em associação ou mesmo no lugar de conservador, embora isso seja bastante relativo.[2]
Fonte acima, Wikipédia
Sobre Educação Popular e Paulo Freire recomendo estes tópicos resumidos. mas com
densidade teórica, produzidos por Rudá Ricci. AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário